Doe Teleton

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Alpha Serviços: Verão aumenta a importância do catalisador automotivo




Componente evita a formação de ozônio que pode prejudicar a saúde 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Embora formado por moléculas de oxigênio, a quantidade elevada de ozônio, gás que se forma com maior frequência no verão, pode ser prejudicial à saúde. A Umicore alerta para a importância da checagem do catalisador, que evita a formação desse gás pelas reações fotoquímicas da luz solar com Hidrocarbonetos (HC), Monóxido de Carbono (CO) e Óxido de Nitrogênio (NOx). 

Esta reação é potencializada pela poluição e elevada incidência de raios ultravioleta. Ambas as condições ocorrem com maior frequência em dias ensolarados.O catalisador também transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em vapores inofensivos. “Por isso se faz tão importante, principalmente em grandes centros urbanos, onde a concentração de veículos é alta”, ressalta o gerente Comercial da Umicore, Cláudio Furlan. 

A exposição direta ao poluente pode agravar doenças respiratórias preexistentes, como a asma, prejudica o bom funcionamento dos pulmões e aumenta o risco de problemas circulatórios e do coração. Também causa irritação nos olhos, garganta e infecções generalizadas.

Revisão e manutenção

Montado dentro de uma cápsula de aço inox, o catalisador é composto por uma colmeia cerâmica que, por meio de uma reação química, transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em gases inofensivos. Segundo a Umicore, a peça pode ter a mesma durabilidade do veículo, desde que seja realizada a correta manutenção deste, conforme descrito no manual do fabricante. 

No caso de catalisadores posicionados no assoalho do veículo, o impacto, comum em estradas de terra ou mal conservadas, pode prejudicar o seu funcionamento. O abastecimento com combustível adulterado e substâncias presentes em óleos lubrificantes de má procedência também podem comprometer a sua eficiência e durabilidade. 

A empresa alerta para os riscos do uso de catalisadores falsos. Além de ser uma infração de trânsito passível de multa, prejudica seriamente a qualidade do ar e a saúde da população. Muitas vezes também ocorre a retirada do catalisador, afetando o funcionamento do sistema de injeção eletrônica. A Umicore recomenda somente o uso de peças homologadas pelo INMETRO, identificadas com o logotipo da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana