quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Alpha Notícias: Volvo Cars XC90 ganha motor diesel e preço parte de R$369.950,00




Modelo conta com o recurso de direção semiautônoma até 130 km/h 

A Volvo Cars apresentou o XC90 equipado com o motor D5 Drive-E, biturbo de 2 litros, quatro cilindros, 235 cavalos e que faz de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h. O modelo conta com duas versões: Momentum com preço a partir de R$369.950,00 e Inscription com preço a partir de R$419.950,00. 


O XC90 diesel está equipado com sistema de tração AWD, que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo. O XC90 conta com transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica. 


Pilot Assist de 2.ª geração atua até 130 km/h 

Modelo mais inovador e seguro já produzido pela fabricante sueca em sua história, o XC90 diesel completa a linha 2017 do SUV topo de gama, que passa a oferecer o Pilot Assist de segunda geração. É o único utilitário esporte de luxo vendido no Brasil com tecnologia de direção semiautônoma, recurso no qual sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e um sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades até 130 km/h. 

Como o sistema anterior era limitado a 50 km/h, a nova geração do Pilot Assist passa a atuar não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias. Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o carro na faixa. Assim, o esforço do motorista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo uso dessa tecnologia. 

O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. 

Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância em relação ao carro adiante ou a velocidade configurada. 

O motorista deve estar sempre no controle do automóvel, com as mãos no volante, para manter o sistema funcionando. O condutor tem ainda a possibilidade de intervir no Pilot Assist via acelerador, freio e volante, de acordo com sua vontade. Caso ele queira mudar de faixa, a seta indicadora aborta temporariamente o assistente de direção. O acionamento do Pilot Assist é feito de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante. 


Duas versões de acabamento e ampla lista de equipamentos 

O XC90 D5 chega ao mercado brasileiro em duas configurações. Na Momentum, o display central de 9 polegadas sensível ao toque permite ao motorista e passageiro controlar diversas funções do veículo, como o sistema de áudio, o Sensus Navigation Pro, o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração, configurações de segurança e sistemas de suporte à condução. 

O interior sofisticado e espaçoso abriga sete assentos individuais, que atendem os passageiros com o máximo conforto. Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória, enquanto os assentos traseiros contam com booster integrado para crianças – a terceira fileira de bancos individuais é de série. 

Assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, faróis FULL LED com nivelamento automático e funções antiofuscante (AHB) e autodirecionais (ABL) estão igualmente presentes. 

O motorista também pode escolher seu modo de condução entre Comfort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central. Cada um deles oferece um ajuste específico para motor, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. Nesta versão, o utilitário é equipado com rodas de 19 polegadas. 

Já a versão Inscription apresenta um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel. Fruto da parceria com a Bowers & Wilkins, dispõe de 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro, e um software de processamento de áudio de última geração que simula, entre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo. 

Essa configuração traz, ainda, o Chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas. 

O XC90 Inscription é identificado nos detalhes: o refinado design recebe apliques cromados em vários pontos da carroceria, como na grade frontal e nos frisos da porta, e o cuidado se estende a componentes como a chave revestida de couro. As rodas, nesta versão, são de 20 polegadas. 

Por dentro, os bancos têm apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação. Os assentos traseiros também recebem sistema de aquecimento. Outro item exclusivo é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista, além do teto solar panorâmico. 

O XC90 Inscription adiciona ao já completo pacote de segurança os alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, além do BLIS – alerta de ponto cego – e o inovador sistema de visão 360º, que projeta na tela central uma imagem aérea completa ao redor do veículo. 


Segurança extremamente avançada 

A tradição da Volvo e a preocupação com a segurança trazem para o XC90 a mais completa tecnologia para evitar acidentes. Todos os equipamentos são de série no SUV de luxo, como o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro. 

O XC90 é o primeiro carro no mundo com tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. É uma situação comum em cruzamentos nas cidades, bem como em estradas, nas quais os limites de velocidade são maiores. O SUV detecta um potencial choque e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente. 

Na estrada, sair da pista pode provocar um acidente, por diferentes causas, como distração do motorista, fadiga ou más condições de clima. O sistema de proteção em saída de estrada registra situações como essas e aciona os outros sistemas de prevenção de impactos aos ocupantes, como tensionar os cintos de segurança para manter as pessoas na posição mais protegida. 

O XC90 dispõe também da última geração do controle eletrônico anti-capotamento e do City Safety, que agrupa todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars. Esse recurso tem visão noturna e auxilia o motorista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre, ciclista e animais de grande porte, com uma estratégia de alerta e de ajuda na frenagem. O modelo conta ainda com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.Um dos principais elementos de prevenção e redução dos impactos aos ocupantes é o design dos bancos do XC90, que inaugurou a nova geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!