terça-feira, 22 de setembro de 2015

Alpha Notícias: Congresso vai reunir cerca de 1,2 mil empresários em Florianópolis

Facisc e CACB promovem discussões sobre o futuro do Brasil
 
Texto: Assessoria de Imprensa

O futuro do Brasil e como a economia vai se comportar nos próximos anos, os rumos que o país irá tomar, as decisões que impactam no desenvolvimento econômico atual, o papel das micro e pequenas empresas na economia brasileira e a ética nas relações são alguns dos temas que serão abordados durante o Congresso Empresarial da FACISC e o 2º Fórum CACB Mil. 

O evento, que reunirá cerca de 1,2 mil empresários de todo o Brasil, contará com a palestra da jornalista Míriam Leitão, e do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. O evento também contará com a presença do diretor presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barretto Filho, do presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli, e do presidente da Facisc, Ernesto João Reck.

“O objetivo deste evento é promover a aproximação de líderes empresariais e entidades de todo o Brasil para troca de informações entre os representantes das diversas associações empresariais do país”, explica o presidente da Facisc, Ernesto Reck. 

Futuro e Conjuntura Econômica 
Convidada para abrir o evento, a jornalista e apresentadora de TV, Míriam Leitão abordará a conjuntura econômica do Brasil e suas perspectivas. Abordará o tema com o olhar para o futuro sem perder as características do presente. Segundo o vice-presidente da Facisc, André Gaidzinski, será uma forma de ampliar os horizontes e tentar enxergar uma luz no fim do túnel, considerando o momento obscuro pelo qual passamos”. 
  
Graduada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UNB), exerce a profissão há 40 anos. Desde 91, tem uma coluna diária no jornal O Globo. É comentarista de economia da TV Globo, CBN, tem o programa na GloboNews e blog no Globo Online.  Tem cinco livros publicados, entre eles “Saga Brasileira”, que ganhou o Jabuti de Livro do Ano de 2012. Acaba e lançar: História do Futuro, livro reportagem sobre as perspectivas brasileiras. 
  
Palestra: Domingo, 27/9, às 20h 
Micro e Pequenas Empresas 
O ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, vai falar sobre as micro e pequenas empresas e seus avanços como o cadastro único e a desburocratização do setor. Os painelistas serão Juarez de Paula, Gerente do Sebrae Nacional, e Ilton Luís Schwaab, Diretor de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil. 
  
Ações como o Simples Nacional, o Crescer Sem Medo, Empresa Simples de Crédito (ESC) que contribuem para o desenvolvimento do setor no Brasil também serão analisados pelo Ministro. “Hoje as empresas enquadradas no Simples evitam crescer para não perderem os benefícios do sistema e não serem expostas ao complexo mundo da burocracia e da tributação, o qual limita a criatividade e reduz a capacidade de inovação. Com limite maior, elas poderão se expandir gradativamente, até se tornarem médias e, mesmo, grandes, pois, ao serem desenquadradas do sistema, já terão musculatura suficiente para atender às exigências fiscais e burocráticas que tanto oneram as atividades empresariais”, explica o Ministro. 
  
Afif é empresário e participa do sistema associativista.  Já foi presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de São Paulo (Facesp) e do Sebrae. 
  
Entre o que o ministro sugere está o seguinte conselho: “liberar a criatividade e deixar as pequenas empresas seguirem em frente, pois virá delas a superação da crise”. O que mais Afif vai sugerir aos empresários? Acompanhe a palestra que acontece na segunda-feira, 28/9, às 14h. 
  
Ética 
O professor de Ética e Filosofia da Unicamp e colunista do jornal O Estado de São Paulo, Roberto Romano, falará sobre ética no 2º Fórum CACB Mil e Congresso Empresarial da FACISC. O especialista admite que é muito “arriscado” falar sobre ética no Brasil de hoje e lembra que durante muito tempo alertou para o perigo da banalização política do tema. 
  
Autor de livros como “Moral e Ciência” e “Cidadania”, Romano esclarece que os comportamentos éticos aprendidos e incutidos na família, na escola, na sociedade e no âmbito político tendem a ser repetidos automaticamente. “Aí está o perigo. Pode-se agir de modo útil ou nocivo automaticamente, sem ter plena consciência de seu ato. Os nossos costumes coletivos têm a marca do automatismo quando a cidadania age à sombra do favor, do compadrio, da leniência”, alerta. 
  
O tema ética foi eleito como destaque do encontro, que reunirá empreendedores de todo o País, por dominar os assuntos nacionais. “Vamos propor uma reflexão sobre os diversos aspectos da ética, assunto em voga e de extrema importância para os empresários brasileiros”, avisa José Paulo Dornelles Cairoli, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). 
  
Palestra: 28/9 às 16h15. 
Posse 
A posse da diretoria da FACISC acontecerá na noite do dia 28/9 com solenidade seguida de jantar. O presidente da Federação foi reconduzido ao cargo em eleição no dia 21/8. Assumem como 1º vice-presidente o empresário Jonny Zulauf de São Bento do Sul e como 2º vice-presidente André Armim Odebrecht de Rio do Sul. Ainda serão empossados todos os diretores das pastas temáticas e vice-presidências regionais. 
  
Ainda serão empossadas as diretorias: 
Cejesc – Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC 
Ceme – Conselho Estadual da Mulher Empresária 
Concex – Conselho Estadual dos Núcleos de Comércio Exterior 
Nuri – Núcleo Regional de Imobiliárias 
Nea – Núcleo Estadual de Automecânicas 
Fundação Empreender 
  
A programação inclui ainda eventos paralelos como o 10º Workshop de Mediação e Abitragem da CBMAE, o 12º Encontro Nacional do Empreender, 15º Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor e 21º Encontro Estadual de Mulheres Empresárias e Reunião Nacional de Assessores Jurídicos, entre outros. 
  
Os detalhes do encontro podem ser conhecidos no site do evento: www.congresso.facisc.org.br.
  
O 2º Fórum CACB Mil e o Congresso Empresarial da FACISC conta com apoio do Sebrae/SC e patrocínio do Sebrae Nacional e da Certisign. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!