terça-feira, 11 de agosto de 2015

Alpha Notícias: Volkswagen do Brasil publica novo “Anuário de Responsabilidade Corporativa”

 
Publicação relata as ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa realizadas pela empresa em 2014
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen do Brasil acaba de lançar seu novo “Anuário de Responsabilidade Corporativa - 2014”, divulgando ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa realizadas pela empresa no ano passado, além de projetos que contribuem fortemente com o desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Volkswagen do Brasil publica o documento, que está alinhado a um dos objetivos do Mapa Estratégico da empresa: “Fortalecer Sustentabilidade como Princípio de Gestão”. “A sustentabilidade faz parte do nosso DNA.

Trabalhamos para envolver todos os colaboradores com esse tema. Para preparar essa edição do nosso anuário fomos além, e convidamos para um diálogo de engajamentos os representantes dos nossos principais stakeholders (clientes, fornecedores, empregados, comunidades de entorno, ONGs, executivos da empresa no Brasil, matriz na Alemanha, outras empresas do setor automotivo, sindicato, governo, instituições financeiras, entidades de classe) com o objetivo de mapear os principais temas ligados à sustentabilidade que a Volkswagen deveria abordar nesse anuário" informou o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Nessa consulta, realizada no final de 2014 e início de 2015, foram realizadas mais de 400 entrevistas e rodas de diálogos, em que foram definidos os temas mais relevantes a serem reportados na publicação, sendo alguns deles: Produto ecoeficiente; Produção eficiente: uso de recursos e materiais; Cadeia de fornecimento sustentável; Emprego, entre outros.

Dessa consulta, resulta a nova matriz de materialidade, que direciona os temas e indicadores apresentados na publicação. “Para a Volkswagen, sustentabilidade significa realizar suas atividades de negócio de uma maneira responsável e de longo prazo. Por meio da publicação do Anuário de Responsabilidade Corporativa podemos compartilhar com todos os nossos públicos de relacionamento os nossos esforços nesse sentido”, informa a gerente-executiva responsável por Sustentabilidade na empresa, Carmen Backsmann.

Uma das grandes novidades da publicação desse ano são as cartas escritas por membros do comitê executivo da Volkswagen do Brasil, a respeito de tópicos estratégicos para a empresa, relacionados aos temas de Estratégia, Gestão, Pessoas e Meio Ambiente. O Anuário segue as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), organização internacional que desenvolveu o modelo para relatório de sustentabilidade utilizado por grandes empresas no mundo; inclusive pelo Grupo Volkswagen, desde 2005.

O documento passou por asseguração externa da consultoria PricewaterhouseCoopers (PWC) e sua versão completa também passou pelo serviço de Aplicação de Nível da GRI, que confirmou que o documento foi elaborado de acordo com as Diretrizes GRI G3.1, em seu nível de aplicação A+. 

Anuário de Responsabilidade Corporativa – Volkswagen do Brasil 2014
 
Com aproximadamente 100 páginas, o “Anuário de Responsabilidade Corporativa – Volkswagen do Brasil 2014” tem como principal objetivo divulgar as ações de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, mensurando o desempenho da empresa nesses aspectos e prestando conta aos seus principais públicos de interesse sobre os temas considerados relevantes. Além de contribuir com a imagem da marca, o Anuário presta serviço de informação para os mais diversos públicos, uma vez que serve como fonte de pesquisa.

Além de ser uma importante ferramenta de diálogo com os seus principais públicos de relacionamento. O material também apresenta compromissos assumidos e iniciativas implementadas para melhorar cada vez mais a performance da Volkswagen do Brasil em direção à meta do Grupo Volkswagen definida para 2018: ter a produção mais rentável, fascinante e sustentável de veículos do mundo.

A operação brasileira está engajada no programa “Think Blue. Factory.”, que é aplicado ao processo produtivo da empresa e que tem como metas a redução de 25% no consumo de energia elétrica e térmica, água, geração de resíduos, CO² e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen.

Além disso, a publicação detalha os esforços corporativos voltados ao pilar social, por meio de iniciativas voltadas aos empregados e dos diversos projetos sociais voltados às comunidades de entorno das fábricas e à sociedade mais ampla. O programa é parte da iniciativa global “Think Blue.”, que incorpora o objetivo de criar soluções e veículos ecologicamente corretos. Com o conceito “Think Blue.”, a Volkswagen também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade.

O conceito “Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros cada vez mais eficientes. A produção do Anuário é realizada internamente por um grupo de trabalho com representantes de diversas áreas da Volkswagen do Brasil, que colaborou com o levantamento detalhado de informações.

O trabalho foi coordenado pela nova área de Sustentabilidade da empresa, envolvendo os departamentos de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, Assuntos Governamentais, Assuntos Jurídicos, Auditoria Interna, Desenvolvimento do Produto, Finanças e Estratégia Corporativa, Fundação Volkswagen, Governança, Risco & Compliance, Operações, Planejamento do Produto, Qualidade Assegurada, Recursos Humanos, Suprimentos e Vendas & Marketing. 

Para conhecer o “Anuário de Responsabilidade Corporativa - Volkswagen do Brasil 2014”, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!