quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Alpha Pesados: Scania introduz novas práticas de serviços no Brasil




Processo global deve estar em 100% das concessionárias em 2017

A Scania iniciou em 2016 a padronização do processo global de serviços, que pretende ser encerrado já em 2017. Global, ele surgiu com o conhecimento das melhores práticas em Serviços da marca em todo o mundo. 


“O processo global de Serviços vai trazer uma série de benefícios concretos para os clientes, entre eles, a redução de até 75% do tempo total do veículo parado na oficina”, afirma Gustavo Andrade, gerente de Desenvolvimento da Rede de Concessionárias da Scania no Brasil. Com o novo processo global de Serviços, as Casas Scania terão uma postura mais ativa em relação ao atendimento na oficina, como por exemplo, o planejamento de entrada dos veículos, um controle dos programas de manutenção, a previsão da utilização das peças, mais eficiência na alocação do time de mecânicos e maior previsão do uso de equipamentos e ferramentas.


“O processo global de Serviços é baseado na própria experiência industrial da Scania, e também nas melhores práticas globais de oficina da marca. Nós queremos ser mais proativos, aumentar a interação com nosso cliente e diminuir ao máximo o tempo do caminhão parado na concessionária”, diz Andrade. “Estamos iniciando uma grande jornada que começa agora com os processos de oficina, mas que também pavimenta o caminho para os novos desenvolvimentos da marca na busca de atender as demandas futuras do setor de transportes.”

De forma pioneira, a Scania levou ao mercado a mensagem da importância das soluções de serviços para tornar a operação do cliente ainda mais rentável. Ações inovadoras e campanhas de serviços vêm fazendo parte do dia a dia da fabricante nos últimos anos. 

“Estamos vivendo um novo tempo para Serviços. Ou seja, nos preparando para um novo jeito de fazer serviços. Eficiência e rapidez são fundamentais para ter uma rede adequada para o futuro. E o fundamental, cada vez mais, será o tempo do cliente”, afirma Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Serviços precisam caminhar juntos com as mudanças globais. Hoje, o mundo está cada vez mais rápido, as pessoas mais conectadas, a digitalização fazendo parte constante do dia a dia e o setor de transportes recebendo demandas mais ágeis. Nesta nova realidade de mercado, os veículos não podem ficar parados mais horas do que o necessário, por isto os serviços devem ser dinâmicos”.

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