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terça-feira, 4 de agosto de 2015

Alpha Pesados: Scania apresenta cavalo mecânico rodoviário 8x2 de fábrica

 
Configuração permite mais uma alternativa ao transporte de cargas é uma tendência no mercado

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

A Scania lançou o cavalo mecânico com configuração de rodas 8x2, sua nova solução para o segmento de caminhões rodoviários. O modelo se encaixa como mais uma opção para o transporte de cargas de longas distâncias, e ficará posicionado entre a composição chamada de “vanderleia” (de eixos espaçados) e o bitrem. 

Ele pode ser 100% financiado por meio das atuais linhas de crédito disponíveis. No início de 2011, entrou em vigor a resolução do Contran nº 210/211, que definiu a obrigatoriedade de tração dupla, tipo 6x4, para as combinações cujo peso bruto total combinado (PBTC) seja superior ou igual a 57 toneladas. 

O rigor dessa lei teve forte reflexo em alguns modais de transporte, principalmente na combinação cavalo mecânico mais bitrem, que antes era tracionada por um veículo 6x2. As consequências mais impactantes no dia a dia do transportador foram o maior valor de investimento para adquirir veículos 6x4, o aumento no consumo de pneus por não haver a possibilidade de levantar um eixo quando o implemento estivesse vazio e o acréscimo no consumo de combustível, pelo fato de a tração dupla causar maior arraste com o solo. 

De olho na redução de custos, o Grupo G 10, transportador rodoviário de Maringá (PR), adaptou um cavalo mecânico 6x2 para transformá-lo em 8x2, e trafegar com carretas de três eixos. A empresa fez a adaptação em oficinas independentes, e a alternativa foi copiada por outras transportadoras. 

A configuração 8x2 rodoviária permite o aumento de capacidade de carga em comparação à 6x2 com “vanderleia” e menor custo operacional em relação a um bitrem, mantendo a composição dentro da lei. Em razão de a alternativa ter virado tendência e ser cada vez mais rentável, o G 10 procurou a fabricante sueca para desenvolver uma solução de fábrica. 

A Scania, que já vinha estudando a configuração de eixos 8x2 rodoviária desde 2009, acompanhou o projeto do G10 e desenvolveu o caminhão internamente com peças e componentes capazes de atender também às demandas dessa aplicação. “A Scania busca atender às necessidades dos clientes e aceitou o desafio de desenvolver e produzir o caminhão. 

Agora, a Scania traz ao mercado um modelo com garantia 100% de fábrica para o quarto eixo, com todas as suas vantagens e sem nenhum tipo de adaptação”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “A versão 8x2 original representa para o cliente redução do investimento inicial de compra ante uma composição de bitrem com cavalo 6x4 e também na adaptação de um quarto eixo não original no mercado. 

Ou seja, nossa solução oferece um conjunto confiável, rentável e com menor custo operacional. Isso é fundamental para o mercado do transporte rodoviário de cargas, que tem margens cada vez mais apertadas nos valores dos fretes.” O cavalo mecânico Scania 8x2 tem capacidade para 54,5 t de PBTC, de 37 t de carga líquida, leva carreta de três eixos e se encaixa entre a composição “vanderleia” (tração 6x2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53 t) e o bitrem (o famoso sete eixos, tração 6x4, com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57 t). Há opções das cabines R, R Highline ou R Streamline. 

O pesado campeão de vendas da marca, R 440, também ganhou sua versão 8x2. “Uma das aplicações do pesado R 440 8x2 será no transporte de grãos, um serviço em que os caminhões Scania são referência. “Embora já estejamos notando a tendência para outros segmentos, como os de transporte de combustível, produtos químicos, sucos e leite, e de carga geral com caçamba para levar estruturas de construção, vamos acompanhar o mercado com nossas soluções”, diz Celso Mendonça, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil. 

“Os transportadores desses segmentos têm como característica usar veículos 6x2 e 6x4 em viagens pela maior parte do País. Eles buscam o máximo de produtividade, disponibilidade e rentabilidade do conjunto. O 8x2 é a nova alternativa para alcançar esses objetivos, com o benefício de não ter restrições de circulação, ao contrário do rodotrem, e ainda transportar quase a mesma quantidade de carga de um bitrem, que hoje precisa rodar com um cavalo 6x4.” 

Outras vantagens do 8x2 são a maior agilidade em manobras, principalmente em portos e centros de distribuição, e uso de dois pneus a menos que o bitrem. “Nas operações carregado/vazio indo ou voltando de um serviço, o 8x2 rodoviário consome menos combustível e pneus, pois conta com levantadores dos dois eixos do cavalo mecânico e da carreta”, salienta Mendonça. 


Características do produto e benefícios originais de fábrica 
 
O Scania R 440 8x2 sai de fábrica equipado com motor de 13 litros, que gera 440 cavalos de potência e desenvolve torque de 2.300 Nm entre 1.000 e 1.300 rpm. Seus freios são a tambor, o entre-eixos é de 3.900 mm, o eixo de tração é o R 885 (com capacidade máxima de tração de 78 t) e a relação de diferencial de 3,07:1. 

Também são itens de série a caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, ar-condicionado digital e Scania Driver Support, exclusiva tecnologia que serve como um tutor eletrônico, instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real. Nos itens opcionais, freio hidráulico auxiliar Scania Retarder de 4.100 Nm, rádio com GPS e faróis de xenônio. 
  
 Tanques de combustível 
 
Para a Scania conceber um cavalo mecânico com dois eixos direcionais, o 8x2, e manter excelente manobrabilidade e perfeita distribuição de peso, foi escolhido o entre-eixos de 3.900 mm; os tanques de combustível foram removidos das laterais, para dar espaço ao eixo, e fixados lado a lado atrás da cabine. 

A Scania não abre mão da segurança da operação, e indica para a solução 8x2 rodoviária o uso de dois tanques de 330 litros, que garantem autonomia nas mais diversas condições de uso do chassi. Outras diferenças da garantia de fábrica são a estrutura passar por testes em campo e ensaios vibracionais em laboratório, o suporte dos tanques ser homologado e certificado pelo Inmetro, e o veículo ser equipado com as conexões do semirreboque e de seu apoio. 

O motorista adentra ao chassi de forma ergonômica e segura, pois o caminhão conta com degraus de superfície antiderrapante, e a alça de acesso está localizada no suporte do tanque, com fácil alcance. Para evitar o acúmulo de sujeira, os degraus são vazados. 

Quinta roda 
 
Para suportar o aumento de carga sobre o cavalo 8x2, a quinta roda utilizada é a mesma dos rodoviários 6x4, que tem capacidade de 24 t. No novo modelo Scania, a altura da quinta roda sobe em comparação ao 6x2, para evitar o contato do chassi com o implemento em situações de trafego por terrenos irregulares ou em rampas de acesso. 

Outra vantagem Scania é o reposicionamento da quinta roda em relação ao eixo de tração para melhor distribuição de carga e garantir mais equilíbrio ao conjunto durante a viagem. Os dois eixos direcionais são independentes, idênticos e genuínos Scania, e o segundo eixo tem suspensão pneumática e suspensor. 

Os traseiros têm suspensão pneumática com quatro bolsões, e suspensor no segundo eixo de apoio. O novo modelo dispõe de balança eletrônica integrada, que permite ao motorista ver no painel a informação precisa da distribuição do peso nos eixos.Por segurança, há trava mecânica para impedir o contato da estrutura do eixo com o cardam quando o eixo for suspenso. 

O Scania 8x2 rodoviário está em conformidade com a Lei da Balança. Para isso, o modelo foi homologado com o limite de comprimento de 18,6 metros, e os eixos direcionais são de rodagem simples, e os dois eixos traseiros são de rodagem dupla, tanto o trativo quanto o de apoio. Se fossem de outra forma, os eixos traseiros (segundo direcional mais o bogie traseiro) seriam caracterizados como tandem triplo, ferindo a lei.

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