Doe Teleton

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Coluna "Mecânica Online": Quais os veículos mais roubados considerando a frota segurada do Brasil



Tarcisio Dias*

É normal na coluna Mecânica Online sempre abordarmos novos recursos e tecnologias, mas algumas vezes certos números chegam a impressionar nosso o dia-a-dia editorial. Um deles que sempre merece nossa atenção na escolha de um veículo é o que reflete se um ou outro veículo é mais “visado” pela bandidagem.

O Brasil já atravessou momentos melhores, mas atualmente convivemos com a violência em nossa porta, e não é diferente com o roubo e furto de veículos.

Só no primeiro semestre de 2016, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), baseados no número de veículos segurados no país, foram roubados ou furtados pouco mais de 118 mil veículos.

A indústria automotiva tem ampliado os recursos para ajudar o consumidor na luta pela manutenção do seu bem.

Uma das tecnologias que mais cresce, com a política de ser item de série, é a disponibilizada pela General Motors do Brasil através da Chevrolet.

Lançado no último trimestre do ano passado como uma exclusividade da marca Chevrolet, o sistema OnStar também oferece serviços de navegação, concierge e conectividade e está disponível em vários modelos da marca.

A primeira notificação de roubo de um veículo equipado com OnStar aconteceu na cidade de Osasco, na região da Grande São Paulo, em fevereiro deste ano.

Logo após ter seu Chevrolet Cruze Sedã subtraído, o proprietário comunicou o fato à Polícia e ao Centro de Atendimento do OnStar, que, imediatamente, passou a monitorar o deslocamento do automóvel por GPS e, em um momento oportuno, enviou o comando remoto para o bloqueio da aceleração do motor do carro.

Abandonado pelo ladrão, o automóvel foi recuperado pelas autoridades (como exige a legislação nacional) e devolvido para o dono menos de três horas após o roubo.

O OnStar traz vantagens relacionadas à proteção patrimonial. Seguradoras costumam conceder descontos para carros equipados com sistemas que permitem rastreamento e bloqueio em caso de furto ou roubo.

Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados a fim de atender as demandas do mercado local. Entre os mais relevantes estão o que possibilita o motorista fazer consultas na internet por meio do Concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo.

Ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do cliente Chevrolet de todo o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.

A Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

O OnStar possui atualmente mais de 7 milhões de usuários, somando os de países como Estados Unidos, Canadá, China, México e agora também da Europa e do Brasil.

O Centro de Atendimento OnStar funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e a cada dois segundos, em média, uma chamada é realizada.

Mensalmente o OnStar recebe aproximadamente 100 mil contatos de emergência e 5.000 notificações automáticas de acidente como essa ocorrida recentemente no Brasil.

Caso a sua situação ainda não esteja coberta por um sistema como este, é importante atentar para os veículos que figuram na classificação mais indesejada do setor automotivo: o índice de roubo e furto de veículo.

Da outra ponta da tabela e mais diretamente no bolso do motorista, o valor do seguro com certeza terá variação para mais ou para menos em função dessa listagem.

Considerando a frota segurada do Brasil, o modelo que mais deu prejuízo devido a esse tipo de crime foi o Chevrolet Celta, com 6.055 ocorrências, seguido do Volkswagen Gol e do Fiat Palio.

Confira os modelos mais roubados de janeiro a julho em todo o país:

Modelo Número de veículos segurados

Número de roubo/furto
GM CHEVROLET CELTA 1.0
170.524
6.055
VW VOLKSWAGEN GOL 1.0
253.594
4.514
FIAT PALIO 1.0
219.654
4.127
HUNDAI HB20
121.932
3.009
FIAT UNO 1.0
165.062
2.967
FORD FIESTA ACIMA DE 1.0
164.478
2.803
GM CHEVROLET CORSA 1.0
173.734
2.700
FIAT STRADA
137.590
2.684
TOYOTA COROLLA
170.826
2.659
HONDA CIVIC
125.282
2.530
Fonte: Susep

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana