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Alpha Notícias: Audi apresenta linha 2016 do A1 Sportback

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Modelo chega em duas versões, mais potentes e preço a partir de R$106.990,00 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa 

O Audi A1 Sportback 2016 chega ao Brasil com importantes novidades. O modelo compacto da Audi recebeu aperfeiçoamentos no design interno e externo. Novo acabamento e novas cores dão ao carro uma aparência ainda mais atraente. 

O compacto proporciona uma excelente dirigibilidade, comparável à de um carro de porte médio. A carroceria rígida e a curta distância entre-eixos garantem agilidade e facilidade de manobra. Essas qualidades, reconhecidas desde o lançamento da primeira geração do A1, são potencializadas na nova versão Ambition, equipada com o motor 1.8 Turbo FSI de 192 cavalos e torque de 250 Nm. Na versão Attraction, o A1 Sportback conta com motor 1.4 Turbo FSI de 125 cavalos, que oferece excelente comportamento e prazer ao dirigir, especialmente em espaços urbanos. 

Amplamente redesenhado 

O novo A1 Sportback chama a atenção por suas linhas nitidamente esportivas. O design está ainda mais dinâmico e o carro, dois centímetros mais longo, com comprimento total de 3,97 metros. A cúpula do teto é pintada em cor contrastante com o restante da carroceria. 

O interior do modelo é espaçoso e sofisticado. A disposição de seus controles é clara e finos frisos cromados tornam o design interno ainda mais elegante. 

O chassi torna o compacto esportivo e ágil. A nova direção eletromecânica garante que o motorista tenha assistência ideal em todas as situações de rodagem. O nível de assistência é reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta. Na nova linha do equipamento esportivo, a regulagem é mais rígida, mas a direção é mais confortável que no modelo anterior. 

Outra novidade é a introdução do sistema Audi Drive Select, oferecido na versão Ambition 1.8. O motorista pode utilizá-lo para alterar as características do motor e do câmbio S tronic entre três modos: auto, eficiência e dinâmico. O ESC (Electronic Stabilization Control – controle eletrônico de estabilidade) torna a direção ainda mais precisa e estável e a vetorização de torque diminui a tendência do carro a sair de frente (subesterço) quando guiado no limite. 

Alta performance: motor 1.8 TFSI 

Já consagrado pela agilidade e comportamento dinâmico, o A1 Sportback passa a ser oferecido em uma versão ainda mais vigorosa, voltada àqueles que privilegiam acima de tudo o prazer ao dirigir um automóvel com excelente relação peso x potência. 

O motor mais forte que a Audi oferece para o modelo é o novo 1.8 TFSI, com 192 cv e 250 Nm de torque disponibilizado em uma ampla faixa que vai de 1.250 a 5.300 rpm, que substitui o anterior 1.4 TFSI de 185 cv e 250 Nm. Na nova versão Ambition, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 6,9 segundos, ante 7 segundos do modelo 2015. O propulsor de maior cilindrada faz o A1 atingir a velocidade máxima de 234 km/h, contra 227 km/h do modelo 1.4. 

O 1.8 TFSI, que tem 1.798 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso de 82,5 x 84,1 mm), está repleto de tecnologias extremamente eficientes. Sob carga parcial, o motor a injeção direta recebe uma injeção adicional de combustível indireta no coletor de admissão. Dois eixos de comando de válvulas ajustáveis e o sistema Audi valvelift, que modifica o curso das válvulas de escapamento entre dois níveis, asseguram o mais perfeito enchimento das câmaras de combustão. O sistema de gerenciamento térmico utiliza um módulo de palhetas rotativo de alta performance e o coletor de exaustão é integrado no cabeçote. Dois eixos de balanceamento garantem a extrema suavidade do funcionamento. 

O 1.4 TFSI 

Na versão Attraction, o A1 Sportback conta com eficiência e agilidade do motor 1.4 TFSI, que tem 1.395 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso: 74,5 x 80,0 mm) e desenvolve 125 cv de potência máxima (3 cv a mais que o anterior) e 200 Nm de torque (disponível entre 1.400 e 4.000 rpm). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos, contra 9 segundos do modelo anterior. A velocidade máxima subiu de 203 para 204 km/h. 

Transmissão S tronic 

As duas versões do A1 Sportback são oferecidas com câmbio S tronic de dupla embreagem com sete velocidades. A força é transmitida por meio das rodas dianteiras. O motorista pode deixar a velocíssima transmissão trocar as marchas automaticamente ou usar o controle manual, operando o sistema tanto pela alavanca seletora no console central como pelas palhetas localizadas no volante. O modo automático D é configurado para obter a máxima economia de combustível. No modo S, os pontos de trocas de marchas são mais esportivos. O assistente de partida em rampas, que evita que o carro recue ao arrancar, é equipamento de série. 

A transmissão S tronic de sete marchas consiste de duas subtransmissões. Duas embreagens multidiscos operam as engrenagens das marchas, que estão distribuídas em eixos de tração separados. As estruturas das duas transmissões estão ativas o tempo todo, mas apenas uma delas é conectada ao motor a cada momento. As trocas são feitas pela intercalação das embreagens. A operação toma apenas alguns centésimos de segundo e acontece sem interrupção perceptível no fluxo de força, de forma dinâmica e confortável. 

Com peso em torno de 70 quilos, a compacta transmissão é excepcionalmente leve. Suas embreagens trabalham sem necessidade de suprimento de óleo, o que aumenta ainda mais a eficiência do motor. A bomba elétrica, que faz circular o óleo para a área do conjunto de engrenagens, funciona conforme a necessidade. A relação das marchas inferiores é curta e esportiva, enquanto a marcha mais alta é longa para reduzir a rotação do motor. 

Chassi 

O chassi também colabora para tornar o compacto ágil e esportivo. A nova direção eletromecânica é extremamente eficiente, com a intensidade da força de apoio reduzindo à medida que a velocidade do veículo aumenta. Com a linha de acabamento esportiva, o acerto é ligeiramente mais direto. 

Equipando as duas versões, o ESC foi desenvolvido ainda mais e, pela primeira vez, pode ser desativado em dois níveis diferentes. Ele pode ser usado em modo esportivo ou inteiramente desligado. No esportivo, é possível dirigir de forma mais ágil por meio de intervenções precisas do sistema, juntamente com a vetorização de torque operando de forma mais direta. 

Quando o ESC é desativado completamente, a vetorização de torque continua ativa para garantir a precisão na direção do veículo e o EDL (Electronic Differential Lock – bloqueio eletrônico do diferencial) permanece em funcionamento para assegurar o máximo de tração. A estratégia de controle de vetorização de torque foi ampliada e agora leva em conta todos os índices de aderência das estradas. 

Antes que o ponto de saída de frente (subesterço) seja alcançado, uma intervenção finamente calibrada e imperceptível é aplicada às rodas do lado interno da curva. Quando a força é aplicada pelo motorista, o excesso de torque flui para as rodas externas, fazendo o carro contornar curvas com precisão. Dentro de limites físicos, a tendência ao subesterço é minimizada por essa função do ESC. 

Uma sub-função do ESC é o sistema de assistência à frenagem contra multicolisões, equipamento de série. Após um acidente, ele evita a movimentação descontrolada do carro e uma possível colisão secundária. 

A versão Attraction tem rodas de liga leve com 16 polegadas de diâmetro e pneus 215/45. Já a Ambition traz rodas de 17 polegadas, com pneus 215/40. Por trás das rodas ficam os poderosos freios, com discos dianteiros ventilados com 256 (Attraction) ou 310 milímetros de diâmetro (Ambition). Nas traseiras, as duas versões usam discos com 230 milímetros, seguros por pinças flutuantes de alumínio. Nas frenagens de emergência, as luzes de freio adaptativas piscam para alertar os motoristas que vêm atrás. 

Acessórios e acabamento 

O A1 Sportback Ambition traz uma extensa relação de equipamentos de série. O acabamento interno é preto brilhante e os dois bancos esportivos dianteiros têm ajuste de altura. O teto é revestido de tecido preto, contribuindo para criar uma atmosfera simultaneamente requintada e esportiva. O volante e a manopla da alavanca da transmissão são revestidos de couro. 

Exteriormente, a versão topo de linha se destaca pelas rodas de 17 polegadas e pelo contraste entre a pintura dos painéis, o arco preto brilhante e o pacote S-Line. O teto também possui pintura contrastante e, opcionalmente, o carro pode trazer o teto solar “Open Sky”, com acionamento elétrico. Os faróis são bi-xenônio, com luzes de condução diurna de LEDs, limpadores e ajuste automático de altura, de acordo com a distribuição interna de carga. 

Para maior eficiência do sistema de climatização e menor consumo energético, os vidros laterais e traseiros possuem isolamento térmico e o para-brisa tem uma faixa cinza para bloquear os raios de sol. As duas versões são equipadas com airbags laterais na dianteira, além de airbags tipo cortina para proteção da cabeça ao longo das janelas. 

A versão Ambition vem equipada de série com o Audi music interface e o Audi Sound system, além de rádio MMI e sistema Bluetooth de conexão para telefones celulares. O A1 Attraction também conta com conexão Bluetooth e rádio MMI. Tanto a versão Ambition como a Attraction podem receber também o pacote opcional WDI de tecnologia, que inclui controle de cruzeiro (piloto automático), sistema de chave Keyless-go e o equipamento de som Bose surround, um dos mais avançados do mundo. Na versão Attraction, o WDI inclui ainda o pacote de luzes, item já de série na versão Ambition. 

Confira as principais mudanças dos novos A1: 

· Motores 1.4 TFSI de 125 cv na versão Attraction e 1.8 TFSI de 192 cv na Ambition 

· Direção eletromecânica 

· Introdução do sistema Audi Drive Select na versão Ambition 

· Design: grade dianteira, faróis, para-choques, lanternas de LED e rodas 

· Rodas de 16 polegadas na versão Attraction 

· Bluetooth e sensor de estacionamento de série em ambas as versões 

· Aumento de 2 cm no comprimento do veículo 

Dados técnicos: 

Audi A1 Sportback Ambition 

Motor: 1.8 Turbo FSI 

Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.798 cm³ 

Potência (cv): 192 a 5.400 rpm 

Torque (Nm): 250 entre 1.250 e 5.300 rpm 

Tração: dianteira 

Transmissão: S tronic 7 velocidades 

Peso (kg): 1.205 kg 

Comprimento (mm): 3.973 

Largura (mm): 1.746 

Altura (mm): 1.422 

Entre-eixos (mm): 2.469 

Capacidade do porta-malas (l): 270 

Aceleração 0-100 km/h (s): 6,9s 

Velocidade máxima (km/h): 234 

Capacidade do tanque de combustível (l): 45 

Audi A1 Sportback Attraction 

Motorização: 1.4 Turbo FSI 

Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.395 cm³ 

Potência (cv): 125 a 5.000 rpm 

Torque (Nm): 200 entre 1.400 e 4.000 rpm 

Tração: dianteira 

Transmissão: S tronic 7 velocidades 

Peso (kg): 1.140 

Comprimento (mm): 3.973 

Aceleração 0-100 km/h (s): 8,8s 

Velocidade Máxima (km/h): 204 

Largura (mm): 1.746 

Altura (mm): 1.422 

Entre-eixos (mm): 2.469 

Capacidade do tanque de combustível (l): 45 

Capacidade do porta-malas (l): 270

Testes

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

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Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemorando 75 anos esse ano, a marca Abarth fez sua estreia em nossa garagem em novembro de 2023 com o Pulse. Agora foi a vez do segundo modelo passar por aqui: o Abarth Fastback, equipado com escapamento duplo esportivo, que para quem é apaixonado por carros, é um dos seus destaques pelo delicioso barulho que entrega.

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback conta com motorização Turbo 270 e transmissão automática de seis velocidades, que juntos entregam até 185 cavalos de potência e 270Nm, acelera o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem velocidade máxima de até 220km/h – tudo isso quando abastecido com etanol.

Um destaque da transmissão é que ela conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite a troca de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução – e entregando o magnífico ronco do motor, que pode ser conferido nesse vídeo https://youtu.be/uigaVFHYBKQ.

No quesito condução, destaque para os três modos disponíveis: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica do sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.

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Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback contou com ajustes específicos, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas e mais leves e pneus mais aderentes.

Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo, cerca 5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback.

As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth estão na lateral e na dianteira do carro e o aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica.

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O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas, que agregam ainda mais personalidade ao modelo. Além disso, o wide blade, friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô, ganhou revestimento em fibra de carbono.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Por dentro, o novo modelo possui elementos que lembram ao motorista que ele está em um SUV de alta performance. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite elegância e sofisticação, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento premium reforçando sua esportividade. Traz também painel com revestimento que simula fibra de carbono.

O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha são não apenas elementos de estilo, mas também sinônimos de conforto e requinte. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade do carro. Vale dizer que por dentro e por fora do veículo o cliente consegue encontrar 13 escorpiões.

O Abarth Fastback traz diversas tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa.

Já o cluster digital de sete polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O modelo traz ainda uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo.

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Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.

O modelo possui diversos recursos de segurança

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback também possui recursos de segurança, como os ADAS, sistemas avançados de assistência à direção, que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.

Além disso, o carro conta com o ESP – Electronic Stability Program, que garante maior estabilidade e segurança na condução; sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas.

O ABS com EBD – Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

O Abarth Fastback conta ainda com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.

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O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Picape BYD será híbrida plug-in com quase 480 cavalos de potência

A BYD vai oferecer no mercado brasileiro uma picape híbrida plug-in equipada com uma nova tecnologia de energia na plataforma DMO Super Híbrida Off-road para entregar uma mistura harmoniosa de desempenho robusto off-road, conforto e eficiência energética.

No comunicado para a imprensa a BYD afirma que “essa oferta inovadora tem como objetivo proporcionar uma experiência superior que supera a das picapes convencionais, posicionando-se como um divisor de águas no mercado.”

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Triumph inicia produção das novas Speed 400 e Scrambler 400 no Brasil

A Triumph anuncia o início da produção dos modelos Speed 400 e Scrambler 400 em sua fábrica localizada em Manaus/AM. Toda linha foi ajustada para receber as novas motos, contando com todo efetivo para a produção e entrega de mais de 2.000 motocicletas.

“Este é um momento histórico da Triumph no Brasil, a produção da primeira moto de 400 cilindradas é um marco de entrada em um segmento que está em forte crescimento no país” declara Renato Fabrini, Gerente Geral da operação no Brasil.

BMW Group reforça seu compromisso com o Brasil

O BMW Group anunciou a eletrificação da sua planta no Brasil, localizada na cidade catarinense de Araquari, além de expandir suas atividades de engenharia local.

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Após um recorde histórico de vendas de veículos eletrificados no ano passado, o BMW Group anunciou agora a produção local do BMW X5, o primeiro modelo Premium híbrido Plug-in a ser feito na América do Sul. O modelo se juntará ao BMW X1, BMW X3 e BMW X4, além do BMW Série 3, na produção de Araquari.

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Harley-Davidson traz modelos de motos exclusivas para o Brasil

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A Harley-Davidson traz para o Brasil modelos exclusivos da coleção CVO – Custom Vehicle Operation, inicialmente os Street Glide e Road Glide ST, disponíveis a partir de 15 de abril com preços a partir de R$ 257.450,00.

Os dois modelos vêm equipados com acabamentos exclusivos, toda a tecnologia de infotainment alimentada pelo novo sistema operacional Skyline e o som de alto desempenho Stage II, desenvolvido pela Rockford Fosgate, com amplificador de 500 Watts RMS e speakers de 150 Watts RMS.

Hyundai Palisade com oito lugares faz sua estreia no Brasil em 2024

O Hyundai Palisade faz a sua estreia no Brasil ainda em 2024 e chega para ser o veículo familiar definitivo para uso diário e viagens rodoviárias. O SUV oferece requinte premium, design interior e exterior renovados, novas funcionalidades de conveniência e conforto, além de sistemas avançados de assistência ao condutor.

O modelo é equipado com motor V6 de 3.8 litros que oferece 295 cavalos de potência a 6.000 rpm, aliado a uma transmissão automática de oito velocidades.

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Porsche define modelos de pneus Pirelli para o novo Taycan

A Porsche definiu que os pneus Pirelli P Zero R e o P Zero Trofeo RS vão equipar o novo Taycan e serão os únicos disponíveis na versão Turbo GT, a mais esportiva da linha. Ambos estão disponíveis nas medidas 265/35ZR21 e 305/30ZR21.

O primeiro foi projetado para a condução diária dos supercarros, enquanto o segundo é um semi-slick legalizado para uso nas ruas. Os dois pneus foram lançados no início deste ano e foram especificamente adaptados, em colaboração com a fabricante alemã, para melhorar a esportividade e a eficiência do veículo.

Ford vai doar Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca

A Ford, como parte das comemorações de 60 anos do Mustang, vai doar um GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma instituição, que será anunciada posteriormente.

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O Mustang GT Performance que será doado pela Ford foi o primeiro da sétima geração a desembarcar no Brasil e também o único na cor prata Orvalho, que não será comercializada no País.

Discovery Sport produzido no Brasil chega ao mercado com preço a partir de R$ 434.490,00

Foi apresentada a linha Discovery Sport 2024, com motorizações P250 Flex ou D200 Diesel, até sete lugares e o mais recente sistema de infoentretenimento Pivi Pro 2. Na motorização diesel, a tecnologia elétrica mild hybrid (MHEV) proporciona funcionamento suave da função start-stop.

Produzido no Brasil, a linha Discovery Sport 2024 apresenta interior com até duas opções de cores. Na opção com até sete lugares, a segunda fileira de bancos desliza e reclina com uma divisão de 40:20:40, disponibilizando uma área de carga de até 1.794 litros com os bancos traseiros rebatidos.

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Porsche define modelos de pneus Pirelli para o novo Taycan

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P Zero R e P Zero Trofeo RS foram escolhidos e serão os únicos disponíveis no Turbo GT, a versão mais esportiva do modelo Taycan

A Porsche definiu que os pneus Pirelli P Zero R e o P Zero Trofeo RS vão equipar o novo Taycan e serão os únicos pneus disponíveis na versão Turbo GT, a mais esportiva da linha. Ambos estão disponíveis nas medidas 265/35ZR21 e 305/30ZR21.

P Zero R e P Zero Trofeo RS foram escolhidos e serão os únicos disponíveis no Taycan Turbo GT

O primeiro foi projetado para a condução diária dos supercarros, enquanto o segundo é um pneu semi-slick legalizado para uso nas ruas. Os dois pneus foram lançados no início deste ano e foram especificamente adaptados, em colaboração com a fabricante alemã, para melhorar a esportividade e a eficiência do veículo.

Ambos trazem a marcação Elect na lateral, indicando um pacote de soluções tecnológicas adequadas às características elétricos, que estrearam em 2019 na primeira geração do Porsche Taycan.

Hoje, a linha da Porsche inclui mais de 30 pneus homologados pela Pirelli com a tecnologia Elect, projetados para acompanhar a transição elétrica da Porsche em diferentes modelos, como o Macan.

Projetada para realçar as qualidades dinâmicas e o prazer na condução do Porsche Taycan, os pneus P Zero R homologados para este modelo são dedicados à condução diária, ao mesmo tempo em que são adequados para passeios mais esportivos.

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Esse objetivo foi alcançado graças à experiência da Pirelli como fornecedora dos modelos de maior desempenho, bem como ao desenvolvimento do pacote de tecnologia Elect, que ajuda a destacar os aspectos aprimorados do carro em relação ao modelo anterior, como conforto e duração da bateria.

A carcaça dupla torna a estrutura do pneu muito resistente e capaz de suportar o peso exercido principalmente na traseira pela carga aerodinâmica e pela presença das baterias. Dessa forma, o carro fica estável mesmo em altas velocidades.

Para gerenciar as acelerações repentinas típicas dos motores elétricos, além da estrutura reforçada, a banda de rodagem multicomposto, possibilitada graças à tecnologia patenteada Resin Blend da Pirelli, também é funcional.

Os materiais no interior do composto trabalham em sinergia para oferecer aderência numa gama ampla de temperaturas e superfícies de estrada, permitindo alta performance mesmo em condições molhadas.

O padrão da banda de rodagem foi projetado para minimizar o ruído, enquanto a eficiência exigida pela Porsche é alcançada por meio da combinação de compostos e padrão da banda de rodagem, que reduz a resistência na rodagem.

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Seguro para a condução na estrada, mas voltado para as pistas, o P Zero Trofeo RS é a variante mais esportiva fornecida pela Pirelli para o novo Taycan. Na verdade, é o pneu de mais alta performance na gama de estrada da Pirelli, um semi-slick feito com compostos especialmente projetados, derivados de produtos de rali.

O desenvolvimento específico do P Zero Trofeo RS para o novo Porsche Taycan permite que o carro atinja o máximo da condução em pista, proporcionando alto desempenho em superfícies secas, aderência em curvas e consistência que permite resultados repetíveis ao longo do tempo.

Tanto a Pirelli quanto a Porsche colocaram um grande esforço no desenvolvimento conjunto dos pneus. Testá-los juntamente com os engenheiros de condução dinâmica da Porsche e o piloto de desenvolvimento Lars Kern foi fundamental para alcançar o excelente comportamento de condução e a mais alta performance especialmente adaptada aos objetivos do Taycan Turbo GT em Nürburgring, onde o carro esportivo EV viajou a velocidades acima de 300 km/h.

Uma série de soluções de construção foram adotadas para otimizar a área de contato do pneu mesmo em altas velocidades: o composto específico proporciona aderência e estabilidade, o ombro da banda de rodagem tem um baixo número de ranhuras para fornecer suporte em condições de forte aceleração lateral, e o padrão foi projetado para garantir um aquecimento rápido e uniforme ao longo de toda a área de contato.

Tanto que, mesmo para as sessões de pista mais exigentes, este pneu não requer cobertores elétricos. Para tornar o processo de desenvolvimento mais eficiente, o sistema de Desenvolvimento de Geometria Virtual da Pirelli compara um número muito alto de perfis e modelos de banda de rodagem possíveis em um ambiente digital para definir detalhadamente as características e o comportamento do pneu.

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Ford vai doar Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca

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O nome da instituição que receberá o veículo personalizado por Alan Mosca para ser leiloado será anunciado posteriormente

A Ford, como parte das comemorações de 60 anos do Mustang, vai doar um GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma instituição, que será anunciada posteriormente.

O nome da instituição que receberá o veículo personalizado por Alan Mosca para ser leiloado será anunciado posteriormente

“O Mustang é um dos poucos carros na história da indústria mundial a alcançar 60 anos de produção contínua. Mas o que o torna único, principalmente, é a capacidade de evoluir, se renovar, seduzir e encantar diferentes gerações sem abrir mão da sua essência. É isso o que queremos celebrar com todos os fãs”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

O Mustang GT Performance que será doado pela Ford foi o primeiro da sétima geração a desembarcar no Brasil e também o único na cor prata Orvalho, que não será comercializada no país.

Além disso, ele terá uma pintura personalizada feita por Alan Mosca, filho do lendário Sid Mosca, da família de artistas preferidos por grandes pilotos da Fórmula 1.

Desde o seu lançamento em 17 de abril de 1964, na Feira Mundial de Nova York, o Ford Mustang construiu uma trajetória impressionante de sucesso. Ele vendeu 22.000 unidades no primeiro fim de semana e fechou aquele ano com mais de 418.000 unidades – quase três vezes mais que as 150.000 unidades programadas inicialmente. A sua produção chegou a 1 milhão de unidades em apenas 18 meses.

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Hoje, o Mustang soma mais de 10 milhões de unidades e tornou-se um ícone cultural, que já participou de mais de 3.000 filmes e séries, além de inspirar músicas, clipes, roupas, brinquedos e videogames.

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