quarta-feira, 18 de maio de 2016

Alpha Notícias: Scania e Clariant mostram a viabilidade do caminhão a etanol




Os Ecotrucks passaram a utilizar o combustível de segunda geração produzido com a tecnologia sunliquid 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Clariant e a Scania comemoram os resultados e as oportunidades geradas pela parceria estabelecida no ano passado, que consiste no investimento em tecnologias sustentáveis para o transporte de cargas. 

Em meados de 2015, a Clariant adquiriu três caminhões da Scania, modelo P 270 4x2, movidos a etanol – os primeiros comercializados pela Scania na América Latina. Os Ecotrucks, como são chamados, realizam o carregamento de isotanques, com capacidade para 25 mil litros de produtos químicos, levando-os até a frota rodoviária de caminhões que parte para as entregas nos clientes da empresa. 

Os três Scania P 270 trabalham 24 horas, divididos em quatro turnos nos sete dias da semana. O transporte de produtos químicos ocorre dentro da unidade da Clariant em Suzano, interior de São Paulo, o maior complexo industrial da empresa na América Latina. A venda foi realizada pela concessionária Scania Codema (SP). Após cerca de um ano desde sua implantação, os Ecotrucks confirmaram a redução de aproximadamente 90% nas emissões de CO2, em comparação com os motores a diesel utilizados anteriormente. 

“A Clariant vem fazendo história na América Latina com esta operação inédita, que vem reconhecendo o potencial do caminhão a etanol no dia a dia. O exemplo da Clariant está levando ao interesse de outras empresas, que já consultam a Scania sobre esta solução”, diz Celso Mendonça, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil. “A Scania prima pela sustentabilidade. Por isso, acredita em uma matriz energética mista, com o uso de diversas fontes que possibilitem economia de combustível e redução de CO2. O caminhão a etanol é uma solução para empresas comprometidas em diminuir os impactos ambientais de suas operações de transporte. É uma opção 100% viável.” 

O etanol combustível utilizado pelos caminhões da Scania possuem em sua composição o aditivo Master Batch ED 95, fabricado pela Clariant no Brasil. A produção local foi fundamental para a viabilidade do projeto, que gerou uma otimização de custos e de logística. O aditivo permite que motores desenhados para consumir diesel utilizem etanol hidratado, ajustando as características do combustível às necessidades do motor para obter um bom funcionamento do veículo. 

Como segunda etapa deste projeto, a Clariant passou a utilizar, como parte do combustível para movimentar os Ecotrucks, o etanol de segunda geração fabricado a partir de bagaço de cana com a inovadora tecnologia sunliquid. “Adicionar valor com a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da Clariant. A iniciativa da empresa com o projeto Ecotruck apoia o cumprimento das metas ambientais e reforça nossa abordagem de sustentabilidade, inclusive comprovando os resultados positivos das soluções que oferecemos ao mercado de biocombustível, com destaque para a inovadora tecnologia sunliquid”, afirma Paulo Itapura, Gerente de Sustentabilidade da Clariant para a América Latina. 

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