quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Coluna "Mecânica Online": Propulsão híbrida: motor a combustão e um elétrico por R$159.500 no Brasil




Tarcisio Dias*

Até quando teremos motores de combustão interna? Alguns países já anunciam planos de utilização de veículos elétricos num futuro próximo. Mas qual o meio termo entre as fontes de energias nesse momento? A solução híbrida.


Acompanhamos o lançamento do Novo Ford Fusion Hybrid, um dos veículos mais tecnológicos oferecidos no Brasil que combina alta eficiência energética e um preço muito competitivo: R$ 159.500.


O Ford Fusion Hybrid 2017 é o sedã de luxo mais econômico do Brasil. Mesmo sendo grande, completo e com potência de 190 cv, consome menos que um carro compacto popular: 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina. Por isso, é um ícone de sustentabilidade e recebeu o Selo de Eficiência Energética (padrão AA) do Inmetro/CONPET.

Essa eficiência se deve ao sistema de propulsão que combina um motor a combustão e um elétrico, alimentado por bateria de alta tensão, com transmissão continuamente variável.

Seu motor a combustão é um 2.0 de ciclo Atkinson a gasolina, com comando independente variável de válvulas e alta eficiência. Ele gera potência de 143 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 175 Nm (@ 4.000 rpm).

A transmissão continuamente variável e-CVT faz o gerenciamento dos dois motores, que têm uma potência combinada de 190 cv.

A bateria de íons de lítio que alimenta o motor elétrico, mais leve e otimizada, tem capacidade de 1,4 kWh. Produzida com tecnologia Ford, ela é autorrecarregável e não necessita de carregamento em rede externa de energia. A garantia de 8 anos oferecida pela Ford reforça a confiabilidade desse componente. 

O sistema de freios regenerativos aproveita a energia das frenagens para recarregar a bateria. Ele atua de forma modulada, simulando o freio-motor (marcha reduzida) no primeiro estágio para desacelerar o veículo suavemente. Já nas frenagens bruscas funciona como os freios convencionais, sem regeneração.

A grade dianteira com controle ativo é um novo recurso que aumenta a eficiência aerodinâmica e a economia de energia. Ela se fecha automaticamente quando não há necessidade de refrigerar o motor para reduzir o arrasto de ar.

A transmissão e-CVT oferece uma condução suave e vem com o novo seletor rotativo E-Shifter, que substitui a alavanca de câmbio tradicional. Além de inovar no design e na ergonomia, por ser eletrônico ele agrega novas funções.

No modo Low, acionado por um botão no console, ajuda a segurar o carro em descidas usando o freio-motor. Ele mantém a velocidade selecionada pelo motorista e otimiza o carregamento da bateria, atuando como uma marcha reduzida.

Há também uma função de segurança. Quando a porta do carro é aberta, o comando da transmissão entra automaticamente no modo de estacionamento (P).

A direção com assistência elétrica sensível à velocidade e o compressor elétrico do ar-condicionado são outros itens que contribuem para a eficiência energética. Com tanque de combustível de 52,7 litros, ele pode ter uma autonomia de até 885,6 km.

O painel interativo com “Ecoguide” é um recurso exclusivo do Fusion Hybrid que permite várias interações com o veículo. Composto de duas telas de LCD configuráveis, de 4,2 polegadas, traz informações como nível de carga da bateria, consumo de combustível e autonomia. O Ecoguide sinaliza quando o motorista está dirigindo de modo mais sustentável, com aceleração suave e sem freadas bruscas, com desenhos de “folhas de eficiência” na tela.

Outra função exclusiva do Fusion Hybrid é o Ecoselect. Acionado por um botão no console, ele prioriza o consumo de combustível e a redução de emissões, tornando as acelerações mais suaves e otimizando a carga da bateria pelo sistema de frenagem. Quando usado junto com o piloto automático adaptativo ele atua da mesma forma, ativando o EcoCruise.

O veículo conta também com o modo EV+, um sistema inteligente que reconhece os destinos mais frequentes por meio do GPS integrado ao SYNC 3 e prioriza o uso do motor elétrico e a economia de combustível. O sistema requer um tempo de duas a quatro semanas de uso para processar os registros e otimizar as rotas, reconhecendo a topografia e velocidade de cada trecho.

O Fusion Hybrid também vem equipado de série com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, assistente de frenagem de emergência e assistente de partida em rampas.

A suspensão com sistema MacPherson na dianteira e Control Link na traseira, desenvolvida especialmente e patenteada, garante o alto padrão de dirigibilidade e estabilidade do sedã híbrido.

Carro híbrido mais vendido do Brasil, o Fusion Hybrid somou mais de 1.800 unidades desde o seu lançamento. Ele faz parte da estratégia de eletrificação global da Ford, que planeja ter mais de 40% de sua linha formada por veículos elétricos até 2020.

O custo de aquisição é de R$159.500, um preço altamente competitivo comparado a outros modelos híbridos do mercado, e mesmo opções de outras categorias.

As três revisões anuais no período de garantia têm um custo total de R$952.

O cliente também tem a opção de adquirir os planos Ford Protect, que incluem uma ou duas revisões adicionais e ampliam a garantia de fábrica para quatro ou cinco anos, respectivamente, trazendo tranquilidade e economia.

* Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/.

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