sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Alpha Notícias: Benefícios para a segurança do condutor e passageiros

Simulador de direção é a antecipação de situações que acontecem no trânsito e nas estradas

Texto: Luciano Burti

A história é antiga, mas voltou à tona. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) comunicou recentemente que o simulador de direção veicular voltará a ser obrigatório nos Centros de Formação de Condutores de todo o País (CFCs), e os mesmos terão até 31 de dezembro deste ano para se adaptarem. A partir desta data, quem tirar a Carteira Nacional de Habilitação B (para dirigir carros de passeio) terá de passar por cinco horas de treinamento nos simuladores.

Desde quando o tema entrou em pauta surgiram muitas polêmicas. Entre elas está o fato que tirar a carteira ficará cerca de 15% mais caro, uma vez que haverá o investimento das autoescolas na aquisição dessas máquinas, com preço girando em torno de R$ 45 mil.

Mesmo com o encarecimento do processo, a utilização dos simuladores é de extrema importância, principalmente porque simular situações de risco é necessária em qualquer tipo de máquina. O principal benefício do simulador de direção para o condutor é a antecipação de situações que acontecem no trânsito e nas estradas. Vale ressaltar que o Brasil figura entre os países com os maiores índices de acidentes de trânsito com morte.

*Luciano Burti é piloto, comentarista de Fórmula 1 e fundador da empresa Navig, especializada em treinamento e reciclagem de motoristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!