Doe Teleton

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Alpha Notícias: Fiat faz a entrega do prêmio "Academia Lean 2nd Tier"



12 fornecedores second tier participaram do programa de capacitação

Texto: Assessoria de Imprensa

Como parte de seus contínuos esforços para fortalecer a cadeia produtiva do setor automobilístico no Brasil, a Fiat premiou as 12 empresas que participaram do programa de capacitação Academia Lean 2nd Tier, destinado aos fornecedores dos fornecedores da fabricante de automóveis.

Entre novembro do ano passado e abril deste ano, representantes das empresas participantes aprenderam conceitos de manufatura enxuta (Lean Manufacturing). Eles foram capacitados, por meio de treinamento e desenvolvimento de projetos, em técnicas e ferramentas essenciais para implementação de projetos de melhoria e otimização de processos (Kaizen), o que promove sinergia entre a fabricante e seus fornecedores.

Os conceitos expostos em sala de aula são aplicados pelos participantes na solução de um problema real em suas empresas, sob a consultoria de especialistas contratados pela Fiat. No evento foram premiados os projetos que atingiram plenamente os objetivos traçados, utilizando a metodologia repassada. Na categoria Excelência, os troféus foram entregues às equipes das empresas K-JET Indústria e Comércio Ltda., Felix Quality Print Industria Automotiva Ltda., Fageton Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., Rontan Eletro Metalúrgica Ltda. e Petronas Lubrificantes Brasil.

Na ocasião, a Fiat também abriu as atividades da próxima turma da Academia Lean 2nd Tier, que será realizada entre novembro deste ano e abril de 2016. Para os fornecedores de segundo nível (second tier) com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano, a Fiat mantém uma parceria com o Sebrae, que subsidia 80% dos custos de participação no curso por meio da linha de financiamento Sebraetec. 

O programa

A Academia Lean foi criada em 2007 pelo Grupo de Compras e pelo Centro de Competências da Fiat. Tem por objetivo disseminar as práticas de manufatura enxuta entre os fornecedores da empresa, contribuindo para melhorar a competitividade de toda sua cadeia de fornecimento no Brasil. O programa é oferecido a empresas second tier desde 2012. Esta foi a quarta turma específica para esse público.

A partir de 2011, fornecedores da CNH e da Iveco, empresas do Grupo CNH Industrial, também foram incluídos do programa. No ano passado, foi formada a primeira turma da Academia Lean para os fornecedores do Polo Automotivo Jeep de Goiana (PE), por meio de parceria com o IEL/PE (Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco).

No total, 1.050 profissionais de 347 fornecedores participantes da Academia Lean já implantaram aproximadamente 500 projetos de melhoria, com resultados tangíveis e intangíveis bastante significativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana