quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Alpha Notícias: A satisfação de ter o Nissan Sentra SL 2016




Modelo entrega muito conforto e tem preço a partir de R$84.990,00

Texto e Fotos: Sérgio Dias

Pense na sensação de ir a um restaurante, sair satisfeito e pagar um preço que você considera justo. Esse é o sentimento que temos após conhecer e avaliar o Nissan Sentra SL 2016. O modelo tem preço a partir de R$84.990,00 e vem com mais tecnologia, sofisticação, controles de tração e de estabilidade e a plataforma de mídias sociais Nissan Connect.

Apresentamos o modelo para o engenheiro mecânico Ronaldo Matheus Benedicto, 47, proprietário de um Honda Civic. “O carro tem um desempenho surpreendente, uma ótima posição de dirigir, muito bem equipado e com um bom nível de acabamento. Vou considera-lo quando for trocar meu carro atual”. E é isso mesmo: o Nissan Sentra SL 2016 surpreende.


O Nissan Sentra SL 2016 incorpora ainda em sua lista completa de equipamentos de série duas importantes novidades de segurança e tecnologia: controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control - VDC) e a plataforma mundial da marca que conecta o veículo às redes sociais e ao GPS, o Nissan Connect.

O VDC tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes. O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios antitravamento ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações de sobresterço e subesterço. A segurança para os ocupantes aumenta, uma vez que o condutor pode não conseguir controlar o veículo sozinho em tais condições.

O sistema, fornecido pela Bosch, monitora constantemente os movimentos de condução e frenagem por meio de sensores espalhados pelo veículo. Ao perceber qualquer variação fora do padrão, o VDC age compensando-a com a redução da velocidade dos giros do motor e aplicando pressão no freio da roda que está perdendo aderência. Adicionalmente, o controle de tração percebe também se há deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, recuperando o controle do carro.


O motorista percebe quando o VDC está em funcionamento pelo indicador "SLIP" no painel de instrumentos, que pisca para indicar condições de pavimento escorregadias. O sistema pode ser desativado por meio de um botão no lado esquerdo do painel – entre a porta e o volante, abaixo da abertura do porta-malas. Mesmo desligando o sistema, os freios antitravamento ABS funcionarão normalmente.

Outra grande novidade do Nissan Sentra SL 2016 é a incorporação do sistema Nissan Connect, plataforma global da marca japonesa para a conectividade do carro com apps de smartphones, como item de série.

Com ele, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O pacote de serviço do Nissan Connect é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app.

O modelo também traz o sistema Bluetooth com comandos no volante. Com ele, o telefone celular interage com o sistema de som do veículo, minimizando a distração por manter as mãos livres para dirigir, evitando acidentes ou multas. Ele permite ainda o acesso ao sistema por meio da tela de 5.3 polegadas no painel, que reúne também as informações dos sistemas de áudio e de navegação. Com comandos de voz em português, o GPS é o mesmo sistema usado pela Nissan em modelos do mercado estadunidense.

Produzido no México, o modelo agradou os brasileiros pela beleza das linhas harmoniosas e modernas da carroceria, pelo conforto, espaço interno, nível de equipamentos de série e pelos custos de manutenção, que é o melhor do segmento. 


Seu porta-malas tem capacidade para 503 litros, sem perder conforto ou espaço interno. A linha de cintura mais pronunciada e contínua une farois e lanternas. Os vincos marcantes também estão presentes em áreas como o capô, onde claramente fazem a separação entre a grade e os farois, dando ao Nissan Sentra SL 2016 uma personalidade forte. A linha do teto mais baixa e um pouco mais à frente melhora a visibilidade frontal, criando uma grande área envidraçada.

A aparência refinada do estilo é valorizada em detalhes desde a versão de entrada como as maçanetas e grande frontal cromadas, farois de neblina no para-choque e retrovisores externos na cor do veículo com luzes indicadoras integradas e rebatíveis.

Visto de frente ou de traseira, o Nissan Sentra SL 2016 exibe a quem olha para ele um diferencial no segmento: faróis e lanternas de LED. Essa solução moderna, além de ressaltar a elegância do design, oferece maior visibilidade, longa durabilidade, menor consumo de energia e mais confiabilidade. 

Outro diferencial do Nissan Sentra SL 2016 são as rodas de liga leve aro 17 com pneus Continental ContiPremium 205/50 R17.

Por dentro, o Nissan Sentra SL 2016 conta com muito espaço e conforto para os ocupantes. As comodidades começam no fácil acesso ao interior por conta do excelente grau de abertura das portas, de quase 90º. 


O entreeixos de 2,70 m, medida próxima à do sedã grande Altima, permite a passageiros altos, com mais de 1,80, por exemplo, acomodar-se com muito conforto, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros mesmo quando esses estão recuados.

Para uma condução agradável, o motorista conta ainda com ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade. Tudo isso desde a versão de entrada. As portas e o painel trazem materiais de alta qualidade, macios ao toque e que dão sofisticação ao acabamento da cabine.

Outro conforto é o ar-condicionado digital de duas zonas, que permite a escolha da temperatura mais adequada individualmente para motorista e para passageiro da frente. O isolamento acústico conta com material fonoabsorvente robusto, desenvolvido especialmente para a linha Sentra, que torna ainda mais silencioso o interior.

Para deixar a condução e o passeio no Nissan Sentra SL 2016 muito mais agradáveis, a fabricante oferece diversos equipamentos que dão praticidade e conforto a todos os ocupantes. 

Aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas por meio de botão no painel; retrovisores externos com regulagem elétrica; porta-óculos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; iluminação do porta-malas e porta-luvas; computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa; aviso de abertura das portas; comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico; três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição por meio do imobilizador do motor e limpador de para-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável. Como itens de segurança, os destaques ficam com os freios com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros equipados com ABS de quatro canais e quatro sensores e controle eletrônico de distribuição de força (EBD); airbags frontais e fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX.

O modelo traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); airbags laterais e de cortina (seis no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré para facilitar as manobras e evitar colisões ou atropelamentos com alertas sonoros de proximidade; retrovisor interno eletrocrômico; controlador automático de velocidade de cruzeiro. A versão conta, opcionalmente, com teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento.


Uma comodidade e diferencial é a chave presencial I-Key. Ela dispensa a chave convencional para abrir as portas e dar a partida no motor. Basta mantê-la no bolso ou bolsa, aproximar-se das maçanetas ou do volante e apertar levemente os botões.

Presente em todos os veículos de passeio da Nissan no Brasil, a direção com assistência elétrica deixa as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. Uma central eletrônica gerencia o esforço demandado para deixar a direção mais firme de acordo com a velocidade.

Para os passageiros do banco traseiro, o Nissan Sentra SL 2016 traz o terceiro apoio de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros do banco traseiro - sistema de retenção conta com pré-tensionadores. 

O sistema de airbags do modelo recebeu ainda novos sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

O Nissan Sentra SL 2016 traz o motor de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, que é o único com essa cilindrada a ser flex fuel para o modelo em todo o mundo. Esse motor atende à demanda do mercado de sedãs médios e oferece maior confiabilidade e baixo custo de manutenção.


Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o bloco desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm. É econômico, tendo obtido nota "A" na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO. O Nissan Sentra SL 2016 recebeu também o selo "Conpet" de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

O Nissan Sentra SL 2016 também eliminou o tanquinho auxiliar da partida a frio com a introdução do sistema Flex Start Bosch. Essa avançada tecnologia traz muito conforto, pois dispensa o abastecimento com gasolina no tanquinho localizado no compartimento do motor. Uma obrigação a menos para o motorista.

O Flex Start Bosch conta com gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor, permitindo a ignição em temperaturas baixas mesmo quando o tanque está com 100% de etanol.

Velas aquecedoras na galeria do combustível, acima dos bicos injetores, elevam a temperatura do etanol em câmaras independentes. A unidade de controle de aquecimento do sistema monitora a potência enviada a elas, acionando individualmente cada uma para evitar sobrecarga no sistema elétrico. Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada e não liquefeita (abaixo de 18º C o etanol tende a não vaporizar), melhorando a combustão, e assegurando uma pronta resposta na partida em baixas temperaturas. A tecnologia colabora com a redução das emissões, pois é no momento de ligar o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes.

O câmbio XTRONIC CVT utilizado no Nissan Sentra SL 2016 é de última geração, carregando duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis. Ele é 13% mais leve e produz 30% menos atritos na comparação com a geração anterior. A redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão. Além disso, conta com um controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque. A relação é mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

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