sábado, 4 de junho de 2016

Alpha Notícias: Materiais de silicone contribuem para a segurança do carro




Material é aplicado em coxins de escapamentos, no sistema de amortecimento e suspensão do carro entre outros

Texto: Assessoria de Imprensa

Você sabia que a resistência e a durabilidade dos materiais de silicone oferecem maior segurança ao automóvel? Devido às características intrínsecas do silicone, como resistência ao calor, a solventes e às suas propriedades mecânicas especificas, o silicone tem tudo a ver com segurança e avanço tecnológicos na fabricação de veículos.

A borracha de silicone é utilizada em peças próximas ao motor, pois tem condições de suportar elevadas temperaturas (+200°C) sem perder suas propriedades físico-químicas originais, com baixa deformação e pequena perda de propriedades físicas.

"O avanço tecnológico do silicone traz e continuará a trazer um avanço tecnológico significativo nos carros", afirma o coordenador da Comissão de Silicone da Abiquim, Irineu Bottoni. 

As partes elétricas do carro, como os fios de proteção são recobertos com borrachas de silicone, resguardando-os do aumento de temperaturas dos motores. As mangueiras de combustível de borrachas de silicone resistem às altas temperaturas e aos solventes (gasolina), o que pode diminuir significativamente ressecamentos e trincas, ampliando a vida útil desses componentes. Por ser resistente à temperatura, a borracha de silicone é usada para revestir cabos e velas de ignição, com características isolantes muito apropriadas ao desempenho dos carros modernos, que cada vez mais exigem motores poderosos.

O silicone também é aplicado em coxins de escapamentos, no sistema de amortecimento e suspensão do carro, atuando como um amortecedor, absorvendo melhor a vibração. 

A superfície dos airbags é revestida por um filme de silicone impermeável a passagem de ar, o que ajuda na eficiência do sistema de operação do airbag, melhorando muito a segurança dos usuários. O filme de silicone é peça muito importante na confecção do carro.

O silicone é usado em praticamente todas as partes do veículo, como na vedação de janelas, portas, para-brisas, retrovisores entre outros. Nos faróis, uma película de silicone recobre a lanterna, evitando que o plástico amarele e perca o seu potencial de iluminação. É usado também para vedar o farol, impedindo a penetração de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!