segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Alpha Notícias: Volkswagen celebra um ano de produção do cross up!




Versão off-road está disponível com os motores 1.0 MPI e 1.0 TSI, ambos de 3 cilindros, Total Flex e produzidos em São Carlos 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa 

A Volkswagen está comemorando um ano do lançamento do cross up! no mercado nacional. Mais do que ampliar a oferta de versões da família up!, o modelo com estilo aventureiro reforçou a imagem de robustez e segurança do compacto Volkswagen. 

Desde o lançamento do cross up!, toda a linha up! – que conta com as 15 configurações distribuídas entre as versões take up!, move up!, high up!, black/red/white up! e speed up! – ultrapassou a marca de mais de 65 mil unidades vendidas no Brasil (período de setembro do ano passado a setembro de 2015). Esses números consideram as vendas das versões com motor 1.0 MPI e 1.0 TSI – esta lançada em julho de 2015. 


Desempenho e eficiência 

Oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas, o cross up! está disponível em dois motores, produzidos na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP). 

Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores. 

O cross up! TSI leva apenas 9,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 182 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100) no tanque. Com gasolina (E22), o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h. 

Moderno e econômico, o motor MPI 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo. 

Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada. O motor EA211 1.0l pode ser combinado à transmissão manual MQ200 ou à automatizada I-Motion (SQ100), ambas com cinco marchas. 


Arrojo é de família 

O cross up! é o quarto modelo da família Cross, que também é composta pelos modelos CrossFox, Space Cross e Saveiro Cross. O cross up! traz componentes exclusivos para quem busca um hatch urbano que concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes, evidenciando o espírito aventureiro do modelo. 

O nome “Cross” identifica modelos Volkswagen que exibem marcante aparência off-road. A versão aventureira do up! deu ao modelo um aspecto robusto, preservando o desenho limpo e moderno do hatch, que já nasceu como um ícone e cheio de traços fortes e de presença. O visual esportivo e imponente do cross up! é marcado por vários elementos exclusivos, sempre conciliando forma e função. 

O cross up! com motor 1.0 MPI mede 3.628 milímetros de comprimento (acréscimo de 23 milímetros sobre o up!), 1.649 milímetros de largura e 1.506 milímetros de altura. Seu entre-eixos tem 2.421 milímetros. Nas configurações com motor 1.0 TSI, o cross up! tem 30 mm a mais no comprimento: 3.658 mm. 

A abertura da tampa do porta-malas é feita por meio da fechadura elétrica “push button”, uma exclusividade no segmento. Seu destravamento é feito pela porta do motorista. Nesta, o miolo da chave gira em falso em caso de tentativa de arrombamento. 


Inovação e tecnologia de série 

A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. O modelo traz de série pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Também é equipado de série com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa. 

Também conta com limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência. 

Estão incluídos ainda faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel. A ambientação interna é a escura, em preto “titan”. Há duas luzes de leitura para motorista e passageiro. 

O cross up! também traz chave do tipo “canivete”, recurso que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência elétrica “easy drive” (que colabora para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda) e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”. 

Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”. 

Segurança máxima também é de série 

O cross up! oferece o máximo em segurança para os ocupantes, com 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. 

A segurança é reforçada pela oferta de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!