terça-feira, 22 de setembro de 2015

Alpha Notícias: Cummins apresenta tecnologias que priorizam redução do CO2


Economia de combustível também é destaque durante o SAE 2015

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Cummins South America apresenta durante o 24º Congresso e Mostra Internacional SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, tecnologias desenvolvidas com foco em redução de CO2 e eficiência energética. A fabricante de motores ainda exibe seu motor Cummins ISF com sistema pós-tratamento, em processo de nacionalização.

Já disponível no mercado norte-americano desde o início deste ano, o Adept (Advanced Dynamic Efficient Powertrain) é um conjunto de recursos eletrônicos avançados que adapta, de modo dinâmico, às condições de funcionamento para operação eficiente do veículo. “Instalado ao motor, o sistema verifica as condições de aceleração e monitora em tempo real sua performance”, diz Eidy Arima, engenheiro de Aplicações Sênior de Motores da Cummins South America.  

Ainda de acordo com Arima, “o Adept ajusta a velocidade do veículo conforme a demanda. Se for uma subida, por exemplo, não vai faltar potência. Mas no caso de uma descida, o sistema faz continuamente pequenos ajustes de velocidade, potência e engrenagem de transmissão para aproveitar o impulso do veículo, maximizando a eficiência e reduzindo consumo de combustível, economia que gira em torno de 3%”.

O Adept, previsto para chegar no País em 2016, também estimula o condutor a concentrar-se na estrada, elevando ainda mais a segurança e sua plataforma flexível pode ser facilmente atualizada para aproveitar os próximos avanços tecnológicos quando o assunto é eficiência energética.

SmartAdvantage

Resultado de uma parceria entre a Cummins e a fabricante de transmissão Eaton, o sistema integra os respectivos softwares elevando a produtividade do transporte. Sua aplicação já está em operação na Colômbia por meio dos motores Cummins ISM e ISX e transmissão Eaton automatizada a partir de 16 marchas.

Segundo Arima, “com o SmartAdvantage nossos clientes começaram a ter benefícios maiores como economia de combustível – entre 3% e 6%, dependendo de como o veículo é utilizado, conforto para o condutor já que a troca de marcha é feita no momento exato, minimizando a sua interferência, além dos ganhos ambientais com a redução do CO2.

Cummins PowerSpec

Já disponível nos EUA e previsto para chegar em breve no Brasil, esta ferramenta eletrônica faz com que seja possível otimizar o funcionamento dos motores Cummins em suas aplicações. “É um sistema que permite à Cummins conversar com donos de frotas, entender a sua utilização e, com base nas informações coletadas, como percurso, número de paradas, peso do veículo, motor, tempo em marcha lenta, potência máxima e, entre outros, propor melhorias de rendimento e performance”, esclarece Arima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!