Doe Teleton

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Alpha Notícias: CAOA Montadora promove "Semana do Meio Ambiente"




Empresa plantará 300 novas mudas de árvores nativas na área verde da empresa durante o evento 

Durante os dias 28, 29 e 30 de setembro, a CAOA Montadora de Veículos, instalada na cidade de Anápolis, Goiás, realiza a Semana do Meio Ambiente CAOA, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar seus Colaboradores e moradores da região sobre a importância do consumo consciente, do uso racional da água, de minimizar as emissões de poluentes, além de buscar o uso e desenvolvimento de alternativas energéticas e a conservação de nossas florestas.


Entre as atividades planejadas para o período está a realização de palestras, workshops e oficinas promovendo o diálogo ambiental com os Colaboradores, com o apoio de empresas especializadas em meio ambiente que irão discutir ideias sobre a importância da conservação de biomas, operação de recolhimento, triagem e comércio de produtos recicláveis e sobre a viabilidade de alternativas de destinação final e recuperação energética de resíduos industriais. 

No período, estão previstos também, espetáculos culturais e a visitação de alunos da Escola Municipal professora Josephina Simões e do Colégio Militar de Goiás Dr. Cesar Toledo, ambos de Anápolis (GO). Além disso, a CAOA promoverá o plantio de 300 novas mudas de árvores nativas da região, dentro da empresa.

“A CAOA Montadora tem uma ampla noção da necessidade primordial de preservação do meio ambiente e do indispensável envolvimento das empresas e de toda a sociedade, buscando continuamente minimizar as agressões e posteriormente iniciar o processo de recuperação do meio ambiente. A realização de eventos como este, -, mostra a constante preocupação da empresa com o tema e sua visão de facilitador na conscientização desta e das futuras gerações de moradores da região. Nossa busca é por conscientizar as pessoas para torná-las multiplicadores sustentáveis e para que promovam atitudes ambientais e disseminem esta ideia para toda a sociedade.”, explicou Mauro Correia, vice-presidente da CAOA Montadora. 

Sustentabilidade

A CAOA Montadora, com fábrica em Anápolis (GO), desenvolve constantemente ações voltadas para preservação do meio ambiente, como o reaproveitamento dos resíduos gerados durante os processos de produção dos veículos. Durante o mês de março, a empresa comemorou a Semana Mundial da Água apresentando para a sociedade local suas ações e promovendo o consumo consciente deste bem.

Nos últimos quatro anos, a CAOA reduziu em 50% o volume de água consumida na fábrica por meio de investimentos nos processos produtivos, na estação de tratamento de efluentes e na educação ambiental dos Colaboradores. A economia foi superior a 87 milhões de litros de água potável. Para 2016, a meta do programa interno da montadora, batizado de Pegada Hídrica, é reduzir 7% de consumo em relação ao ano passado.

A montadora possui gerenciamento rígido do consumo de água potável em todo o processo fabril. Medições de consumo de água são realizadas diariamente pela equipe de Meio Ambiente que reporta os resultados diários para cada área de produção, proporcionando o controle do consumo. Todos os executivos e Colaboradores entendem que medir é o caminho para melhor entender a aplicação e poder traçar metas e planos para redução. Em 2015, todas as áreas da fábrica passaram a ter medidores do consumo de água.

Desde o início de suas operações, a empresa investe na estação de tratamento de efluentes industriais e esgoto sanitário. No final de 2013 investiu em um novo sistema de tratamento por membranas de ultrafiltração (MBR – Membrane Bio Reactor) com capacidade para tratamento de 55 m³/h. Essa tecnologia instalada proporcionou o reuso dos efluentes tratados que são aproveitados em sanitários e na irrigação de áreas verdes. 

A CAOA possui um moderno laboratório para monitoramento diário dos efluentes e da água tratada o que torna as novas metas ainda mais otimistas. “Em 2015, alcançamos o índice de 92% de reuso dos efluentes tratados e temos em andamento um projeto desafiador e inovador que prevê o uso de água de chuva em operações mais nobres no processo produtivo, podendo alimentar torres de resfriamento, cabines de pintura, etc”, garante Mauro Correia.

Durante o ano passado, foi criado o Comitê de Águas formado por Colaboradores de diversas áreas da empresa com o objetivo de fortalecer o plano de gestão do consumo de água e envolver 100% dos Colaboradores para atingirem as metas propostas pela própria gestão da CAOA.

Outro fator que permite reutilizar a água dentro da fábrica é o sistema de captação de chuva. A fábrica de Anápolis possui lagoas para retenção de toda a drenagem pluvial da fábrica. Essa água armazenada é usada na irrigação das áreas verdes, principalmente nos períodos de estiagem. A área de jardins é extensa, com 113 mil m² de gramados no entorno dos prédios.

A partir de 2014, teve início a medição do índice pluviométrico na fábrica. Com esta informação foi possível reduzir a irrigação no local, ou seja, havendo incidência de chuvas nos finais de semana e períodos noturnos, a equipe de jardinagem recebe a informação no início do dia e replaneja o trabalho evitando a irrigação desnecessária.

As áreas de pintura da fábrica possuem um sistema de tratamento do ar de exaustão das estufas de secagem dos carros. O tratamento consiste na oxidação térmica dos componentes orgânicos e inorgânicos presentes no ar proveniente das estufas, evitando assim a emissão de poluentes para a atmosfera. Durante o ano é realizado o monitoramento das emissões por meio de análises laboratoriais.

Em relação aos resíduos sólidos, 96% são reciclados atualmente, sendo que todos os resíduos perigosos são coprocessados na indústria de cimento substituindo combustível fóssil.

Parte do terreno onde está instalada a fábrica abriga a reserva ambiental e um viveiro que produzirá a partir deste ano mudas de árvores típicas do Cerrado brasileiro que a empresa utilizará para o replantio da vegetação degradada da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana