Connect with us

Alpha Esportes: Márcio Campos conquista o Brasileiro de Turismo 2015

Published

on



Gaúcho terminou em 14º em Interlagos e fechou a temporada com quatro pontos à frente do vice-campeão Dennis Dirani 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A principal categoria de acesso à Stock Car consagrou na manhã deste domingo, 13 de dezembro, em Interlagos, o seu mais novo campeão. 

Márcio Campos, piloto gaúcho da Motortech Competições, garantiu a conquista com um 14º lugar e quatro pontos a mais que Dennis Dirani, aniversariante do dia que fechou a prova na terceira posição e a temporada como vice-campeão.

A corrida foi vencida por Felipe Guimarães, que largou da pole position e foi seguido o todo por Edson Coelho Jr. Com claros sinais de tensão desde o início da prova, logo após a largada seis carros se envolveram em um acidente na reta oposta – e incluiu Campos – e obrigou a entrada do safety car.

O piloto da Motortech teve de parar nos boxes para fazer reparos, perdendo uma volta em relação aos líderes, mas conseguiu voltar à pista na 14ª posição. Com Dennis Dirani em terceiro, a disputa ainda assim terminaria com o gaúcho campeão. E assim terminou a corrida, para alívio de sua equipe.

“A gente merecia o título pela campanha que fizemos. Essa equipe é maravilhosa. Eu tinha um carro muito bom hoje para ir para cima, porque a classificação havia sido um acaso – peguei tráfego, me dei mal – e tomar essa pancada na primeira volta era algo que não merecíamos, pela campanha que fizemos e pela qualidade de todo o time”, disse o novo campeão. 

“Felizmente deu para trazer o carro de volta e nem sei como ele aguentou com a barra de direção toda torta. Só tenho a agradecer, estou sem palavras neste momento. Foi uma das corridas mais tensas da minha vida – todas as finais foram assim: teve corrida que eu tinha de chegar em sétimo para ser campeão e eu terminava em sétimo, então esta foi mais uma para entrar na história. A tensão era tão grande que eu e o chefe de equipe ficamos quietos, só concentrado em levar o carro para casa. O silêncio era a maior prova da tensão desta corrida”, concluiu.

Dennis Dirani, que encerra hoje sua primeira temporada no automobilismo após tantos anos no kart, não mostrou decepção alguma. Pelo contrário. “Foi ótimo. O que tem de ser, deixa rolar. Eu já estava feliz com o vice, é minha primeira temporada no automobilismo. Quase deu, com os problemas que o Márcio teve, mas ele é merecedor; teve seis vitórias no ano, uma temporada fantástica para ele, um cara do bem. Fico feliz por ele, por mim e por toda a equipe, que é nova, tudo novo. Hoje faz um ano e três dias que tive meu primeiro contato com a Shell e concretizar desta maneira é sensacional. Parabéns ao Márcio”, finalizou o paulistano, que promete tentar o título em 2016.

Resultado da oitava e última etapa*:

1-) 66 Felipe Guimarães (W2 Racing) – 20 voltas em 38min10s304 (média de 135,6 km/h)
2-) 99 Edson Coelho (J. Star Racing) – a 0s609
3-) 128 Dennis Dirani (Voxx Racing) – a 7s097
4-) 28 Danilo Dirani (Bravar) – a 15s492
5-) 35 Gabriel Robe (Motortech Competições) – a 17s113
6-) 69 Gustavo Myasava (J Star Racing) – a 17s456
7-) 79 Adibe Marques (Voxx Racing) – a 38s737
8 -) 36 Flavio Matheus (Nascar) – a 39s169
9-) 17 Pietro Rimbano (C2 Team) – a 43s415
10-) 11 Pedro Boesel (R Sports) – a 55s779
11-) 86 Gustavo Frigotto (R K L Motorsports) – a 56s714
12-) 84 Fernando Croce (Hitech Racing) – a 1min42s791
13-) 23 Marco Cozzi (W2 Racing) – a 1 volta
14-) 31 Marcio Campos (Motortech Competições) – a 2 voltas
15-) 111 Lukas Moraes (RR Racing) – a 5 voltas

NÃO COMPLETARAM

16-) 55 Renato Braga (R K L Motorsports) – a 18 voltas
17-) 33 Antonio Matiazi (R K L Motorsports) – a 19 voltas
18-) 2 Mauri Zacarelli (R Sports) – a 38 voltas
19-) 38 Duilio Squassoni (Bravar) – a 38 voltas
20-) 52 Victor Amorim (R Sports 2) – a 38 voltas

MELHOR VOLTA: Edson Coelho, 1min47s828 (144,0 km/h)

*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO

1-) Márcio Campos – 175 pontos
2-) Dennis Dirani – 171
3-) Edson Coelho – 136
4-) Gabriel Robe – 125
5-) Pedro Boesel – 123
6-) Marco Cozzi – 120
7-) Felipe Guimarães – 117
8 -) Danilo Dirani – 113
9-) Adibe Marques – 105
10-) Gustavo Myasava – 83
11-) Felipe Donato – 67
12-) Renato Braga – 59
13-) Lukas Moraes – 57
14-) Renato Jader David – 56
15-) Antonio Matiazi – 56
16-) Mauri Zaccarelli – 46
17-) Flavio Matheus – 42
18 -) Tito Morestoni – 31
19-) Gustavo Frigotto – 24
20-) Marco Tulio – 17
21-) Pietro Rimbano – 16
22-) Gustavo Lima – 11
23-) Fernando Croce – 10
24-) Victor Amorim – 9
25-) Wilson da Costa Jr. – 4 

CAMPEONATO DE EQUIPES – FINAL

1-) Motortech Competições – 300 pontos
2-) Voxx/Shell Racing = 276
3-) W2 Racing – 237
4-) J.Star Racing – 219
5-) RSports – 168
6-) RKL Motorsports – 115
7-) Bravar – 113
8 -) Hitech Racing – 107
9-) Nascar Motorsport – 71
10-) RR Racing – 57
11-) C2 Team – 37
12-) RKL 2 – 24
13-) Motortech – 22
14-) Nascar 2 – 18
15-) RSports 2 – 8
16-) C2 Motorsport – 0

Notícias

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

Published

on

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

A Stellantis celebra os 75 anos do escorpião mais famoso do mundo: a Abarth foi fundada em 1949, quando Carlo Abarth fundou a então preparado de carros de corridas com o piloto Guido Scagliarini. Em 1971 foi totalmente assumida pelo Grupo Fiat – que hoje faz parte da Stellantis.

Primeiro Abarth com o emblema do escorpião o 204 A, derivado do Fiat 1100

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

O primeiro Abarth foi o 204 A, derivado do Fiat 1100, após Carlo Abarth ter a ideia de complementar as atividades de corrida com a produção de kits de tuning para carros de produção em massa com o objetivo de aumentar sua potência, velocidade e aceleração.

Os componentes do escapamento tiveram lugar de destaque e, ao longo dos anos, se tornaram marca registrada do “estilo Abarth”. Assim, em alguns anos, a Abarth & C. se tornou global. Em 1962, a marca já produzia 257 mil tubos de escape, 65% dos quais destinados aos mercados de exportação.

O auge do sucesso veio no final da década de 1950 e nos anos 1960. Com um Fiat Abarth 750 projetado por Bertone, a marca quebrou o recorde de resistência e velocidade em 1956. Em 18 de junho, na pista de Monza, quebrou o recorde de 24 horas, cobrindo 3.743 km a uma velocidade média de 155 km/h.

Então, de 27 a 29 de junho, no mesmo circuito, acumulou vários recordes: os 5 mil e 10 mil km, as 5 mil milhas e as 48 e 72 horas. O mesmo veículo foi projetado pela Zagato em duas versões diferentes: o Fiat Abarth 750 Zagato (1956) e o Fiat Abarth 750 GT Zagato (1956).

Advertisement

Em 1958, Carlo Abarth criou uma verdadeira obra de arte com o novo Fiat 500, transformando completamente o pequeno carro utilitário e aumentando ao máximo seus potenciais.

São diversos os modelos que se destacaram na história do automobilismo

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

No mesmo ano, a marca intensificou sua parceria com a Fiat, que se comprometeu a dar prêmios com base no número de vitórias e recordes que a equipe conquistasse. Foram dez recordes mundiais, 133 recordes internacionais e mais de 10 mil vitórias em pistas de corridas.

A lenda continuou a crescer, tornando-se um nome familiar. Os anos 60 foram a década de ouro de Abarth, que se tornou sinônimo de velocidade, coragem, desempenho e desenvolvimento.

São diversos os modelos que se destacaram na história do automobilismo: do 850 TC, que foi vitorioso em todos os circuitos internacionais, ao Fiat Abarth 1000 Berlina e à 2300 S, que obteve uma extraordinária série de recordes na pista de Monza.

A lenda continuou com o Fiat 124 Abarth, vencedor do título europeu de 1972 e 1975; o Abarth 131, campeão mundial de ralis em 1977, 1978 e 1980, e o Ritmo Abarth. Carlo Abarth faleceu em 24 de outubro de 1979, sob o signo de escorpião, o mesmo de seu nascimento e que inspirou o emblema ostentado em seus carros.

Advertisement

Ainda assim, o glorioso passado da marca foi atualizado em 2008, quando foi relançada com uma nova linha criada para entusiastas do automobilismo, como o Abarth Grande Punto (2007) e o Abarth 500 (2008), além de kits de tuning para cada carro.

O auge do sucesso veio no final da década de 1950 e nos anos 1960

Stellantis celebra 75 anos da marca Abarth

Desde então, diversos novos modelos chegaram ao mercado, como o 695 Tributo Ferrari (2010), o 595 Yamaha Factory Racing (2015), o 695 Biposto Record (2015), o 695 Rivale (2017), o 124 spider (2016), o 124 GT (2018), o esseesse 595 e o 124 Rally Tribute (2019), o 595 e o 695 (2022). A marca ainda entrou em uma nova era com a apresentação em 2022 de seu primeiro modelo envenenado elétrico: o Novo Abarth 500e.

História da Abarth no Brasil

A marca do escorpião já teve dois modelos vendidos no país antes de sua fase atual. Em 2002, lançou o Stilo, com a versão mais potente do hatch. Ela era equipada com um motor de cinco cilindros, 2,4 litros, 167 cavalos de potência e 22,8 kgfm de torque. Sua velocidade máxima era de 212 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h era de apenas 8,4 segundos.

Já em 2014 foi a vez do icônico 500 Abarth que, ainda mais rápido, fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o propulsor 1.4 Multiair 16 V Turbo com 167 cavalos e 23 kgfm de torque.

Advertisement

O design também trazia referência à esportividade da marca, com 16 elementos espalhados pela carroceria e interior do modelo, compondo linhas e contornos exclusivos.

Em 2022, o escorpião fez história novamente. Desta vez, com o Pulse Abarth, primeiro SUV da marca no mundo. Com a missão de marcar o retorno do escorpião mais famoso ao país, o modelo traz performance no seu DNA, foi desenvolvido no Brasil e é fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG). Com motor Turbo 270, ele é o mais rápido do país na sua categoria.

Já no ano passado, a família brasileira do escorpião aumentou, com a chegada do Fastback Abarth no final de outubro. Com design ainda mais esportivo, ele mantém os traços que fazem sucesso no SUV Coupé, com um toque da direção provocante do escorpião mais famoso do mundo.

E claro, não poderia deixar a desejar na performance: vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, tem velocidade máxima de 220km/h e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cv.

Advertisement
Continue Reading

Pesados

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

Published

on

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia Internet das Coisas

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia da Internet das Coisas

“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Ele contempla a implementação de um exclusivo sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção, em tempo real, entre a linha de produção e pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão de sua operação. O alcance em relação à tecnologia anterior será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que será necessário originalmente.

Maximização da eficiência

Advertisement

Dispositivos com tecnologia 100% nacional – os chamados TaggenBeacons – são monitorados por antenas (Taggengateways) parametrizadas com a tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Tudo conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria e altamente resistente às intempéries para criar a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System, em inglês).

Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam rapidamente mapear a posição de seus veículos. A qualquer tempo, de qualquer celular.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explica que a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos envolvidos neste projeto-piloto advém do convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) por meio de sua linha Rota2030.

“Estamos muito felizes com essa parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus que é líder de mercado, uma empresa sempre atenta às inovações que otimizam seus processos e investindo nos avanços da Indústria 4.0 e da IoT. Este é um projeto estratégico que vai proporcionar agilidade, maximização da eficiência e redução de tempo à VWCO. Nossa solução que envolve sistemas em cloud, smartphones e dispositivos IoT já está em estágio de ‘go to market’ e esta primeira etapa com a VWCO é um passo relevante para comprovarmos os ganhos e retornos esperados”, destaca.

Advertisement
Continue Reading

Notícias

Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

Published

on

Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

A Volvo Cars anunciou sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para cumprir uma missão bastante ambiciosa no mercado brasileiro: lançar o EX30 no Brasil e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

Os sete novos executivos da Volvo Cars também têm a missão de lançar o EX30 no País

“Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

A mudança é reflexo do anúncio feito ano passado, quando a operação da América Latina teve uma ampliação de escopo e passou a ser responsável pela gestão de todos os importadores da Volvo globalmente, tornando-se GILA – GGlobal Importers + Latin America, sob a gestão de Luis Rezende.

Em outubro de 2023, a Volvo Car Brasil anunciou que o país passaria a englobar a operação de 60 países ao redor do mundo. Desde então, a estrutura local tem se preparado para abraçar o novo desafio.

Com o recente anúncio, a Volvo cria um time específico para a operação Brasil e reforça o seu comprometimento com o país.

Advertisement

Ao todo, a empresa anunciou sete novos diretores: Tatiane Faria (diretora de Network), João Reia (diretor de Finanças), Mirella Cambrea (diretora de Marketing), Rita Leme (diretora de RH para GILA), Eduardo Oshima (diretor de Pós-Vendas), Ricardo Ferreira (diretor de Segurança Corporativa Latam) e Christian Becker Sahd (diretor de Vendas).

Eles se juntam a Marcelo, Luciano Ferreira (diretor Jurídico) e Guilherme Galhardo (head de Eletrificação e diretor de Digital) – ambos já diretores para a região, e agora exclusivamente para o Brasil.

Em 2023, a Volvo Car Brasil emplacou mais de 8.600 carros, consolidando o melhor ano da montadora sueca no Brasil. Para 2024, com a chegada do EX30, a expectativa é que a empresa consiga dobrar o número de emplacamentos no país.

Mais sobre os novos executivos

Tatiane Faria assumiu a diretoria de Network e é formada em Administração e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em gerenciamento e planejamento de eventos pela ESPM e pós-graduação em Trade Marketing pela FGV. Está na Volvo desde 2014 e passou pelas áreas de Eventos, Trade Marketing e Mercados Importadores.

Advertisement

João Reia assumiu a diretoria de Finanças e é formado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia – IMT e pós-graduado em Gestão Financeira pelo Insper. Possui larga experiência nas áreas Financeira e Comercial de importantes companhias dos setores de varejo e serviços. Ingressou na Volvo em 2019.

Luciano Ferreira manteve-se no cargo de diretor Jurídico e é advogado há mais de 24 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Possui muita experiência em escritórios de advocacia no Direito Empresarial, com mais de 15 anos exercendo a Gestão do Departamento Jurídico de empresas. Ingressou na Volvo em 2016.

Rita Leme assumiu a diretoria de RH para Global Importers e Latam. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu toda a sua carreira na área de Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado no setor de serviços e de papel e celulose. Entou na Volvo Cars em janeiro de 2024;

Eduardo Oshima assumiu o cargo de diretor de Pós-venda e é administrador de empresas, com MBA em Business Administration pelo Insper e mestrado em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 24 anos na indústria automotiva com passagens por Renault, Jaguar, Land Rover, Grupo Stellantis e Ducati. Ingressou na Volvo Cars em 2018.

Mirella Cambrea é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing pela ESPM. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria automotiva, e entrou na Volvo em 2001. Além da área de Marketing, trabalhou também na área de Inovação na qual, entre outras atividades, liderou o lançamento do plano de carga rápida da companhia. Retornou ao Marketing da empresa sueca em 2023 e agora assumi a diretoria.

Advertisement

Christian Becker Sahd é formado em Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística pela FEI, e possui Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP. Com 27 anos de experiência no ramo automotivo, já passou por diferentes marcas do segmento premium e de volume. Está na Volvo Cars desde 2016 e já passou por diversas áreas como Vendas & Marketing, Estratégia, Experiência do Consumidor, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado, atuando agora como diretor de Vendas.

Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital, é Engenheiro Elétrico e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie. Certificado PMP com atuação em Gerenciamento de Projetos por mais de 10 anos, entrou na Volvo em 2020.

Ricardo Ferreira é diretor de Segurança Corporativa LatAm desde março de 2024, além de membro da Overseas Security Advisory Council (OSAC) e da American Society for Industrial Security (ASIS). Conta com mais de 24 anos de experiência na área de Segurança e grande experiência no mercado latino-americano. Foi responsável pela segurança de grandes corporações globais quando atuou como Diretor de Segurança LatAm para um importante empresa de Consultoria de Segurança Corporativa americana.

Continue Reading

Trending

Copyright © desde 2013 Alpha Autos