Doe Teleton

domingo, 11 de dezembro de 2016

Alpha Notícias: Após 60 anos Jaguar volta a produzir o XKSS




Apenas nove unidades serão fabricadas à mão no Reino Unido e começarão a ser entregues aos clientes no início de 2017

A Jaguar Classic apresentou o primeiro Jaguar XKSS genuíno fabricado em quase 60 anos. A equipe de engenheiros da Jaguar Classic criou esse impressionante XKSS na cor Sherwood Green como uma antecipação à produção de nove veículos, que serão entregues a clientes de todo o mundo em 2017. Esses nove veículos serão totalmente novos e terão os números de chassis da época, recuperados dos XKSS originais. Cada um dos carros será vendido a um preço superior a ‎£1 milhão - cerca de R$4,38 milhões. 


Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic, declarou que "o programa de réplicas do XKSS destaca os conhecimentos da Jaguar Land Rover Classic. Reafirmamos nosso compromisso de fomentar a paixão e o entusiasmo pelo ilustre passado da Jaguar através de veículos, serviços, peças e experiências extraordinárias. A Jaguar Land Rover Classic se encontra em uma posição ideal para satisfazer a crescente aficção pelos clássicos, já que tem previsto abrir uma nova sede mundial com um investimento de 7,5 milhões de libras em Coventry, em 2017. Estamos desejando aumentar as atividades comerciais, prestar assistência a nossos clientes atuais e atrair uma nova geração de entusiastas do mundo todo”. 


Considerado por muitos como o primeiro “supercarro” do mundo, a Jaguar criou o XKSS como uma versão para a estrada do D-Type, modelo de competição vencedor em Le Mans, que foi construído entre 1954 e 1956. Um ano depois, em 1957, nove veículos destinados a exportação para a América do Norte foram queimados em um incêndio na fábrica da Jaguar de Browns Lane, em Midlands. Por isso, apenas 16 das 25 unidades planejadas do XKSS foram produzidas. 

Há alguns meses, a Jaguar anunciou que sua divisão Jaguar Classic fabricaria os nove esportivos XKSS “perdidos” para um seleto grupo de clientes e colecionadores de prestígio. O novo e exclusivo XKSS apresentado em Los Angeles é o resultado de 18 meses de pesquisa e será utilizado como protótipo para a fabricação das nove réplicas. 

O XKSS é a segunda réplica criada pela Jaguar depois dos seis Lightweight E-Type fabricados em 2014. Esse projeto permitiu que a equipe pudesse aprender a desenhar veículos fiés às especificações da época. Agora, esses conhecimentos se consolidaram com a criação do novo e autêntico XKSS 

O XKSS apresentado em Los Angeles é uma réplica de época fabricada graças à combinação dos desenhos originais dos arquivos da Jaguar, com modernas tecnologias. A equipe de engenharia da Jaguar Classic escaneou várias versões do XKSS de 1957 para confeccionar uma imagem digital completa do veículo, desde a carroceria até o chassi, incluindo todas as peças necessárias. 

A carroceria do XKSS é fabricada com uma liga de magnésio, exatamente igual ao modelo de 1957. Como os moldes dos desenhos originais já não existem mais, a Jaguar Classic criou um novo molde de design personalizado a partir das carrocerias originais dos anos 1950. As carrocerias dos nove veículos foram fabricadas sobre esse molde mediante um tradicional processo manual de montagem em cadeia. 

Os engenheiros da Jaguar Classic trabalharam com as estruturas originais, a partir das quais foram criados modelos CAD (computer-aided design ou design assitido por computador) para facilitar a construção dos chassis. A equipe da Jaguar Classic contou com a colaboração de Reynolds, renomado fabricante de estruturas tubulares e tubos 531. A empresa ficou responsável de confeccionar as nove peças específicas para o modelo com medidas do sistema imperial ― utilizado no Reino Unido na década de 50 ― ao invés do sistema métrico decimal, mais comum atualmente As peças são soldadas em bronze, tal como se fazia com os tubos dos chassis do XKSS naquela época. 


As réplicas tem especificações originais, como freio a disco Dunlop nas quatro rodas, equipados com uma bomba Plessey e pneus Dunlop nas rodas de liga de magnésio. 

Sob o capô do XKSS encontramos o motor de 3.4 litros de 262 cavalos do Jaguar D-Type, com seis cilindros em linha. O propulsor inclui blocos de ferro fundido totalmente novos e três carburadores Weber DC03. 

Já no interior, o novo XKSS original exibe uma recriação perfeita dos indicadores Smiths da época. Os detalhes foram feitos com muito cuidado para que a réplica fosse idêntica aos modelos fabricados em 1957: a madeira do volante, a costura dos assentos de couro, os botões de metal do painel, entre outros.

Apenas foram realizadas pequenas mudanças nas especificações para melhorar a segurança dos condutores e passageiros. Por exemplo, o tanque de combustível foi fabricado com robustos materiais modernos para aguentar a circulação e as especificações dos combustíveis atuais. 

Os veículos postos à venda começarão a ser construídos à mão no começo do próximo ano e é estimado que serão gastas 10 mil horas de trabalho para fabricar cada novo XKSS. 

Key Riches, Gerente de Engenharia da Jaguar Classic, comentou: “O XKSS é um dos veículos mais importantes da história da Jaguar e nos comprometemos a criar uma versão nova e original que seja totalmente fiel ao modelo original em todos os aspectos.” 

“Desde o número, o tipo e a posição de todos os rebites (são mais de 2000 no total), até os indicadores Smiths do painel, tudo é igual ao veículo original porque é assim que deve ser.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana