domingo, 27 de dezembro de 2015

Coluna "Mecânica Online": Sistemas de assistência de direção




Segurança ativa e passiva para automóveis de passeio

Tarcisio Dias*

Vamos chegando ao final de mais um ano e muita gente já começa a se preparar para cair na estrada com seu automóvel para aproveitar o momento de confraternização que essa época de Natal e Ano Novo nos reserva. Infelizmente, após essas festas, observamos que muitos desses encontros terminam não acontecendo, ficando, literalmente, pelo meio do caminho. 

Então, caro leitor, fique esperto na condução agora, enquanto não temos disponíveis em nossos veículos, tecnologias como as que vou apresentar abaixo, que tive a oportunidade de conhecer na prática, num evento promovido pela Mercedes-Benz do Brasil, para demonstrar tecnologias de assistência de direção presentes nos veículos da marca.

Durante o evento foram apresentados itens relacionados à segurança ativa e passiva para automóveis de passeio, como o Active Lane Keeping Assist, Active Blind Spot Assist, COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, PRE-SAFE® Brake com reconhecimento de pedestre e o DISTRONIC PLUS com Steering Assist.

“Segurança é um dos principais pilares da Mercedes-Benz desde 1886, com a invenção do automóvel e, hoje, oferecemos tecnologias desenvolvidas para contribuir tanto para a segurança dos condutores quanto dos pedestres, motociclistas e ciclistas. Além disso, acreditamos que o desenvolvimento de sistemas de assistência cada vez mais avançados contribui muito para a interação entre veículos, tornando regiões com tráfego intenso mais dinâmicas e seguras”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Os modelos utilizados durante o evento foram o Classe C e GLA, duas das principais plataformas do atual portfólio da Mercedes-Benz. 

Entre as características dos sistemas apresentados, destaca-se a forma combinada de uma tecnologia completando a outra, oferecendo aos clientes da marca maior segurança em diferentes situações de condução. 

Por outro lado, nenhum deles anula a responsabilidade do motorista em tomar as decisões e manter a concentração durante a direção. 

Todos são sistemas de auxílio para aumentar a segurança e preservar ainda mais a integridade dos ocupantes do veículo e de outros usuários da via. 

As tecnologias apresentadas no Tech Day fazem parte do conceito “Intelligent Drive”, que engloba a atuação dos sistemas de assistência em rede de maneira inteligente, estabelecendo uma nova dimensão na busca pela condução livre de acidentes. 

Isso é fundamental para a melhoria das condições de trânsito além da segurança dos condutores e pedestres, considerando a interação entre os veículos e a infraestrutura das ruas e estradas.

A direção inteligente é baseada em pesquisa intensiva, além da utilização de ferramentas avançadas e sensores que monitoram o ambiente e dão apoio ao condutor. 

O sistema Active Lane Keeping Assist possui sensores que monitoram o trânsito ao redor do automóvel, enquanto as câmeras identificam se a faixa é contínua ou tracejada. Na iminência de colisão ao fazer uma conversão com transposição de faixa, o sistema intervém e auxilia o condutor para que ele saia da zona de perigo.

O Active Blind Spot Assist demonstra no espelho retrovisor externo quando automóveis ou motocicletas entram no ponto cego. O sistema indica para o motorista ao detectar uma possível situação de risco e pode evitar acidentes com auxílio de frenagem.

O COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS tem como função combinar um recurso de aviso de distância apoiado por radar, assistente de frenagem Adaptive Brake Assist e aplicação parcialmente autônoma do sistema de freios.

O PRE-SAFE® Brake com reconhecimento de pedestre possui câmera e sistema de monitoramento de curta, média e longa distância monitorando a área à frente do automóvel e podem juntos reconhecer pessoas localizadas nesse espaço, assim como seus movimentos. Com risco de colisão, o sistema emite um alerta visual e sonoro ao condutor.

Mais avançada tecnologia de assistência da marca, o DISTRONIC PLUS com Steering Assist auxilia na manutenção da distância entre veículos, proporcionando maior estabilidade da direção. Ambos trabalham juntos para manter o condutor no curso correto e prevenir que o veículo seja desviado de maneira não intencional.

“A Mercedes-Benz tem como tradição ser pioneira em patentear novas tecnologias e compartilhá-las com a indústria para contribuir com a evolução do segmento. Eventos como o Tech Day tem esse mesmo objetivo. Queremos demonstrar que sistemas utilizados na Europa podem ser aplicados no Brasil para melhorar a mobilidade em grandes cidades e contribuir para a segurança de todas as pessoas envolvidas no trânsito. Temos a expectativa de conseguir, junto aos órgãos governamentais, regulamentar esses itens e oferecer uma grande contribuição tecnológica à frota do País”, completa Moraes.


• Conceito “Intelligent Drive” engloba uma série de tecnologias que atuam em rede em prol da segurança 

• Evento reforça comprometimento da marca, como pioneira na criação do automóvel, em inovar com tecnologias de apoio ao condutor

• Sistemas combinados tornam veículos mais seguros para todas as pessoas que convivem com trânsito, incluindo ciclistas e pedestres

*Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!