sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Alpha Notícias: Instituto Arara Azul lança campanha online para preservação da arara-azul


A 2ª edição do Adote um Ninho tem categorias de doação que vão de R$ 15 a R$ 10 mil

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Instituto Arara Azul iniciou sua segunda fase na campanha de arrecadação de fundos para a preservação da espécie, o Adote um Ninho.

O objetivo, além de manter a arara-azul fora da Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, é de subsidiar estudos e monitorar os ninhos no Pantanal, entre outras atividades da entidade.

A campanha tem oito categorias de doação com valor único, que vão de R$ 15 a R$ 10 mil:

Admirador: destinando R$ 15,00, o doador receberá um certificado digital;

Ajudante: colaborando com R$ 40,00 as recompensas são o certificado digital e um chaveiro do Instituto Arara Azul;

Amigo: contribuindo com R$ 70,00 é possível obter o certificado digital junto a uma ecobag artesanal;

Protetor: doando R$ 100,00, o benfeitor ganha certificado digital e camiseta do Instituto Arara Azul;

Defensor: destinando R$ 150,00, as recompensas são o certificado digital, chaveiro artesanal de couro do Instituto Arara Azul e porta cartão de couro do Pantanal;

Guardião: contribuindo com R$ 500,00, o doador recebe certificado digital, chaveiro artesanal de couro do Instituto Arara Azul, porta cartão de couro do Pantanal e camiseta do Instituto Arara Azul;

Tutor: colaborando com R$ 1000,00, o benfeitor é recompensado com um certificado digital, chaveiro artesanal de couro do Instituto Arara Azul, porta cartão de couro do Pantanal, camiseta do Instituto Arara Azul e o livro “Joias Azuis no céu do Pantanal”;

Padrinho: com R$ 10.000, o doador adotará um ninho, recebendo um kit com produtos do Instituto Arara Azul, um relatório periódico do ninho adotado e uma palestra sobre biodiversidade. Além disso, o Padrinho terá a oportunidade de batizar um filhote, caso nasça um no ninho adotado. 

Com apoio financeiro e logístico da Fundação Toyota do Brasil, o Projeto Arara Azul já cadastrou 599 ninhos, sendo 346 naturais e 253 artificias, em 57 fazendas do Pantanal sul-mato-grossense e, em 25 anos, conseguiu um aumento populacional de 300%. No fim da década de 1980 chegou a somar apenas 1.500 indivíduos. Hoje, especialistas estimam mais de 5.000 indivíduos no Pantanal brasileiro e boliviano.

No fim de 2014, o Ministério de Meio Ambiente promoveu a retirada da arara-azul da Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. No entanto, a espécie ainda é citada na lista vermelha das espécies ameaçadas (Red List of Threatened Species) da União Internacional.

Para doar e obter mais informações acesse: http://www.kickante.com.br/campanhas/instituto-arara-azul-conserve-biodiversidade-do-pantanal. Ou entre em contato pelo e-mail contato@institutoararaazul.org.br.

Sobre o Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul tem sede no Pantanal sul-mato-grossense e visa preservar as araras-azuis, aves nativas da região ameaçadas de extinção. Suas principais atividades são monitoramento e recuperação das aves e seus ninhos, atividades de educação ambiental e preservação, além de workshops sobre consciência ambiental, cidadania e geração de renda para a população.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 599 ninhos cadastrados por 57 fazendas da região. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é fornecido pela Toyota com suas picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos do Arara Azul entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

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