quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Alpha Notícias: Volkswagen desenvolve solução para limpar o ar das cabines de pintura




Novo conceito de separação a seco de partículas de tinta gerou R$ 6,5 milhões em redução de custos 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa 

A Volkswagen do Brasil implantou na fábrica de Taubaté um conceito inovador e altamente eficiente para a retirada das partículas de tinta não absorvidas no processo de pintura, que proporcionou no período de um ano uma economia de R$ 6,5 milhões à unidade. 

O novo scrubber, que é o nome dado ao processo de limpeza do ar que circula nas cabines de pintura, absorve o overspray (resíduo de tinta que fica no ar) por meio de um filtro de fibra de vidro ou polímero, sem a necessidade de utilizar água ou energia eletrostática. As partículas de tinta que não aderiram à carroceria ficam retidas nas mantas, formando uma borra seca, que é enviada para destinação adequada, sendo reutilizada como fonte energética em coprocessamento.

O novo scrubber gerou uma patente para a empresa junto ao Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial (INPI) e permitiu reduzir em 73% os impactos ambientais energéticos onde o sistema está instalado (relacionados ao aquecimento global; formação de chuva ácida; camada de ozônio e eutrofilização, que é o excesso de matéria orgânica em rios), diminuindo também em 40% a geração de resíduos no processo.

Tecnicamente simples e com forte apelo ambiental, o sistema foi desenvolvido por especialistas das áreas de manutenção e operação da própria Pintura da fábrica. Todo o processo utiliza 22 filtros em três camadas de mantas por linha de produção e sua manutenção acontece em uma única vez por dia, em paralelo à limpeza das cabines, sem que haja a necessidade de paralisar a produção. A troca da manta é realizada em apenas oito minutos.

“A iniciativa está em linha com o programa mundial da Volkswagen ‘Think Blue. Factory.’, que tem a meta de reduzir em 25% os consumos de água e energia, a destinação de resíduos do processo produtivo a aterros e as emissões de CO2 e de solventes até 2018 (em relação a 2010), em todas as fábricas da Volkswagen no mundo. Para conquistar essas metas, incentivamos nossa equipe a colaborar com ideias para o uso cada vez mais eficiente de recursos, além de investir em processos e equipamentos mais inovadores”, afirma o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

Para o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, a inovação representa um importante avanço tecnológico para a Volkswagen do Brasil e um marco para a fábrica de Taubaté. “A tecnologia desenvolvida pelos nossos profissionais está se tornando referência para outras unidades do Grupo Volkswagen, uma vez que o novo conceito está em estudo para ser implantado nas cabines de Pintura de outras fábricas do Grupo Volkswagen no exterior”, destacou.

Tecnologias da Pintura em Taubaté

Em operação desde 2013, a Pintura da fábrica de Taubaté estabeleceu novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, sendo referência na indústria automobilística brasileira. As inovações tornaram o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% o consumo de energias (elétrica e térmica) e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.

O processo utiliza 110 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Essa tecnologia permite eliminar uma camada de tinta do processo (Primer). Além disso, nesse processo, os robôs fazem medição a laser, sem tocar na carroceria, para garantir a espessura da camada final aplicada. A tecnologia também oferece ganho ambiental, pois se elimina a energia necessária para uma etapa de secagem, referente ao Primer.

Outra inovação, o transportador de carrocerias usado nas fases iniciais da pintura, utilizado pela primeira vez na América do Sul, permite giro de 360 graus das carrocerias dentro dos banhos do processo eletrolítico (KTL). A tecnologia elimina eventuais bolhas de ar e melhora substancialmente a eficácia da proteção anti-corrosiva e a qualidade do produto.

A Pintura da fábrica de Taubaté também é ecológica, trabalhando com tinta à base d'água. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, essa tecnologia de tinta à base d'água permite uso mínimo de solventes e de gás natural em sua operação.

Atualmente a fábrica de Taubaté é responsável pela produção de todas as versões do Volkswagen up!, modelo com mais de 100 mil unidades produzidas desde 2014 e exportado para países como Argentina e Uruguai, marcou o início de uma nova era para a empresa no País, conciliando desempenho, economia de combustível e segurança para os ocupantes. Os modelos Gol (que também é produzido na unidade da Anchieta) e Voyage também são produzidos na fábrica, que opera há 39 anos e já produziu mais de 6,3 milhões de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!