sábado, 2 de janeiro de 2016

Alpha Notícia: Ford tem recorde de patentes em 2015




As criações da marca incluem tecnologias que representam avanços-chaves na conectividade

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Ford obteve um número recorde de patentes em 2015, com inovações que vão de veículos autônomos e conectados, dispositivos portáteis, navegação e bicicletas elétricas até plataformas de compartilhamento de viagens e outras tecnologias. 

No total, a empresa registrou cerca de 6.000 novas invenções, 36% a mais que em 2014. Entre elas, estão tecnologias que ajudam os veículos autônomos a detectar outros carros em cruzamentos obstruídos ou aumentam a autonomia de modelos elétricos. 

“Mais do que nunca, nossos engenheiros e cientistas estão inventando maneiras de enfrentar os desafios da mobilidade, com patentes em diversas áreas para melhorar a vida dos consumidores dentro e fora do carro", diz Raj Nair, vice-presidente executivo da Ford. "Nossos times estão mostrando que a inovação é uma prioridade para a liderança na indústria."

As criações da Ford incluem tecnologias que representam avanços-chaves na conectividade, “wearables” (tecnologia para vestir), veículos elétricos e segurança. Um exemplo é o sistema que detecta obstáculos nas ciclovias e alerta os ciclistas. Outro recurso sugere uma velocidade segura para o veículo com base na infraestrutura local, velocidade média dos veículos e GPS. Há ainda uma tecnologia de luz de freio dianteira que melhora a comunicação dos veículos autônomos entre si e os pedestres.

"O compromisso da Ford com a inovação é louvável, por isso ela figura há cinco anos no índice de patentes Ocean Tomo 300, que avalia a propriedade intelectual das empresas", diz James Malackowski, presidente da Ocean Tomo. 

Essa conquista é resultado do trabalho de centenas de empregados da Ford em todo o mundo. Nos últimos três anos, eles elevaram o número de invenções em mais de 140% na Ásia Pacífico, em quase 100% na América do Norte e mais de 50% na Europa.

Recentemente, a Ford licenciou a tecnologia de testes de rodagem de veículos com robôs, que economiza tempo e evita o desgaste dos pilotos ao dirigir sobre obstáculos e buracos em provas de durabilidade.

Tecnologia de motores

A Ford é líder na indústria em invenções na área de veículos elétricos, com um crescimento de quase 200% no registro de patentes nos últimos cinco anos. Só em 2014, foram mais de 400. No início de 2015, a empresa abriu o licenciamento dessas patentes para outros fabricantes, visando a acelerar o desenvolvimento de toda a indústria.

A Ford também é dona do maior número de patentes em motores turbo a gasolina com injeção direta nos EUA. A sua família de motores EcoBoost gerou 275 patentes, além de outras 200 pendentes. Com suas invenções, Henry Ford obteve mais de 150 patentes, o que acabou se tornando uma parte importante do DNA da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!