segunda-feira, 28 de março de 2016

Alpha Serviços: Saiba para onde vai o óleo lubrificante usado dos motores



Entenda a importância da coleta adequada deste resíduo e o destino legal para ele

Texto: Assessoria de Imprensa

O óleo lubrificante é responsável por reduzir o atrito entre peças, e, assim, garantir a vida útil dos componentes de máquinas e motores. Mas, após a sua utilização, ele torna-se um resíduo perigoso, de classe I, que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente, se mal administrado.

Para evitar esta situação, é necessário que o óleo lubrificante usado ou contaminado seja destinado adequadamente, sendo o rerrefino o único caminho legal para este perigoso resíduo, de acordo com a Resolução CONAMA Nº362/2005. 

Dessa forma, por meio do rerrefino, o óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) se transforma novamente em óleo mineral básico.

Este processo, realizado por empresas especializadas - as rerrefinadoras -, resgata as propriedades originais do óleo mineral básico, que é uma matéria-prima proveniente do petróleo (um recurso não renovável), usada na fabricação de óleos lubrificantes acabados cumprindo o princípio para a sustentabilidade quando retorna ao mercado, garantindo o reabastecimento do produto.

Para que o óleo usado e/ou contaminado chegue até essas empresas rerrefinadoras, as fontes geradoras do resíduo, que são concessionárias, postos, oficinas mecânicas e indústrias, devem entregar o óleo lubrificante usado recolhido a uma empresa coletora autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A Lwart Lubrificantes, líder de mercado na América Latina, realiza esta coleta e o rerrefino do óleo, integrando os dois processos. Com matriz em Lençóis Paulista (SP), que conta com moderna estrutura logística, com 15 centros de coleta, estrategicamente localizados pelo Brasil, uma frota própria com mais de 320 veículos e equipe treinada para o manuseio e transporte. 

O sucesso de seu negócio está estritamente ligado à relação de parceria que a empresa mantém com as fontes geradoras do OLUC. Uma de suas principais parceiras é a DPaschoal, rede nacional de lojas de serviços automotivos.

Segundo Thiago Trecenti, diretor da Lwart Lubrificantes "Temos uma relação positiva, pois ao destinar o óleo lubrificante usado para a Lwart Lubrificantes, a DPaschoal cumpre as obrigações exigidas por lei e contribui com a sustentabilidade de uma matéria-prima não renovável, mas muito relevante para diversas atividades econômicas".

Para Bruno Guilherme Denardi Zanatta, engenheiro ambiental da DPaschoal, "Tanto a Lwart Lubrificantes quanto a DPaschoal contribuem para o desenvolvimento sustentável do País por meio da coleta do óleo lubrificante usado, cumprindo as normas de descarte regidas pela legislação. Nossa parceria já dura 13 anos e ao longo desse período foram coletados mais de 1,3 milhões de litros de óleo lubrificante usado destinados ao rerrefino. Com 40 anos de história, a Lwart Lubrificantes já se projetava à frente de qualquer empresa concorrente, promovendo e disseminando uma cultura de preservação do meio-ambiente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!