segunda-feira, 23 de maio de 2016

Alpha Notícias: Simpósio SAE BRASIL reúne montadores no CarBody 2016




Debate sera sobre o desenvolvimento das células de sobrevivência e envolve a cadeia produtiva do setor

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Pela primeira vez na história da indústria automobilística brasileira, as montadoras vão dividir com seus pares 'segredos' que desenvolveram na produção da estrutura de seus modelos de carro. Isto vai ocorrer durante a terceira edição do Simpósio SAE BRASIL CarBody 2016, a ser realizado nos dias 8 e 9 de junho, na sede do IPT em São Paulo. O objetivo principal é debater novos conceitos, tecnologias e matérias-primas para o desenvolvimento das ‘células de sobrevivência’.

O chairperson do evento, Jessé Paegle, diretor da JWP Engineering & Consulting e associado da SAE BRASIL, informa que reunir as fabricantes de carros para troca de experiências sempre foi a finalidade do evento - inspirado em encontros similares realizados na Ásia e Europa. "A ideia é que as montadoras criem uma cultura de compartilhamento do que está dando certo não só durante o simpósio, mas de forma mais permanente". Estão confirmadas as apresentações, ao lado das respectivas carroçarias, de executivos da Fiat, Ford, General Motors, Honda, Mercedes-Benz, PSA Peugeot Citröen e Volkswagen, que mostrarão as soluções que utilizam para ampliar a segurança.

Do encontro também vão participar outros integrantes da cadeia produtiva do setor automobilístico. “Queremos mostrar às montadoras”, diz Paegle, “que o Brasil já domina e produz a tecnologia necessária para garantir células de sobrevivência mais seguras e que consomem menos combustível. Não há necessidade de importar esses materiais, o que encarece o produto final”. Entre as empresas presentes à mostra de engenharia estão fornecedores de matérias-primas, como aço, alumínio e fibra de carbono, indústrias de transformação (estampagem a frio, a quente, perfilamento, etc.), além de companhias especializadas em junção de materiais, caso de soldagem a ponto, a laser, entre outras.

Outro destaque do Simpósio SAE BRASIL CarBody 2016 será a apresentação de Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP – Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe, responsável por oferecer informação independente sobre o nível de segurança dos diferentes modelos de carro do mercado, por meio de métodos de ensaio que qualificam entre 0 e 5 estrelas a proteção oferecidas por estes veículos a seus ocupantes, adultos e crianças.

A evolução da área de pesquisa e desenvolvimento no País e no mundo, dos anos 1950 à atualidade, será o tema da palestra de Valter Pieracciani, fundador da empresa que leva seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!