terça-feira, 15 de setembro de 2015

Alpha Notícias: Volvo Cars inicia as vendas do novo XC90 no Brasil


Modelos chega nas versões Momentum e Inscription e preço a partir de R$319 mil

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

A Volvo Cars inicia as vendas do totalmente renovado XC90 no Brasil. O modelo chega às ruas do país como representante de um novo momento da marca. A partir do inédito conceito de design, requinte e preocupação com os detalhes, a Volvo apresenta no XC90 sua proposta global para o segmento de luxo.

Da construção primorosa às tecnologias inéditas, esse é o Volvo mais inovador e seguro já produzido pela marca sueca. Chega como o primeiro utilitário-esportivo de luxo vendido no País com assistente de condução, a nova tecnologia semiautônoma da Volvo de auxílio ao condutor. Ele está disponível nas versões Momentum por R$319.000,00 e Inscription por R$363.000,00.

O Novo XC90 traz sete bancos individuais, um dos melhores sistemas de som automotivo de série do mundo, o eficiente motor Drive-E T6, de 320 cavalos, tração integral e transmissão automática de oito velocidades.

“O lançamento do XC90 no Brasil representa Um Novo Começo, campanha global posicionando a Volvo como uma empresa genuinamente sueca e independente, líder em segurança no segmento de luxo”, diz Luis Rezende, presidente da Volvo Cars no Brasil. “Trata-se de um veículo eficiente, lindo, imponente, espaçoso, que atende o consumidor atento a padrões de luxo e modernidade.”

O Novo Volvo XC90 chega ao Brasil em setembro com resultados globais expressivos: 50 mil unidades vendidas em 2015 e o reconhecimento internacional de 18 prêmios já conquistados pela qualidade, pelo desempenho e pela tecnologia nos mais exigentes mercados automotivos.


Novo design Volvo

Após três anos de desenvolvimento, parte de um programa de investimentos de US$ 11 bilhões, o Volvo XC90 marca o início de um novo capítulo na história da Volvo Cars.

O design desse SUV conecta os elementos escandinavos presentes no interior e no exterior. Luxo e simplicidade podem ser observados na carroceria, linha de cintura e nos ombros marcantes que terminam nas novas lanternas traseiras. Mas é na dianteira que se nota a principal mudança da aparência do XC90, que será refletida em outros veículos da marca.

A elegante grade frontal é o ícone desse novo design. Ela recebe o renovado “iron mark”, logotipo da marca que fica alinhado com o friso diagonal. Completam as mudanças um novo conjunto ótico dianteiro, com as luzes em formato de T, chamadas de “Martelo de Thor”.

 “A impressão geral, tanto do interior como do exterior, reforça a conexão com os elementos-chave do estilo de vida sueco: o espaço generoso, a valorização da iluminação natural e o foco no bem-estar”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.

O interior do XC90 combina materiais como o couro macio de alta qualidade a controles cuidadosamente esculpidos, como o botão de partida, a configuração da suspensão e o ajuste do volume do sistema de som.

O destaque é a tela sensível ao toque de 9 polegadas no centro do painel, uma tecnologia inédita que reúne todos os comandos do veículo em um único lugar. Os sete lugares individuais trazem um design requintado, que oferece espaço no interior para os passageiros, tanto na segunda, como na terceira fileira. Os assentos da terceira fileira recebem com conforto passageiros de até 1,70 m.

“O novo interior é organizado, e emana formalidade e segurança sofisticadas. A simplicidade está em perfeita sintonia com nossa herança de design escandinavo. É amplo, com generosas superfícies, e nos dá a oportunidade de criar uma arquitetura interior moderna e luxuosa”, explica Ingenlath.

Assistente de condução

O Novo Volvo XC90 é o primeiro SUV de luxo vendido no Brasil com tecnologia semiautônoma de auxílio ao motorista. Sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e o veículo à frente no trânsito, e o sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em curvas leves, em velocidades de até 50km/h.

Acima dessa velocidade, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, com assistência automática de freio e acelerador. O Assistente de Condução permite uma condução segura e confortável, seguindo o carro à frente no tráfego, sempre com a supervisão do motorista.

Segurança avançada

A tradição da Volvo e a preocupação com a segurança trazem para o XC90 a mais completa tecnologia para evitar acidentes. Todas as soluções são oferecidas de série no SUV de luxo, como o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados.

O XC90 é o primeiro carro no mundo com tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. É uma situação comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, onde os limites de velocidade são maiores. O Novo Volvo XC90 detecta um potencial choque e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente.

Na estrada, sair da pista pode causar um acidente, com diferentes causas, como distração do motorista, fadiga ou más condições de clima. O sistema de proteção em saída de estrada registra quando há um cenário de saída de pista e aciona os outros sistemas de prevenção de impactos aos ocupantes em um acidente. 

Um dos principais elementos de prevenção e redução dos impactos aos ocupantes é o design dos bancos do XC90, que inaugura a nova geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço.

Arquitetura SPA

O Novo XC90 foi concebido a partir da moderna plataforma SPA (Scalable Product Architecture), base para os modelos médios e grandes. Versatilidade é a principal característica dessa nova plataforma desenvolvida pela Volvo. As limitações de dimensões em áreas como entre-eixos, balanço dianteiro, altura e da dianteira foram eliminadas. Há apenas uma medida fixa: entre o eixo e os pedais.

Todas as outras dimensões podem ser alteradas. A SPA pode ser a base para um sedan, uma station wagon ou um SUV. No projeto do XC90, além de aproveitar melhor as medidas do espaço interno, com a distribuição de sete assentos individuais, a arquitetura privilegia a instalação dos sistemas mecânicos e eletrônicos e novas tecnologias aplicadas ao veículo.


Motor Drive-E

Todas as versões do Volvo XC90 vendidas no Brasil são equipadas com o novo motor T6 Drive-E. Um propulsor de quatro cilindros leve e compacto, 2.0 litros com supercharger e turbo de 320 cv. O desempenho, a economia de combustível e o baixo nível de emissão são os destaques do Drive-E. O torque de 400 Nm está disponível a 3.700 rpm, garantindo força em qualquer situação.

O XC90 sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h. Em percurso combinado, urbano e estrada, pode fazer até 12,5 km/l, dependendo da condição de estrada, altitude e tipo de combustível, graças ao trabalho do motor com a transmissão Geartronic, de oito velocidades.

Sistema de áudio Bowers & Wilkins

O Novo Volvo XC90 na versão Inscription traz ao Brasil um dos melhores sistemas de áudio do mercado automotivo. Projeto concebido pelos engenheiros da marca sueca com a renomada marca britânica de equipamentos de áudio Bowers & Wilkins (B&W).

O resultado dessa colaboração é a combinação de alto-falantes de alta performance e baixa distorção, com tweeters de domo de alumínio e midranges de Kevlar®, componentes encontrados em caixas acústicas premiadas da marca. Isso inclui um canal central com a tecnologia tweeter-on-top da Bowers & Wilkins, pela primeira vez adotado em um automóvel, proporcionando um som mais potente, limpo e amplo.

“O XC90 usa nossa tecnologia tweeter-on-top, que traz várias vantagens para o ambiente automotivo. Fundamentalmente, ele potencializa o som, refletindo o áudio no para-brisa. Isso significa que o sistema de som da B&W do XC90 é reproduzido de forma incrivelmente tangível e real”, explica Stuart Nevill, chefe de engenharia da fabricante britânica de áudio.

Novas versões do XC90 no Brasil

A Volvo Cars oferece duas versões do Novo XC90 no Brasil com ampla lista de equipamentos de conforto.


Momentum

Na versão Momentum estão presentes todos os itens de conforto concentrados na tela central de 9 polegadas sensível ao toque, que permite ao motorista e ao passageiro controlar o sistema de som premium, o Sensus Navigation Pro e o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração.

Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória, enquanto os assentos traseiros trazem booster integrado, para crianças. A terceira fileira de bancos é de série em todas versões.

Nos itens de segurança, sistemas inéditos como o controle de cruzeiro adaptativo com assistente de condução, que controla freio, acelerador e a direção do carro em situações de trânsito, a nova geração do City Safety, que detecta carros, pedestres e ciclistas até mesmo no escuro. Agora, o sistema também freia automaticamente em cruzamentos, se detectar um carro vindo no sentido contrário. O XC90 também dispõe do exclusivo sistema de proteção em saída de estrada, que aumenta a segurança dos ocupantes caso o carro saia da pista em um acidente.

“Com o XC90, a Volvo dá os primeiros passos para a introdução de sistemas semiautônomos de condução. Uma nova função que permite seguir o carro à frente no trânsito, proporciona uma experiência radicalmente simples e segura no trânsito”, explica Lex Kerssemarkes, vice-presidente sênior de produto, estratégia e linha de produtos da Volvo Cars.

Outras tecnologias presentes na versão Momentum são o assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, o mais moderno da categoria, e faróis principais e de neblina com iluminação 100% LED.

O motorista também pode escolher seu modo de condução: Confort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central. Cada seleção oferece um ajuste específico para motor, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. Nessa versão, o utilitário é equipado com rodas de 19 polegadas.

Inscription

A versão Inscription chega ao mercado com todos os itens da versão Momentum e vai além, trazendo um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel, em parceria com a Bowers & Wilkins. São 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

A versão Inscription também traz o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.

O Novo XC90 Inscription é identificado nos detalhes: o refinado design recebe apliques cromados em vários pontos da carroceria, como na grade frontal e nos frisos da porta, e o cuidado nos detalhes se estende a componentes como a chave revestida de couro. As rodas, nessa versão, são de 20 polegadas.

Por dentro, o Inscription traz novos bancos, com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação, e os bancos traseiros também recebem sistema de aquecimento. Outro detalhe exclusivo é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista.

O Novo XC90 Inscription adiciona ao já completo pacote de segurança os alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, além do BLIS – alerta de ponto cego –  e o inovador sistema de Visão 360º, que projeta na tela central uma visão aérea completa ao redor do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!