quinta-feira, 16 de junho de 2016

Alpha Esportes: Porsche GT3 Cup Challenge acelera no Velo Città




Segunda metade da temporada 2016 tem promessa de táticas variadas

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A primeira metade do campeonato de Sprint da Porsche GT3 Cup Challenge já foi para o livro de estatística da categoria. E com a quarta etapa do ano neste sábado no Velo Città o funil pelo primeiro título sul-americano com os carros de corrida mais vendidos do mundo promete ficar ainda mais estreito.

Não por acaso, depois de três etapas do calendário, apesar de os carros da tradicional categoria de Gran Turismo serem rigorosamente idênticos, os pilotos chegam ao moderno circuito do interior de São Paulo com estratégias um tanto distintas.

Para os líderes, a principal preocupação é persistir na receita de sucesso até aqui: largar na frente, terminar as corridas e tentar somar a maior pontuação possível.

Já os que veem um pouco mais atrás na pontuação e querem seguir até a preliminar do GP Brasil de F1 sonhando com o título em Interlagos sabem que precisam de uma performance tão convincente quanto a de Pedro Queirolo na etapa passada em Curitiba (com 40 pontos acumulados em 42 possíveis na Cup). O competidor do Porsche #13 é o primeiro a reconhecer que os 46 pontos de desvantagem que tem para Lico Kaesemodel representam uma margem difícil de recuperar. Mas ressalta que a melhor maneira é buscar novas vitórias.

Já o paranaense, que encabeça a tabela de classificação da Cup, destaca a pole conquistada em Mogi Guaçu no ano passado e lembra que uma boa tomada de tempo é bastante importante para ter sucesso na rodada dupla do fim de semana.

Líder da Cup Sport, Marcio Basso é outro que aposta na consistência, a receita que o fez abrir sete pontos sobre o segundo colocado, Carlos Ambrósio. O competidor do Porsche #2 destaca ainda que como o Velo Città é uma pista mais recente nos 12 anos de história da categoria, os concorrentes têm mais ou menos a mesma quilometragem acumulada em seus 3.288 m, o que tende a equilibrar mais ainda as disputas.

Na classe Challenge, depois de uma primeira metade de ano quase perfeita (com 58 pontos em 60 possíveis), Cristiano Piquet ousa falar que aceita até o penúltimo lugar na corrida deste sábado, desde que termine à frente de seu concorrente mais próximo, o chileno Gonzalo Huerta.

Com 100% dos pontos possíveis na Challenge Sport, Eloi Khouri vai quase na mesma linha. O competidor do Porsche #21 enfatiza que vive uma temporada inesquecível em sua estreia com carros de corrida e que espera manter a boa fase. Mas lembra que tem ainda o sonho de vencer no geral, e que vai buscar essa vitória se a oportunidade aparecer em Mogi Guaçu.

Já Rodrigo Mello, que no ano passado esteve muito perto de levantar o título da classe de entrada e neste já flertou com a vitória na etapa passada em Curitiba, ressalta que o regulamento prevê o descarte do pior resultado, possibilitando que volte a brigar pelo título no geral. Mas pondera que seu negócio agora é ganhar corridas e deixar a matemática mais para o segundo semestre.

São equações que passarão a ser resolvidas nesta sexta-feira, com os primeiros treinos livres e as tomadas de tempo tanto das duas classes, ambas com pilotos estreantes.

Na Cup as novidades são Bruno Mesquita com o Porsche #46 e Beto Leite com o #44, ambos concorrendo também na Cup Sport. Na Challenge, Marçal Muller está confirmado com o carro #544 enquanto o jovem Christian Hahn fará sua primeira participação com o #12.

Com a chegada do competidor da F3 Brasil para o grid no Velo Città, serão três famílias com dois pilotos no evento: além dos irmãos Ricardo e Adalberto Baptista e Miguel e Daniel Paludo, agora o estreante temporada na Cup Marcelo Hahn vai torcer pelo filho na Challenge.

No sábado, a programação começa às 10h com a primeira prova da Cup. A Challenge larga às 11h, com a segunda corrida da Cup começando às 12h30.

O livetime da Porsche GT3 Cup Challenge cobre todos os treinos a partir de sexta-feira. O canal da categoria no Youtube mostra toda a programação do sábado ao vivo. Na TV, o Sportv 3 mostra a quarta etapa do ano às 15h do próximo dia 26, enquanto a Band transmite as corridas no dia 17 de julho às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!