sábado, 23 de julho de 2016

Coluna "Trânsito e Vidas"



Passeando e conhecendo motocicletas!

Mario Divo*

O ACBr – Automóvel Clube Brasileiro, entre as suas linhas de ação, tem um olhar especial para a questão da mobilidade e da segurança viária. Por essa razão, procuramos nos relacionar com toda e qualquer iniciativa que possa contribuir com os programas mundiais que buscam reduzir as mortes e dramas causados nas ruas e estradas do país. E agora, uma das nossas mais recentes parcerias está no apoio institucional recíproco com o blog MOTOSA (www.motosa.com.br/ ou www.facebook.com/motosa.com.br).

O Jair Reis, criador do programa e produtor dos vídeos ali apresentados, mostra vários passeios bastante agradáveis com a utilização de motocicletas, em que o respeito aos detalhes de segurança está destacado com muita clareza. Em outras palavras, os usuários de motocicletas têm como se divertir com suas máquinas atendendo os princípios de segurança e, de nosso lado, fica aqui o convite para que sejam sempre exemplos àqueles que fogem às mais elementares regras de convivência no trânsito.

Outro aspecto interessante que deve ser comentado, e será objeto de outras postagens futuras neste nosso espaço, está no trabalho desenvolvido pela NCAP - New Car Assessment Program, que começou em 1979, nos EUA. Depois, surgiram iniciativas similares em outras regiões, sendo a Latin NCAP instituída na América Latina em 2010. O programa de avaliação de carros novos oferece informação independente e transparente sobre os níveis de segurança dos modelos de veículos no mercado. E uma das motivações da parceria do ACBr com a MOTOSA foi a inovação de trazer uma avaliação independente para motocicletas de alto padrão.

O primeiro teste mostrado é com a BMW GS 800 2016 (www.motosa.com.br/video/bmw-gs-800-teste-de-usuario-para-usuario-no-motosa/). Como é a proposta do Jair Reis, os testes são feitos sem manobras radicais e a gravação não tem os habituais termos técnicos pois, como é a expectativa dele, o que vale é a opinião sincera de um usuário que tem mais de 40 anos de experiência com diferentes modelos de motos. Portanto, ainda que o nosso espaço esteja sempre olhando mais para o mundo do automóvel, também é importante dar atenção às motos e ao que cada pessoa interessada possa esperar em suas escolhas.

* Mario Divo é o Diretor Institucional do ACBr - Automóvel Clube Brasileiro e também é do Clube Correspondente da FIA - Federação Internacional do Automóvel - E-mail mario@automovelclubebrasileiro.com.br - Site www.automovelclubebrasileiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!