Doe Teleton

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Alpha Notícias: “Plataforma do Letramento” lança games e realiza oficinas no mês de seu aniversário


Portal da Fundação Volkswagen é um ambiente virtual de aprendizagem, aberto e gratuito

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa 

A “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br) comemora em setembro dois anos de atividades, levando ao público relevante conteúdo e reflexão sobre o ensino da língua no País. No mês do seu aniversário, serão realizadas oficinas virtuais e presenciais, além do lançamento de games sobre alfabetização, que serão oferecidos no site da plataforma.

“A ‘Plataforma do Letramento’ nasceu há dois anos com o propósito de disponibilizar o conteúdo de trabalho realizado pela Fundação Volkswagen na execução de projetos educacionais em parceira com o poder público.

Hoje, podemos dizer com muito orgulho que a Plataforma tem uma vida própria, pois as discussões e contribuições realizadas pelos seus usuários têm agregado novos conhecimentos ao espaço, que tem se desenvolvido a cada dia”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

O portal, criado em parceria entre a Fundação Volkswagen e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), é um ambiente virtual de aprendizagem, aberto e gratuito, voltado aos educadores que trabalham com o ensino da leitura e da escrita. Entre as atividades oferecidas pelo portal, estão a formação on-line para educadores e voluntários, a organização de fóruns de discussão, além de atividades educativas, artigos, notícias e conteúdo multimídia, todos com foco em letramento.

Com cerca de 15.300 usuários cadastrados, 500 mil visitas e mais de 1,5 milhão de páginas vistas durante seus dois anos de existência, a Plataforma se consolidou como espaço de referência em letramento para professores e educadores de todo o Brasil.

O ambiente virtual quebra a barreira da distância atingindo, inclusive, usuários de outros países, como Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Índia, Angola e Espanha. Hoje, a Plataforma tem cerca de 15.300 cadastrados a maioria profissionais da área da Educação, sendo 53% professores da educação básica, 12,5% gestores de escola e os outros 34,5% divididos entre profissionais ligados ao letramento, como bibliotecários, pesquisadores, professores universitários e estudantes do ensino superior.

O conteúdo é elaborado por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas reconhecidos na área educacional. Além disso, a “Plataforma do Letramento” oferece os materiais pedagógicos completos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen, democratizando esse conteúdo. E, apesar de ser direcionada principalmente a educadores e gestores, a “Plataforma do Letramento” também pode ser utilizada pelo público em geral, em trabalhos sociais e na educação dos filhos.

Programação do mês de aniversário da Plataforma do Letramento

Rede de Leitores – uma roda virtual de leitura 
Espaço dedicado à leitura compartilhada, aberto a qualquer interessado em ler e trocar ideias sobre a obra literária "O lenhador", de Catulo da Paixão Cearense. A ação on-line ocorre em parceria com a Editora Peirópolis, durante o mês de setembro.

Os internautas cadastrados que acessarem a Rede de Leitores têm à sua disposição o livro "O lenhador", em versão virtual, e um fórum de debates mediado por Denise Padilha Lotito, mestre em Estilística da Língua Portuguesa. É no fórum que a Rede de Leitores se materializa por meio de debates sobre a leitura proposta.

Ao final da ação, no início de outubro, a mediadora do Fórum elabora uma síntese da conversa e devolve a sistematização do debate aos internautas. A ação se encerra com uma videoconferência sobre a obra e o autor. Serão sorteadas cinco bolsas com livros entre os internautas que interagirem no fórum de debates, ao longo do mês. 


Oficinas no Parque: encontros sobre música na educação 

Ação presencial realizada em parceria com a Editora Peirópolis e o projeto Espaço de Leitura, no Parque da Água Branca, em São Paulo. São oficinas destinadas aos educadores, e têm como objetivo promover a ampliação do letramento por meio de diferentes atividades ligadas à música. Os encontros serão realizados sempre aos sábados, pela manhã, ao longo de setembro.

A próxima oficina, “De roda em roda: brincadeiras musicais na educação”, que será ministrada pela instrumentista e professora do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) Teca Alencar de Brito, ocorrerá no dia 19/9, das 9h às 13h, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Já no dia 26/09, a ação formativa é ministrada pela escritora e musicista Berenice de Almeida e tem como tema "Música na sala de aula: um espaço de exploração, criação e reflexão". 

As inscrições para as 30 vagas disponíveis para cada uma das oficinas podem ser realizadas na Plataforma do Letramento (http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-noticia-detalhe/909/encontros-sobre-musica-na-educacao.html). Os educadores inscritos e presentes nas oficinas receberão um kit de livros da Editora Peirópolis e um certificado de participação.

Campanha Mapa da Literatura Brasileira

A campanha “Mapa da literatura brasileira” busca estimular a colaboração on-line dos usuários da Plataforma, e pretende servir como um dos instrumentos para a elaboração de um Especial multimídia mostrando de forma interativa obras literárias de diversas regiões do Brasil e suas características, tais como informações sobre a história e a cultura do local representado nas obras.

O mapa trará, ainda, indicações sobre como o professor pode trabalhar com os seus alunos as obras incluídas no mapa. Veja mais em: http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-noticia-detalhe/896/participe-da-campanha-mapa-da-literatura-brasileira.html

Reportagem especial de aniversário: alfabetização indígena

Durante o mês de setembro, serão abordadas, por meio uma reportagem especial com vídeos, entrevistas, ilustrações e Quiz, questões sobre alfabetização indígena no país.

Plataforma do Letramento no seminário LER É POSSÍVEL: Sobre Pedras, Percursos e Potências

A Plataforma do Letramento participará do seminário "LER É POSSÍVEL: Sobre Pedras, Percursos e Potências", a convite do projeto Espaço de Leitura, idealizador do evento que ocorre no Parque da Água Branca, em São Paulo. No dia 07/10, das 9h00 às 11h00, haverá a apresentação da Plataforma do Letramento (entre outros convidados para o seminário) para os participantes e também uma oficina de leitura e escrita - a partir de uma obra do escritor Marcelino Freire - ministrada por Maria Alice Armelin, coordenadora do projeto Entre na Roda, que integra a Plataforma.

Atividades gamificadas sobre alfabetização

Na última semana de setembro, a Plataforma do Letramento vai inaugurar sua seção de jogos, com o lançamento de três atividades gamificadas sobre alfabetização desenvolvidas pela Virgo Games Studios em parceria com o CENPEC e Fundação Volkswagen. Os jogos devem ser lançados em 30/09, encerrando o ciclo das comemorações do segundo aniversário da Plataforma. 

Os games de alfabetização possibilitam aos jovens fazer o reconhecimento de letras do alfabeto e das sílabas em palavras. Promovem a percepção de que cada sílaba deve ocupar sempre o mesmo lugar em uma palavra e que não podemos acrescentar e nem omitir nenhuma letra, pois, caso contrário, não formamos a palavra desejada.

Fundação Volkswagen já atendeu mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. 

Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas. Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. 

Além de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, neste ano a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso, Sergipe, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul. 

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Cenpec

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987. O Cenpec busca, por meio do desenvolvimento de programas, projetos, estudos e pesquisas, contribuir com as políticas públicas educacionais para a melhoria da educação e o enfrentamento das desigualdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana