Doe Teleton

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Alpha Serviços: Fique atento sobre a presença de ferro no combustível




Análise das velas de ignição identifica presença do contaminante que pode danificar diversos equipamentos do veículo

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A NGK constatou a presença de óxido de ferro na ponta ignífera das velas de ignição de veículos dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. 

Após análise, foi confirmada que a origem do contaminante avermelhado é do combustível, que, quando acumulado no componente, causa falhas de ignição e, consequentemente, perda de potência. Também pode se instalar nos sensores de oxigênio e no catalisador, comprometendo os equipamentos.

Conhecido por aumentar a octanagem do combustível, o ferro não é um dos componentes da gasolina produzida no Brasil e pode ter ocorrido por um processo de contaminação ou uso de aditivo não homologado. Por meio de pesquisas, a multinacional japonesa constatou que pouco tempo após o início da utilização, as velas de ignição apresentam acúmulo de resíduos, causando dificuldades de partida, falhas de funcionamento em médias e altas rotações, além de elevação do nível de emissões de poluentes e consumo de combustível. 

De acordo com a NGK, durante análise visual de peças também foram detectados sinais de fuga de corrente, um fenômeno conhecido como flash over. Por ser um condutor elétrico, a presença de ferro na ponta da vela provoca perda de isolação, reduzindo a eficiência na queima do combustível. Por ter alto ponto de fusão, nem mesmo o funcionamento do motor é capaz de promover a autolimpeza dos itens. 

“Em casos de uso prolongado de velas contaminadas por óxido de ferro, o Flash Over cobre a superfície do isolador da peça, o que pode induzir o mecânico a confundir com uma vela carbonizada”, alerta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK. 

Segundo a fabricante, é possível identificar o acumulo do contaminante pela inspeção visual da peça. Nestes casos, a recomendação é substituir o jogo de velas de ignição e verificar o estado do sensor de oxigênio e do catalisador, que também podem ser afetados. Também é necessário atentar-se ao combustível presente no tanque, que pode ainda conter o contaminante. O resultado desta análise reforça a utilização das velas de ignição como meio de diagnóstico de falhas e perda de rendimento do motor do veículo. 

Pelas informações do SAC, a NGK constatou a presença de óxido de ferro em veículos de diversos estados do País, como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. O fato foi confirmado pela análise contratada pela empresa junto ao Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, a Falcão Bauer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana