segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Alpha Serviços: Antes de viajar, faça uma checagem completa no automóvel



Os pneus precisam estar em boas condições e com a calibragem correta

Texto: Assessoria de Imprensa

O fim do ano está chegando e muitas pessoas vão viajar de carro com a família. Mas antes de pegar a estrada é essencial fazer uma revisão completa no automóvel. 

Desde a suspensão e o motor até os freios, fluidos, componentes elétricos e limpadores de para-brisa, nada deve passar despercebido. 

Os pneus também merecem atenção especial. A Goodyear alerta que é importante fazer a calibragem com a pressão correta, que é indicada pelo fabricante do veículo. 

Também é importante ficar atento às condições dos pneus. Quando a profundidade dos sulcos for inferior a 1,6 mm, eles devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, há indicadores nos sulcos, identificados por um triângulo na lateral”, avisa. Vale lembrar ainda que, na chuva, é primordial dirigir de forma segura, reduzindo a velocidade para evitar a chance de aquaplanagem. 

Outro ponto importante é fazer regularmente a calibragem dos pneus. A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do componente e, consequentemente, sua durabilidade. O motorista deve calibrá-los de acordo com o indicado no manual do proprietário ou nas etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível. 

Outro item que deve ser checado é o estepe. Não se esqueça de conferir a sua calibragem e condições gerais, assim como a presença de chave de roda e do triângulo. Mas fique atento: o fato de nunca ter usado este pneu não significa que ele esteja em boas condições de uso.

Manutenção preventiva

Mas a checagem do veículo não deve ser feita apenas antes de uma viagem. Neste mês de dezembro, a Agenda Positiva do Observatório Nacional de Segurança Viária, idealizador do Movimento Maio Amarelo – que tem por objetivo unir a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada por um trânsito mais seguro -, aborda um tema que envolve questões importantes para a segurança de todos, para o bolso dos condutores e pode contribuir, de forma significativa, com o meio ambiente: a manutenção preventiva dos veículos. Todo condutor deve estar atento e cuidadoso para que seu veículo circule em condições adequadas.

É importante ressaltar que todo veículo sofre desgastes enquanto é utilizado, independentemente do cuidado do condutor; e para reduzir esses desgastes e minimizar os seus efeitos, a manutenção preventiva é a decisão mais acertada e econômica.

Mas tem gente que acaba adiando a manutenção preventiva para economizar e, quando percebe, acaba sendo obrigada a fazer a manutenção corretiva. Nesse caso, o gasto é muito maior. Não existem dúvidas que a prevenção é sempre mais barata; além disso, o motorista poderá evitar panes e falhas inesperadas que podem trazer inúmeros transtornos.

Mas quando e onde fazer a manutenção preventiva? O ideal é estar atento aos prazos indicados pela montadora do veículo e fazer a revisão respeitando as datas. O condutor pode, por exemplo, verificar o nível de água do radiador, nível de óleo, calibragem e condições dos pneus e luzes do veículo. Caso algum desses itens apresente mau funcionamento ou vazamentos, procure um mecânico. Cuidado com os prazos e quilometragens para realizar a troca de óleo, isso aumenta bastante a vida útil do motor.

O mecânico deve verificar todo o sistema de freios – pastilhas, lonas, discos e fluidos; troca dos filtros de óleo, ar e combustível; as velas; a correia dentada ou a corrente; e o alinhamento e balanceamento do veículo. Com esses cuidados, faça sua viagem tranquilo e seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!