terça-feira, 11 de agosto de 2015

Alpha Notícias: Volkswagen patrocina a “43ª WorldSkills Competition”

 
Marca disponibiliza nove Tiguan, um Golf e 22 carrocerias do up! para as provas do evento
 
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen é patrocinadora da 43ª WorldSkills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece pela primeira vez no Brasil até o dia 16 de agosto. O evento irá reunir mais de 1,2 mil competidores, de cerca de 60 países, que vão participar de provas de conhecimento e habilidade relacionadas a 50 profissões técnicas da indústria e setor de serviços, como Robótica, Desenho Mecânico, Soldagem, Construção de Moldes, Eletricidade Industrial, Web Design e Confeitaria.

Os competidores deverão realizar simulações de situações reais do mercado de trabalho e cumprir todas as tarefas dentro do prazo estabelecido e de acordo com os padrões internacionais de qualidade. A Volkswagen do Brasil irá disponibilizar 10 modelos (9 Tiguan e 1 Golf) e 22 carrocerias do up! que serão usados em quatro estações: “Prova de Transmissão”, “Prova de Eletroeletrônica Automotiva”, “Prova de Carrocerias” e “Prova de Teste de Airbag”.

A marca também terá um estande em formato de Try-a-Skill (“Experimente uma Habilidade”) para proporcionar uma experiência real e interativa aos visitantes. O estande de 80m² será representado pelos projetos da Academia Volkswagen e Recursos Humanos, com foco na conscientização dos visitantes sobre a importância de ser um profissional bem preparado para o mercado de trabalho.

Os visitantes poderão participar de um quiz interativo e oficinas de experimentação, além da apresentação técnica sobre as tecnologias aplicadas no Golf GTI com profissionais e instrutores capacitados. “O objetivo é que, através das nossas atividades no estande, o visitante conheça mais sobre a alta tecnologia dos nossos modelos e possa ter uma noção do que acontece nas áreas de competição”, disse Cláudio Patti, gerente da Academia Volkswagen.

No estande da Volkswagen do Brasil, o visitante poderá ver também, de perto, os modelos Golf GTI e up! TSI, além de um motor MSI 1.6, que estarão expostos durante todo o evento, além de participar do sorteio de uma bolsa personalizada recheada de brindes (bloco de anotações com capa de couro, canetas, lapiseiras, cadernos, camisetas, entre outros) e conhecer os projetos de educação realizados pela empresa no Brasil, como o Programa Wanderjahre, o Programa de Trainee Start Up Brasil, os estágios Internacional e Profissionalizante e o Programa Jovem Cidadão.

Promovida pela WordSkills International, a competição é realizada a cada dois anos em um país diferente. Aqui no Brasil, a disputa será distribuída em seis áreas: Tecnologias de Manufatura e Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologias da Construção Civil e Edificações, Transporte e Logística, Moda e Criatividade e Serviços.

 


 Conheça as provas em que a Volkswagen irá participar
 

Prova de Transmissão 
Haverá a simulação de falha mecânica na transmissão de um modelo Golf. Para o conserto, os participantes precisarão desmontar a transmissão do veículo. O objetivo da prova é testar o conhecimento e o nível técnico dos jovens para desmontagem da transmissão e listagem dos componentes com defeitos.

Prova de Eletroeletrônica Automotiva 
Com o auxílio de 8 Tiguan, a prova irá simular defeitos no sistema eletroeletrônico dos carros e desafiará os participantes para que, por meio de um equipamento de diagnostico VAS, verifiquem, interpretem e reconheçam os defeitos apresentados pelos veículos.

Prova de Carrocerias 
Ao todo, 22 carrocerias up! participarão do teste de funilaria e troca parcial de componentes e peças de carroceria. Por ser um trabalho muito manual, o objetivo é testar a habilidade de utilização de ferramentas, medições, conhecimentos de procedimentos e processos de trabalho em funilaria. Prova de Teste de Airbag Um modelo Tiguan estará disponível para que os competidores efetuem a troca de uma unidade de controle do airbag, com o objetivo de realizar uma pré-codificação da unidade de airbag.

O técnico precisará informar todas as características do equipamento para que a mesma possa alcançar pleno funcionamento. A Volkswagen também emprestará equipamentos e ferramentas para as realizações das provas, como 8 transmissões MQ 250, 6 marchas, 8 jogos de ferramentas para reparo e manutenção, 7 suportes de transmissão VAS, entre outros itens.

Programação 
A abertura da competição, que no Brasil recebe o nome de WorldSkills São Paulo 2015, será realizada hoje (11/8) no Ginásio do Ibirapuera, onde o público poderá assistir a um espetáculo - com mais de 400 bailarinos - que irá mostrar a influência dos cinco continentes na língua, artes, música, dança, gastronomia e indústria brasileira. Todas as regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) serão representadas.

Além disso, haverá apresentação das medalhas; o juramento dos competidores e o discurso oficial de abertura. As provas ocorrerão no Anhembi Parque (213 mil metros quadrados, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções), em São Paulo, das 9h às 17h, entre 12 e 15 de agosto e será aberto para visitação gratuita do público.

A expectativa é receber mais de 200 mil visitantes, além de competidores, técnicos, avaliadores e organizadores. Os melhores competidores em cada uma das modalidades serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze na cerimônia de encerramento, em 16 de agosto, no Ginásio Ibirapuera. Há ainda o prêmio Albert Vidal, dado ao melhor aluno da competição.

Sobre a WorldSkills Competition 

A WorldSkills Competition nasceu na Espanha, em 1946, com o objetivo de estimular o ensino técnico para os jovens em todo o mundo. Na época, havia uma grande necessidade de trabalhadores qualificados quando o diretor-geral da OJE (Organização Espanhol Juventude), José Antonio Elola Olaso, achou que era necessário convencer os jovens, bem como os seus pais, os professores e os potenciais empregadores, que o futuro dependia de um sistema eficaz de formação profissional, assim criou a WorldSkills Competition.

Podem participar da WorldSkills São Paulo 2015, jovens de até 22 anos de idade, que passaram por cursos de formação profissional. Para disputar o título de melhor do mundo nas profissões que escolheram, os competidores passam por seletivas escolares e nacionais.

Os que alcançam os índices técnicos internacionais garantem a vaga para a competição mundial, que aceita apenas um representante de cada país em cada ocupação. O Brasil participará desta edição da WorldSkills Competition com 56 Competidores. Desses, 50 são estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!