quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Alpha Motos: Veja como gastar menos combustível com sua moto




Algumas práticas podem ajudar a diminuir o consumo no dia a dia

Texto: Assessoria de Imprensa

Em comparação com um carro, a moto é um veículo que consome bem menos combustível. E mesmo que muitos motociclistas saibam como economizar, algumas práticas podem ajudar a diminuir o consumo da moto. 

“É sempre importante que o motociclista observe três fatores: o estilo de pilotagem, o objetivo ao usar a moto, e o próprio modelo da motocicleta”, afirma Vinicius Spinelli, da Controlflex, fabricante de cabos e comando e distribuidora de peças para motos. 

Veja como melhorar o desempenho da sua motocicleta:

Qual é a sua maneira de pilotar?

Uma das primeiras coisas que o motorista pode fazer para conter os gastos é observar a sua maneira de pilotar. “Assim como no carro, o modo como você troca o câmbio pode impactar no alto consumo do combustível. O ponto morto, inclusive, é o vilão do consumo, já que ajuda a desperdiçar combustível sem necessidade”, explica Spinelli. Ao deslocar a moto em descidas, deixe-a engrenada. Essa simples atitude já contribui muito para a economia no motor.

“Esquentar” a moto?

Um dos mitos que, felizmente, já são bem conhecidos dos motociclistas, mas que não custa reforçar, é acreditar que é importante aquecer o motor quando se liga a motocicleta. “Essa ação não faz sentido visto que muitas das motos já são equipadas atualmente com injeção direta, e na realidade, essa prática só irá esgotar a reserva de combustível”, diz o especialista da Controleflex.

Acelerar a moto enquanto está parada também não é uma boa prática. Fazer isso contribui para gastar gasolina sem necessidade e ainda diminui a vida útil do motor. A aceleração, aliás, é uma das destrezas que motociclistas devem dominar, já que a aceleração brusca não é indicada para quem busca gastar menos no final do mês. Faça questão de acelerar a moto de maneira gradual, sem forçar a aceleração em subidas.

Pneus calibrados

Um hábito que é mais fácil de manter e que garante o menor consumo da motocicleta é a calibragem do pneu – que deve ser feita com frequência. A pressão baixa não só aumenta o consumo, como também diminui a vida útil do pneu e se transforma em um risco para o motociclista por conta dos acidentes que podem ocorrer com os pneus desgastados.

Falando ainda de manutenção preventiva, o filtro de ar é um dos componentes que também afetam o desempenho de uma moto, e consequentemente o seu índice de consumo. “Faça questão de realizar a devida manutenção nessa peça que trabalha justamente para impedir as impurezas de entrar e prejudicar o funcionamento eficiente do motor”, finaliza Spinelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!