sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Alpha Notícias: Jaguar Land Rover desenvolve tecnologia de reboque “transparente”


Sistema tornará as ultrapassagens mais seguras e facilitará as manobras graças à melhor visibilidade

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Land Rover está desenvolvendo uma tecnologia conceito de reboque transparente capaz de eliminar totalmente ponto cego criado ao rebocar um trailler. Esta perspetiva transparente permitiria ao condutor ver claramente os veículos que se aproximam por trás, reforçando também a sua confiança ao melhorar a visibilidade durante as manobras.

O protótipo do “Sistema de Reboque Transparente” instalado em um Range Rover combina as imagens de vídeo da câmera de ré existente no veículo e de uma câmera digital sem fios que é colocada na parte traseira do reboque. As imagens de ambas as câmeras são depois combinadas para criar um vídeo em tempo real que fazem com que o reboque pareça transparente.

Para Dr. Wolfgang Epple, Diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, “ao ultrapassar, olhamos instintivamente para os retrovisores, mas, com um reboque, a visão é muitas vezes obstruída por grandes pontos cegos. No nosso projeto pesquisa uma forma de  evitar que a boa visão do exterior seja afetada pelo reboque, independente do seu tamanho ou forma. O nosso sistema oferece imagens de vídeo de excelente qualidade sem distorções provocadas por outros veículos nem obstruções. Isto significa que o condutor receberia exatamente a informação necessária para tomar decisões seguras e eficazes enquanto conduz ou faz manobras, tornando o uso de reboques mais seguro e menos desgastante”.

Ao engatar a marcha ré, o condutor seria igualmente capaz de ver as imagens da câmera colocada na parte traseira do reboque por meio da tela de entretenimento, com linhas de orientação calibradas para ajudar a manobrar o veículo e o reboque.

CARGO SENSE: Cargo Sense é uma ideia inovadora para um sistema de monitorização do reboque integrado ao veículo, concebido para otimizar a colocação da carga e torná-lo mais seguro. O sistema de protótipo combina uma câmera de vídeo remota no interior do atrelado e um tapete de sensores de pressão no piso, ambos ligados sem fios ao veículo de reboque.

Além de ajudar o cliente a colocar a carga de forma equilibrada e uniforme, o tapete sensível à pressão detecta se o carregamento de caixas, mobiliário antigo, um veículo clássico ou mesmo um cavalo valioso apresenta movimentos inesperados ou anormais durante a viagem.

O sistema enviaria o aviso «Verificar carga» para o painel de instrumentos para alertar o condutor para um problema com a carga, ou com um cavalo, antes de a situação se tornar grave. As imagens de vídeo em tempo real da câmera no interior do reboque poderiam, depois, ser disponibilizadas pela tela do sistema de entretenimento do veículo. Um passageiro poderia visualizar as imagens pela tela Dual View quando o veículo está em movimento.

Dr. Epple acrescenta: “Muitos dos nossos clientes rebocam carga valiosa em negócios ou lazer, por isso, estamos desenvolvendo um conjunto de tecnologias que melhorariam a experiência de reboque e a tornariam mais segura, tanto para o condutor, como até para os seus cavalos.

APLICAÇÃO CARGO SENSE: A aplicação Cargo Sense permite ao condutor verificar à distância o estado do reboque e da carga. Se o proprietário de um cavalo estivar longe do veículo, por exemplo, enquanto percorre a pista a pé num evento equestre, o sistema poderia alertá-lo automaticamente via SMS se o cavalo estiver nervoso, se a temperatura no interior exceder os limites de segurança ou se alguém tentar mexer no reboque.

BEM-ESTAR EQUINO: Milhares de cavalos são transportados todos os anos, por todo o mundo para participar em eventos equestres. A descoberta de formas mais seguras de transportá-los reduziria o potencial de acidentes rodoviários durante a viagem e ferimentos no cavalo e no tratador quando chegam ao seu destino.

A Dra. Emma Punt, fisióloga veterinária, irá colaborar com o Royal Veterinary College num projeto de pesquisa com o objetivo de compreender melhor o stress no cavalo durante as viagens e de determinar o modo como a tecnologia Cargo Sense da Jaguar Land Rover pode ser utilizada para o sinalizar.

“Seja para ajudar a prevenir os acidentes rodoviários e os ferimentos no cavalo e no tratador, ou simplesmente para assegurar que o cavalo chege tranquilamente ao seu destino, tenho a certeza de que todos os proprietários gostariam de saber como diminuir o stress do seu animal durante os deslocamentos”, afirma a Dra Punt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!