domingo, 28 de fevereiro de 2016

Alpha Notícias: Sistema GoPark auxilia motorista na hora de estacionar




Desenvolvido pela Ford, motorista pode até ganhar dinheiro com encomendas 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Ford apresentou no Congresso Mundial de Mobilidade, em Barcelona, experimentos que a empresa desenvolve na Europa para ajudar os motoristas a estacionar, compartilhar veículos e até ganhar dinheiro com a entrega de pequenas encomendas. 

Os projetos fazem parte do Ford Smart Mobility, plano da empresa para se tornar líder global em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados, reunindo experimentos em diferentes partes do mundo. 

Um deles é o GoPark, sistema piloto em Londres que direciona os motoristas para ruas onde há mais probabilidade de encontrar uma vaga para estacionar. Estima-se que 30% do trânsito nas grandes cidades é causado por pessoas procurando local onde parar. Um grupo de moradores do bairro de Islington aceitou participar voluntariamente do projeto, instalando dispositivos plug-in em seus carros – da Ford e de outras marcas – que enviam dados em tempo real sobre as condições do trânsito e vagas.

Além de lançar na Europa o Novo Kuga e o sistema de conectividade SYNC 3, a Ford aproveitou o evento em Barcelona para apresentar novos aplicativos disponíveis para o sistema. Um deles, o MyBoxMan, permite aos motoristas ganhar dinheiro transportando pequenas encomendas no seu trajeto. 

O serviço paga cerca de 5 a 8 euros (em torno de 20 a 30 reais) por uma viagem padrão de 5 quilômetros, dependendo da distância, dimensões e peso dos itens transportados. O objetivo é dar aos motoristas a possibilidade de ganhar um dinheiro extra, sem a intenção de ser uma atividade principal ou emprego fixo. Disponível inicialmente para plataforma Android na França, o aplicativo será lançado este ano também na Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos e Reino Unido.

Compartilhamento de carros

O projeto piloto de compartilhamento de carros GoDrive, em Londres, também está sendo usado para teste de estacionamento na rua em determinados locais. Lançado no ano passado, o serviço cresceu e já conta com 25 centrais na cidade, todas com estacionamento próprio, em locais como a estação ferroviária London Waterloo e o aeroporto London City.

Outro serviço de compartilhamento de carros, o Ford Carsharing, criado para atender cidades pequenas, médias e grandes na Alemanha, registrou um aumento de 76% e somou mais de um milhão de quilômetros rodados pelos clientes em 2015. O serviço oferecido pela Ford Alemanha e seus distribuidores dispõe de 170 estações em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!