terça-feira, 19 de julho de 2016

Alpha Notícias: Tecnologias ajudam a diminuir estresse do trânsito




Modelos como o Ford Focus podem ter sistema de frenagem autônomo, que freia o carro automaticamente

A Ford vem introduzindo no Brasil tecnologias que contribuem para amenizar o estresse no trânsito urbano. Entre elas estão o sistema de frenagem autônomo e o monitoramento de pontos cegos com alerta no retrovisor, recursos voltados para o conforto e a segurança principalmente no dia a dia das grandes cidades.

Essas tecnologias são importantes, em especial, quando se analisa a pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI): 31% da população passa mais de uma hora no trânsito em seus deslocamentos para as atividades rotineiras, como trabalho e estudo. Em grandes cidades, com mais de 100 mil habitantes, esse índice é ainda mais alto, chegando a 39%. 

O Focus na sua versão topo de linha, por exemplo, possui o sistema de frenagem autônomo, tecnologia que freia o carro automaticamente para evitar as "batidinhas" no trânsito. Ele conta com um sensor óptico que detecta um carro parado na frente em velocidades de até 20 km/h e aciona os freios sem a intervenção do motorista.

O equipamento opera com um sistema conhecido como LIDAR – sensor de detecção de distância por reflexão de luz. A distância do objeto é medida pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido, de modo semelhante a um radar. Para isso, a tecnologia usa elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, luzes de freio e refletores de para-choque. 

A versão topo de linha do Focus conta também com um sistema de estacionamento automático de última geração, que auxilia o motorista a entrar em vagas paralelas, perpendiculares e também nas saídas de baliza, trazendo mais conforto e segurança nas manobras. A tecnologia utiliza sensores ultrassônicos instalados na frente, laterais e na traseira do veículo para calcular o espaço e o ângulo de manobra – é possível estacionar em espaços apenas 20% maiores que o comprimento do carro, monitorando a proximidade de outros veículos, pessoas e objetos. Basta selecionar o tipo de manobra desejada no botão instalado no painel para o sistema assumir a direção – o motorista só precisa comandar o acelerador e o freio. Ele possui ainda uma câmera de ré com novos grafismos.

Já o monitoramento de ponto cegos, encontrado no modelo Fusion, é uma proteção eficiente para detectar a presença de motocicletas nas faixas centrais ou a aproximação de veículos. Muito útil nas grandes cidades, funciona com uma luz de alerta que se acende no retrovisor.

Conveniência

Conveniência e conforto são outros atributos dos carros da Ford. O Fusion, por exemplo, possui bancos de couro com ajuste elétrico e aquecimento, e volante regulável, itens que facilitam a ergonomia e ajudam o motorista e os passageiros no ir e vir pelas ruas e avenidas lotadas. Ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro e o acendimento automático de faróis são outros itens que ajudam a vencer o estresse do dia a dia. 

Mesmo com o trânsito parado, a atenção deve ser redobrada. Sem tirar as mãos do volante, o proprietário do Fusion pode acionar o sistema multimídia SYNC MyFord Touch com tela touchscreen de 8 polegadas. Por meio de comandos de voz, permite acessar áudio, telefone e navegação.

O Focus Hatch 2016 vem equipado de série com o sistema de conectividade SYNC, com tela colorida de 4,2”, conexão Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz em português para áudio e telefone, e sistema AppLink, que garantem comodidade no congestionamento.

Todos os modelos da Ford possuem o sistema de Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência 192, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. Junto com a comunicação do acidente, ele informa a localização do veículo por meio das coordenadas do GPS. Para o seu funcionamento, é necessário que um celular esteja emparelhado com disponibilidade de sinal.

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