quarta-feira, 23 de março de 2016

Alpha Notícias: Mercedes-Benz investe R$600 milhões e inaugura nova fábrica no Brasil




Unidade tem capacidade de produção de até 20 mil veículos por ano

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

A Mercedes-Benz inaugurou a fábrica de automóveis localizada na cidade de Iracemápolis, interior do estado de São Paulo. Foram investidos R$600 milhões na unidade, que tem capacidade de produção de até 20 mil veículos por ano.

O primeiro modelo a ser fabricado, ainda no primeiro semestre, é o Classe C. No segundo semestre começa a produção do GLA. São cerca de 500 colaboradores diretos, podendo chegar até 750 até o fim de 2016.


"A abertura da fábrica da Mercedes-Benz de Iracemápolis é mais um marco de progresso do desenvolvimento de nossa rede de produção flexível e eficiente. A produção global da Mercedes-Benz automóveis compreende 26 fábricas que estão organizadas em complexos de acordo com a arquitetura dos veículos. Com a produção local, estamos fortalecendo nossa competitividade global e estaremos ainda mais próximos de nossos clientes brasileiros e de suas necessidades," afirma Markus Schäfer, membro do Board Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística.

A nova unidade utiliza modernos processos industriais. A começar pela implantação da cultura Lean Manufacturing de melhoria contínua e otimização de recursos, que visa assegurar qualidade superior nas linhas de montagem e nos produtos finais que são entregues ao cliente. Ela produz, por exemplo, 50% da energia que consome.

“Já utilizamos o Lean Manufacturing em outras plantas da Companhia no País e no mundo, e os resultados são excelentes em termos de qualidade, eficiência e produtividade”, diz Chris Wittke, gerente sênior de Engenharia de Manufatura da planta de Iracemápolis. “Este avançado conceito de gestão de produção assegura a competitividade que desejamos”, complementa Wittke.


Em 2015 a Mercedes-Benz obteve recorde de vendas no Brasil e, com a nova unidade a ideia é manter esse ritmo de crescimento. Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, afirma que "a Mercedes-Benz do Brasil está firmemente estabelecida no País desde 1956. A abertura de uma nova planta, 60 anos depois, é um compromisso forte com o Brasil e completa um ciclo de produção: a partir dessa inauguração, a Mercedes-Benz será a única da indústria automotiva a produzir automóveis, vans, ônibus e caminhões na América Latina”.


Compromisso social com a região

No ambiente da fábrica, a Mercedes-Benz também está levando em conta sua responsabilidade social na região. A empresa possui parcerias com escolas de idiomas locais e universidades, assim como bolsas de estudo para a qualificação dos colaboradores. Acima de tudo, haverá ofertas de serviços de saúde para os funcionários. 

A relação com a cidade de Iracemápolis é muito forte. Cerca de 30% dos colaboradores são habitantes da cidade, 80% moram na região do estado de São Paulo, dos quais 20% têm idade acima de 40 anos e 20% são mulheres.


Treinamentos locais e internacionais

Todos os colaboradores da nova fábrica de automóveis Mercedes-Benz foram envolvidos em programas de treinamento. Algumas ações abrangeram toda a equipe. Outras foram aplicadas a multiplicadores, cuja função é retransmitir conhecimento e experiências aos seus colegas.

Em março do ano passado, a Mercedes-Benz do Brasil e o SENAI firmaram parceria para a qualificação de mão de obra especializada na indústria automobilística na cidade de Iracemápolis. Aproximadamente 500 alunos se inscreveram. Em junho, logo após o término do curso de montador de sistemas automotivos, a Empresa contratou os alunos com melhor desempenho. Eles passaram, então, a ser treinados na área de PDI (Pre Delivery Inspection – Pré-Inspeção de Distribuição), onde os automóveis da marca são armazenados e preparados para serem enviados à rede de concessionários.

Posteriormente, 90 colaboradores participaram de treinamentos nas plantas de automóveis Mercedes-Benz do Grupo Daimler na Alemanha, Índia, Hungria e Tailândia. Agora, eles atuam como multiplicadores, disseminando os conceitos de excelência em produção e qualidade da marca Mercedes-Benz entre os funcionários da fábrica de Iracemápolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!