sábado, 12 de março de 2016

Alpha Notícias: Iveco Bus e Mascarello juntas no transporte escolar



Modelo GranClass conta com a maior potência da categoria para para operar em áreas urbanas e rurais

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Iveco Bus dá continuidade à sua expansão no setor e apresenta a nova solução para o mercado de transporte escolar: o GranClass 150S21. 

Encarroçado pela Mascarello, o veículo segue o conceito de sucesso do chassi 170S28, que roda em grandes operadoras de transporte de passageiros do Brasil, e está apto para atender a demanda escolar em trechos urbanos e rurais, com a maior potência e torque da categoria.

O modelo, de 15 toneladas, que traz a assinatura da engenharia nacional, foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). Para comprovar as condições de operação, a Iveco Bus submeteu o ônibus a mais de 234 mil quilômetros de rigorosos testes de qualidade, onde foram avaliados cerca de 342 componentes. “Rodamos aproximadamente 40 mil km por todo o Brasil, com representantes do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, para mapear as reais necessidades dos clientes e desenvolver o veículo ideal para o segmento” afirma Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus. 

Com capacidade para 48 alunos, incluindo acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, o GranClass oferece equipamentos como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. 

Tendo como principal objetivo o tráfego em estradas rurais, a lista de equipamentos de série do GranClass ganhou itens importantes durante o desenvolvimento do projeto: dispositivo de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados. "Seguindo a nossa prioridade, que é o conforto e a segurança dos alunos, o modelo conta ainda com dispositivo inibidor de abertura da porta com o veículo em movimento, limitador de velocidade, câmera e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas”, ressalta Serizawa.

Robustez e versatilidade fazem do GranClass a ferramenta ideal para a Iveco Bus avançar na licitações públicas. Atualmente, mais de seis mil unidades da marca estão em circulação por meio do Programa Caminho da Escola.

GranClass 150S21

O chassi da Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. 

A transmissão utilizada é Eaton FS 5406A, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia.

Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o GranClass 150S21 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. Para o motorista o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade.

Especificações técnicas do chassi

Comprimento máximo (CT) 9.000 / 10.000 mm

Largura máxima (D) 2.422 mm

Entre Eixos (EE) 5.180 / 5.950 mm

Balanço dianteiro (BD) 1450 mm

Balanço traseiro (BT) 2.300 / 2600 mm

Ângulo de entrada (A) ≥25°

Ângulo de Saída (B) ≥20°

Capacidade Técnica Eixo Dianteiro 5.000 kg

Capacidade Técnica Eixo Traseiro 10.000 kg

Peso Bruto Total 15.000 kg

Tanque de combustível com Capacidade de 275 litros

Motor Iveco FPT N45 150 kW(206 cv)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!