terça-feira, 10 de novembro de 2015

Alpha Notícias: Empresas apresentam no "Digital A9 Motorway Test Bed" primeiros aplicativos de segurança




Primeiro projeto na visa a aprimorar a segurança na estrada e o controle de tráfego

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

As empresas Continental, Deutsche Telekom AG, Fraunhofer ESK e Nokia Networks demonstraram a comunicação em tempo real entre veículos por meio da rede de celular LTE, durante a "Innovation Charter for thedigital A9motorway test bed". 

O exercício demonstra como veículo na estrada conseguem compartilhar informações de perigo usando a rede LTE da Deutsche Telekom. Visto que tempos de transmissão extremamente curtos são vitais para esse propósito, uma seção da rede da Deutsche Telekom foi equipada com tecnologia de informática Mobile Edge da Nokia Networks, e atualizada com tecnologia de localização de posicionamento desenvolvida pela Fraunhofer ESK. 


Essa combinação vai, pela primeira vez, permitir tempos de transporte de sinal entre dois veículos de menos de 20 milisegundos. A combinação da tecnologia com a interface eletrônica do veículo desenvolvida pela Continental causará o surgimento de vários aplicativos diferentes voltados a tornar o ato de dirigir mais seguro e mais confortável. 

Alexander Dobrindt, ministro federal alemão dos transportes e infraestrutura digital, comentou: "Com a 'digital A9 motorway test bed', criamos uma oferta neutra de tecnologia para a indústria e a pesquisa. As empresas de inovação podem experimentar uma direção automatizada e em rede em condições de vida real na estrada. Estamos, em um sentido bastante real, trazendo o laboratório para a estrada. Essa é a primeira demonstração de comunicação carro-a-carro via conexão de celular em alta velocidade com desempenho próximo ao 5G. Com isso, estamos dando um salto para a era digital em tempo real na estrada. Isso tornará o tráfego mais previsível para motoristas e vai ajudar a evitar engarrafamentos e acidentes. O projeto destaca o fato de que a Alemanha está abrindo caminho para a Mobilidade 4.0 no mundo digitalizado. Nossa ambição é tornar a classificação "testada nas rodovias alemãs" internacionalmente reconhecida como padrão." 

Tim Höttges, CEO da Deutsche Telekom, acrescentou: "A mobilidade digital requer uma rede de telecomunicações nacional rápida. Aspiramos a ser a principal operadora de telecomunicações da Europa e é por isso que estamos na vanguarda quando se trata de desenvolver novos padrões. Estamos participando da "digital A9 motorway test bed" porque queremos tornar o ato de dirigir mais seguro e ajudar a reduzir significativamente o número de fatalidades no trânsito." 

Ralf Lenninger, diretor de estratégia e inovação na divisão interior da Continental, declarou: "Na Continental, entendemos claramente que a Internet ajuda a aprimorar o veículo. O princípio por trás disso é simples: quanto mais um veículo conhece sobre os arredores e o comportamento de outros usuários da estrada, menor é seu consumo de energia e menores as fatalidades de trânsito. A comunicação em tempo real com outros veículos e com a infraestrutura de comunicação e estrada permite aos veículos reagirem a situações que nem os olhos do motorista nem os sensores do veículo conseguem identificar." 

Kathrin Buvac, diretora de estratégia da Nokia Networks, acrescentou: "Estamos impulsionando o desenvolvimento da tecnologia móvel de comunicação de quinta geração, a fim de que nossos clientes - incluindo a Deutsche Telekom - estejam equipados para casos de uso futuro à luz da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas. A digitalização do setor automotivo desempenha um papel importante - principalmente na Alemanha. A comunicação nesse campo deve funcionar praticamente em tempo real. Com a Mobile Edge Computing, que foi desenvolvida principalmente pela Nokia, já estamos integrando elementos de 5G em redes LTE modernas e estamos apoiando vários aplicativos novos. Dessa maneira, estamos desempenhando nossa parte em tornar o ato de dirigir mais seguro para o futuro." 

Professor Dr.-Ing. Rudi Knorr, diretor o instituto Fraunhofer ESK, também contribuiu com este comentário: "Uma rede de contatos confiável vai aumentar consideravelmente a segurança para todos os usuários rodoviários. Com nossa pesquisa focada em aplicativos, estamos auxiliando a indústria no rápido desenvolvimento de uma rede de contatos veicular confiável. Especialmente em sistemas cooperativos de auxílio ao motorista - nos quais os veículos precisam de sugestões de direção de um intermediário - a comunicação robusta e constante em tempo real é essencial." 

Informações sobre a tecnologia 

O projeto envolveu atualizar a rede LTE existente da Deutsche Telekom em seções da A9 motorway test bed com tecnologia Mobile Edge Computing da Nokia Networks. As estações base LTE foram atualizadas com módulos plug-in (conhecidos como "cloudlets"). Esses cloudlets garantem que as informações sejam diretamente encaminhadas dentro das células, em vez de transportar os dados por meio da rede móvel pela nuvem. Isso significa que a latência de ponta a ponta pode ser drasticamente reduzida a 20 milissegundos ou menos. Sem a nova tecnologia, a transmissão de sinais entre dois veículos por meio das redes LTE e a nuvem central pode chegar a cem milissegundos, no melhor dos casos, e até mesmo a centenas de milissegundos em condições desfavoráveis. Os aplicativos de segurança na estrada por meio de redes móveis só são possíveis graças a ess a transmissão rápida de dados. 

Os veículos testados contêm uma unidade integrada, que está conectada aos sistemas do veículo e se comunica com a rede LTE por meio de um módulo sem fio. A Continental fornece a interface aos sistemas integrados dos carros por meio do bus CAN e de um software de aplicativo para tablet. A Fraunhofer ESK desenvolveu o software GeoService, que garante que os dados de posicionamento dos veículos sejam registrados e processados diretamente na estação-base LTE. O serviço geográfico nas estações-base móveis permite que alertas de incidentes possam ser enviados praticamente em tempo real a todos os veículos na área relevante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!