domingo, 10 de janeiro de 2016

Alpha Notícias: Tecnologia Ford conecta carro e casa




É possível acender e apagar luzes, acionar o ar-condicionado, ativar ou desativar sistemas de segurança e muito mais

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Ford apresentou uma tecnologia que avança em mais um campo da conectividade, ao permitir que os carros da marca se comuniquem com a casa “inteligente” de seu proprietário por intermédio dos dispositivos de automação doméstica. 

Usando o sistema multimídia SYNC do veículo, é possível acender e apagar luzes, acionar o ar-condicionado, ativar ou desativar sistemas de segurança, abrir e fechar portas, entre outros equipamentos de casa, tudo por comando de voz de dentro do carro.

Apresentada em Las Vegas durante uma feira mundial de tecnologia, essa conexão é feita com as chamadas “casas inteligentes”, que têm uma nova geração de equipamentos domésticos, como Amazon Echo e Wink, grande sucesso no mercado norte-americano. Uma pesquisa da Icontrol Networks mostra que metade dos consumidores na América do Norte pretende comprar pelo menos um produto doméstico inteligente no próximo ano.

"Os consumidores querem cada vez mais se manter conectados às suas casas quando estão em trânsito", diz Don Butler, diretor executivo de Veículos e Serviços Conectados da Ford. "A conexão com dispositivos domésticos inteligentes, como Amazon Echo e Wink, através do SYNC, atende esse desejo e permite que os consumidores também se conectem com seus carros mesmo quando não estão no volante."

Presente em mais de 15 milhões de veículos no mundo, o Ford SYNC é hoje o sistema de conectividade veicular líder da indústria e tem a expectativa de chegar a 43 milhões até 2020. A sua conexão com o Amazon Echo e o Wink faz parte do plano Ford Smart Mobility, que a empresa desenvolve para inovar na conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados.

SYNC Connect e Amazon Echo

A Ford está usando a nova tecnologia SYNC Connect para conectar seus veículos com o Amazon Echo, um dos aparelhos eletrônicos de maior sucesso hoje na Amazon. Dotado de alto-falante e sete microfones, o Echo funciona conectado ao Alexa, serviço por comando de voz baseado na nuvem.

A conexão do SYNC com o Echo permite acessar o veículo de casa e comandar várias de suas funções, como ligar e desligar o motor, travar e destravar portas, checar o nível de combustível ou a carga de veículos elétricos, a quilometragem e localização do carro, incluindo nome da rua e distância de casa. Em casa, o proprietário de um Ford pode ter os seguintes diálogos com o aparelho: 

Proprietário: "Alexa, peça ao meu Ford o horário agendado de partida." 

Alexa: “Aqui está a lista de seus horário de partida. Você tem uma partida marcada para segunda-feira às 7h00, com temperatura da cabine em 23ºC. Terça-feira às 5h45, com temperatura da cabine em 24ºC."

Proprietário: "Alexa, peça ao meu Ford a autonomia do carro."

Alexa: "Você tem uma autonomia disponível de 90 km."

O Alexa também permite comandar vários dispositivos domésticos inteligentes conectados à internet, como luzes, sistemas de segurança, portas automáticas de garagem e outros. No carro, o motorista aciona o Alexa pelo botão de comando de voz no volante e também tem acesso a notícias, música, previsão do tempo, listas de compras e outros serviços.

No trânsito, o motorista pode pedir informações como: "Alexa, a porta da minha garagem está fechada?"; "Alexa, acenda as luzes da varanda"; ou "Alexa, qual é meu próximo compromisso?"

SYNC AppLink e Wink

A Ford também está trabalhando com o Wink, plataforma que centraliza o comando de dispositivos domésticos inteligentes de várias marcas. A compatibilidade do SYNC AppLink com o Wink permite que o usuário controle todos esses recursos pelo comando de voz ou painel do carro. O motorista que está chegando perto de casa, por exemplo, pode comandar a abertura da porta da garagem, ligar as luzes e destrancar a porta da frente.

"Conectar casas e carros inteligentes é uma forma de tornar a vida mais fácil e conveniente para os nossos clientes e a tecnologia SYNC permite implementar essas funcionalidades que não param de evoluir", diz Butler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!