segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Alpha Notícias: “Investe SP” apoia SKF na inauguração da fábrica Kaydon no Brasil


A planta contou com investimento de U$ 22 milhões e vai gerar até 150 empregos diretos


Texto: Assessoria de Imprensa  

A indústria eólica dá mais um passo importante para crescer e aumentar sua competitividade no Brasil. Foi inaugurada em Cajamar (SP), a nova fábrica da Kaydon Corporation.


A inauguração acontece quase dois anos depois da SKF global ter concluído a aquisição da Kaydon, com sede nos Estados Unidos e um ano depois de anunciada a construção de uma fábrica no Brasil. O investimento faz parte da estratégia de ampliar o portfólio de soluções da SKF para os mais diversos segmentos industriais. 


O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. “O mercado de energias renováveis é importantíssimo para movimentar a economia com empregos de qualidade e desenvolvimento sustentável. Atendemos esse setor com prioridade na Agência”, explica Juan Quirós, presidente da Investe SP. A SKF conta com a assessoria gratuita principalmente para questões tributárias.
No dia 13 de outubro de 2014, a SKF anunciou que investiria cerca de 220 milhões de coroas suecas, aproximadamente U$ 22 milhões, na nova fábrica da Kaydon junto à sede da SKF no Brasil. A unidade de 6,6 mil metros quadrados empregará até 150 pessoas e produzirá rolamentos de anel de giro Kaydon para fabricantes de turbinas eólicas.
Para o CEO global da SKF, Alrik Danielson, a posição de liderança da Kaydon no mercado de energia renovável na América do Norte, juntamente com a presença mundial da SKF e o investimento no Brasil, criam um dos portfólios e ofertas de serviços mais completos à disposição atualmente.
No evento de inauguração, estiveram presentes Claudinei Reche, presidente da SKF Brasil; Sérgio Costa, diretor da Investe SP; Elbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica); Pat O’brien, vice-presidente da Kaydon Corporation do Brasil; Mike Stofferahn, vice-presidente global de Vendas e Marketing da Kaydon; Stephane Le-Mounier, presidente global da Divisão Automotiva da SKF; e Jean Cloud, gerente geral de Energias Renováveis para a América Latina da GE.
“A instalação desta fábrica, que contou com a participação direta da Investe SP, mostra como a cadeia de fornecedores da indústria eólica está caminhando para se consolidar no Brasil”, observou Costa na cerimônia.
“Observamos que a demanda por energia eólica é autônoma no Brasil, ou seja, independente das condições macroeconômicas. Trata-se de um recurso limpo, renovável e que conta com uma produção com muita competitividade no Brasil. O setor cresce a cada ano e sobre uma base muito concreta. Temos condições, portanto, de acreditar no futuro desta indústria no curto, médio e longo prazo”, afirmou a presidente da ABEEólica durante o evento.
Energia Eólica
Os desafios globais em importantes segmentos industriais, como o de petróleo e o automotivo, criaram um momento propício para a inauguração da nova fábrica. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a participação da energia eólica na matriz brasileira deve continuar em forte crescimento. A capacidade eólica instalada no Brasil pode alcançar 7.904 MW até o final de 2015, uma expansão de 62% em comparação ao ano anterior.
“Este é um ótimo exemplo de como estamos ampliando nosso portfólio em escala global, agora oferecendo aos clientes de energia renovável uma maior variedade de produtos que ajudam a fornecer um desempenho ambiental aprimorado”, comemora o presidente da SKF do Brasil, Claudinei Reche.
Sobre a Kaydon
A Kaydon Corporation é uma fabricante industrial diversificada, com três áreas distintas de negócios: produtos de controle de fricção (rolamentos), produtos de controle de velocidade e produtos especiais, incluindo serviços ambientais. A Kaydon possui presença global, com 62% de suas vendas geradas na América do Norte, 24% na Europa, 12% na Ásia-Pacífico e 2% no restante do mundo, voltadas para segmentos industriais variados, como aeroespacial, semicondutores e energia eólica. Avaliada em mais de U$ 1,2 bilhão, possui hoje mais de 2 mil funcionários ao redor do globo.
Sobre a SKF 
O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 10 bilhões em 2013, o grupo está presente em mais de 100 países, com mais de 120 instalações industriais.
A empresa chegou ao Brasil em 1915, oito anos depois de sua fundação na Suécia. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada nas instalações industriais de Cajamar, instaladas às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo, onde são produzidos rolamentos para veículos leves.
Sobre a Investe SP

A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Estão ainda entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina e propor ao Governo do Estado políticas que contribuam para a melhoria da competitividade de São Paulo.

Agora, a Agência, tem novas e importantes atribuições: o incentivo às exportações dos produtos paulistas, o gerenciamento de parques tecnológicos e apoio às pequenas e médias empresas.

Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!