domingo, 24 de abril de 2016

Alpha Pesados: Scania apresenta o "Driver Competition América Latina"




Pela primeira vez será realizada uma final com os melhores motoristas da Argentina, Brasil, Chile e Peru 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Scania apresenta a versão latino-americana da competição entre motoristas de caminhão mais importante do mundo, a Scania Driver Competition. 

A ação tem o objetivo de avaliar os participantes e contribuir para melhorar suas habilidades de direção e segurança no trânsito, criando uma rede de transporte sustentável, e reunirá os três mais bem classificados nas competições entre condutores, que serão realizadas na Argentina, no Brasil, Chile e Peru. 

Desde sua criação na Europa, em 2003, a Scania Driver Competition reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. O evento se espalhou pelo mundo para destacar a importância do treinamento e da capacitação dos motoristas, além de aumentar a consciência deles com relação à segurança rodoviária e ao meio ambiente. O Brasil realizou a competição cinco vezes, em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014, com o nome de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), e é atualmente o recordista mundial de participantes, com mais de 174 mil inscritos. 

“Um motorista capacitado e bem preparado evita acidentes, reduz o consumo de combustível e as emissões. Também se comprovou que esse motorista cuida melhor do caminhão, diminui o número de reparos e os custos de manutenção para o operador, o que contribui para uma indústria de transporte eficiente”, afirma Martin Ståhlberg, presidente da Scania Commercial Operation Americas, ele próprio motorista de caminhão no início de sua carreira. 

A competição não busca apenas avaliar e melhorar as habilidades de direção dos profissionais de transporte pesado, mas também difundir valores como segurança, eficiência e respeito pelo meio ambiente, ao mesmo tempo em que reúne colegas do transporte e suas famílias, estimulando a cordialidade e a união entre eles. Em cada encontro são incluídos espaços desenvolvidos para conscientizar os participantes sobre a importância de um bom descanso, da nutrição adequada e, até mesmo, de práticas de primeiros socorros. 

Por meio da Scania Driver Competition, a empresa sueca vem buscando, ano após ano, valorizar a figura do motorista por entender que seu papel é essencial na cadeia logística do transporte. “O transporte terrestre de cargas é responsável por grande parcela do movimento da economia mundial. No Chile, por exemplo, 94% do transporte nacional de cargas é feito por estradas. Para nós está claro que o papel do motorista de caminhão é de grande responsabilidade, e como empresa devemos apoiar e valorizar esses profissionais, que são fundamentais para o setor”, completa o executivo.

Para participar da competição, o motorista deve ter licença para dirigir de acordo com a legislação e o regulamento de cada país e aceitar o desafio de superar as seguintes etapas: Inscrição e Etapa classificatória, com teste teórico realizado em livretos entregues por representantes da Scania em seu país ou online. Etapa eliminatória, com provas práticas regionais em seu país; e a Final nacional, que será realizada entre os mais bem classificados em âmbito nacional. Os três primeiros classificados de cada país, totalizando 12 participantes, vão para a final latino-americana, a ser realizada nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!