Doe Teleton

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Alpha Notícias: Cresce número de carros com sistema ESP no Brasil



No país, a disponibilização do equipamento de série ainda não é obrigatória

Texto: Assessoria de Imprensa

Cresceu o número de carros disponíveis no mercado com o sistema ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade) como item de série no último ano, de acordo com estudo produzido pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). 

No levantamento, foram considerados 299 modelos de veículos nacionais e importados à venda no país em 2015. Das 917 versões disponíveis no mercado, em 549 o item era de série; em 2014, apenas 499 eram equipadas com a tecnologia, o que representa um aumento de 22,3%. No Brasil, a disponibilização de fábrica do ESP pelas montadoras será obrigatória para todos os veículos a partir de 2022.

O estudo mostra ainda que, para os modelos produzidos no país e na América do Sul, o crescimento das versões com o item de segurança de série foi de 49,4% em 2015, se comparado com o ano anterior. Entre os importados à venda no país, o aumento foi de 19,9% no mesmo período. “O fato de as montadoras oferecerem uma gama maior de versões com o ESP como item de fábrica mostra o empenho das marcas em produzir veículos mais tecnológicos, mas ao mesmo tempo mais seguros para seus clientes”, afirma Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL.

O levantamento mostra que, na categoria mais popular do mercado, a dos hatches compactos, 18,5% possuem ESP como item de série e 81,5% não oferecem o sistema nem como opcional. Na categoria dos hatches médios, no entanto, 82,5% das versões de fábrica possuem ESP.

Nos sedans compactos, 12% das versões analisadas contam com o ESP de série; já nos sedans médios, um dos segmentos mais concorridos do mercado brasileiro, a porcentagem é superior, com 67% das versões com o item de fábrica.

No estudo, as picapes compactas lideram como a categoria que menos conta com o item de série. 89% das versões não são equipadas com o ESP. Nos veículos esportivos, por outro lado, 81% das versões já saem das fábricas com o sistema. Em 2015, quem optou por um sedan de luxo encontrou o ESP em todas as versões disponíveis no mercado, antes mesmo de pegar as chaves.

“Desde o ano passado, temos notado um esforço maior por parte das montadoras em disponibilizar o ESP na produção dos seus modelos. Embora o item seja obrigatório para todos os veículos somente em 2022, ele representa uma maneira eficaz de dar mais segurança ao motorista caso seja preciso corrigir bruscamente a trajetória do veículo, especialmente em pisos de baixa aderência, como lama ou asfalto molhado”, finaliza o executivo.

A edição completa do segundo estudo do CESVI BRASIL sobre a presença do sistema ESP em carros está disponível no site www.cesvibrasil.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana