segunda-feira, 2 de maio de 2016

Alpha Notícias: Nissan se atreve com o crossover Kicks




Modelo não teve preço revelado e vendas no Brasil se iniciam em agosto 

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

O carro oficial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 foi oficialmente apresentado pela Nissan: o crossover Kicks. A marca busca com o modelo reforçar sua liderança no segmento, iniciada em 2003 com o Murano. Sem preço definido e com vendas no Brasil a partir de agosto, o Kicks será o carro comando do revezamento e rodará 95 dias por todo o país acompanhando de perto os condutores da tocha.

Baseado no Kicks Concept, visto pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014, a versão final de produção manteve o mesmo design conceitual do. A Nissan espera que os proprietários do novo modelo sejam os “moradores de grandes cidades, que levam uma vida agitada e têm de encarar todos os desafios da selva urbana”. A versão que tivemos acesso, sem rodar, apenas estática, era a SL equipada com motor de 1.6 litro, 114 cavalos de potência e câmbio automático. Há alguns dias, no Rio de Janeiro, uma versão 2.0 foi fotografada por quem passava por algumas praias da cidade.



Resultado de uma estreita colaboração entre as equipes do Nissan Design América (NDA), em San Diego, Estados Unidos, e o estúdio satélite da Nissan, o Nissan Design América – Rio (NDA-R), com a coordenação do Centro Mundial de Design da Nissan, no Japão, o Nissan Kicks será inicialmente produzido na fábrica em Aguascalientes, no México. A produção passará para o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, que contou com um investimento de R$ 750 milhões para receber o projeto, ainda no ano fiscal de 2016.

No crossover, entre os itens design consagrados da Nissan estão a grade frontal “V-motion”, faróis dianteiros e traseiros em formato de bumerangue e o teto flutuante que dá a impressão de estender o para-brisa até o fim dos vidros laterais. Com uma coluna traseira que parece estar “camuflada” graças a um acabamento em preto fosco, que se mimetiza com o vidro traseiro, o teto confere um visual diferenciado e chamativo.



Estes itens são incrementados por vários detalhes de estilo dinâmicos, como os imponentes para-lamas e as linhas laterais ascendentes da carroceria, que acentuam a força e o porte característicos de um crossover. A linha de cintura da carroceria mais alta contribui para a sensação de segurança e bem-estar dos passageiros, principalmente aqueles acomodados na traseira, ao mesmo tempo em que proporciona uma excelente visibilidade para todos os ocupantes.

Do lado de dentro, o design futurístico e sofisticado da cabine combina detalhes inovadores feitos especialmente para os consumidores ávidos por tecnologia. O interior mantém a promessa de oferecer o melhor espaço para os passageiros na categoria, mesmo com uma linha de teto que remete a um cupê, assim como uma das maiores capacidades de carga do segmento.



Os ocupantes dos bancos dianteiros contam com uma tela colorida de sete polegadas, cuja posição centralizada oferece uma série de sistemas de informação, entretenimento e conexão para smartphones.

Entre as tecnologias oferecidas pelo Nissan Kicks se destacam o monitor com visão 360° e a detecção de objetos em movimento, que se utilizam de quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e alertar ao condutor no caso de qualquer perigo que tenha passado despercebido. 

Já a pegada esportiva do veículo é acentuada pela direção que na extremidade inferior é reta e não curva. A altura da carroceria ao estilo de um crossover proporciona campo de visão mais elevado, dando ao condutor maior controle sobre o trajeto.



O Nissan Kicks tem uma distância do solo de 200 mm, o que permite que ele transponha facilmente lombadas ou ruas e estradas em condições ruins, sem impacto na dirigibilidade. Os balanços dianteiro e traseiro menores também diminuem o risco de atingir lombadas ou valetas.

“Dirigir na cidade ou nas estradas pode ser bastante estressante. Com o Kicks, desenvolvemos um crossover compacto seguindo o melhor da tradição da Nissan, graças à nossa inigualável experiência no design de veículos feitos para atender as necessidades de consumidores de todo o mundo. O Kicks chega para oferecer o melhor conforto, inovações tecnológicas e design da categoria. Com ele, a Nissan vai mostrar que está engajada com a mobilidade inteligente, graças ao sistema Nissan Intelligent Mobility. O Nissan Kicks é um carro feito para encarar a cidade”, afirma Keno Kato, Vice-Presidente Mundial de Planejamento de Produto na Nissan Motor Company.



José Luis Valls, presidente da Nissan América Latina, acrescenta que “o fato de o mais novo crossover da Nissan ser inspirado na América Latina e lançado primeiro neste continente coloca em destaque esta nova geração de consumidores que prezam o design, a versatilidade e tecnologia, o que está totalmente alinhado com a visão de futuro da Nissan”.

“Com um design incrível, excelente espaço interno e tecnologias inovadoras, o Nissan Kicks é um carro que desperta o desejo de famílias que vivem em grandes cidades. Ele foi criado com foco no Brasil e na América Latina, mas com um estilo e atributos que fazem dele um verdadeiro carro global. Ao ser lançado mundialmente no Brasil, a Nissan mostra não só a importância do modelo para a região, mas também a importância da região para as ambições globais da Nissan”, comenta o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa.

Além do Brasil o modelo também será vendido em outros países latino-americanos ainda em 2016, sendo posteriormente comercializado em outras partes do mundo, totalizando 80 mercados. 


 Nissan Kicks
Dimensões
(mm)
Comprimento
4.295
Largura
1.760
Altura
1.590
Entre eixos
2.610

Veja mais fotos
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!