quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Alpha Pesados: Scania testa ônibus movido a lixo




Ficção no filme "De Volta Para o Futuro" é realidade aqui no Brasil

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

A Scania está testando no Brasil o exclusivo ônibus a biometano, que fez demonstrações em algumas cidades comprovando a viabilidade de aplicação dessa tecnologia em larga escala. 

Quem não se recorda da trilogia "De Volta Para o Futuro", quando em 21 de outubro de 2015 o personagem Marty McFly chega ao futuro? O uso de lixo como combustível era um dos "absurdos" em 1985 que os engenheiros da Scania transformaram em realidade.


O biometano é um combustível com base orgânica que pode ser gerado por meio de dejetos de aves, lixo urbano, restos de alimentos entre outras fontes. Em um dos testes, o biometano foi gerado dos dejetos de galinhas. É isso mesmo. O que demonstra seu potencial para o mercado do agronegócio. Em outro teste neste ano, outra coincidência com 2015 o escolhido no filme, ele fez sua primeira demonstração abastecido com biometano proveniente do lixo urbano produzido na cidade do Rio de Janeiro, transformado pela Usina Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia. 

Outra vantagem que já pode ser desfrutada hoje é que além de reduzir em 85% o nível de emissões, o custo por quilômetro do biometano é menor em quase 60% ante um veículo similar a diesel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!