sábado, 21 de janeiro de 2017

Alpha Notícias: Chrysler revela sua próxima geração de veículo familiar




Portal foi projetado de dentro para fora e uma atmosfera aberta e serena que liga o trabalho e a casa

Quando chegou a hora de pensar sobre o futuro do transporte familiar, a Fiat Chrysler Automobiles – FCA convocou as pessoas que irão ter e conviver com esse veículo para colaborar com ideias. Municiada de dados sobre os valores e os desejos da geração millennial, a equipe criou uma interpretação inovadora da quinta geração do transporte familiar – o conceito Chrysler Portal, criado por millennials para millennials.


“O conceito Chrysler Portal é apoiado por pesquisas significativas sobre os millennials. Eles definiram claramente o objetivo de ter um veículo que cresça com eles enquanto experimentam mudanças da vida”, diz Tim Kuniskis, chefe das marcas Dodge, SRT, Chrysler e Fiat para a América do Norte. “A FCA é líder em transporte familiar, por isso era essencial que explorássemos completamente a ideia do que um veículo poderia parecer para esta geração emergente”.

Nascidos entre 1982 e 2001, os millennials são naturalmente ligados à tecnologia e com muita consciência ambiental e de custo. Para equilibrar essas necessidades e ser parte integrante da vida deles, o Chrysler Portal é projetado para:

* maximizar o espaço interior com um grau impressionante de flexibilidade entre as configurações de assentos e carga;

* permitir aos usuários incluir e expandir suas comunidades de mídias sociais com integração wireless perfeita entre o veículo e dispositivos móveis como smartphones e tablets;

* tirar proveito dos avanços tecnológicos na motorização elétrica e o crescimento de uma rede de recarga rápida;

* entregar essas capacidades em uma forma poderosa e com alta tecnologia, usando a iluminação LED como elemento-chave de design, e não como um mero toque.


Millennials aos milhões

Há mais de 20 anos a FCA US vem estudando a geração millennial, também chamada de Y, que vem crescendo rapidamente no universo demográfico. Nos Estados Unidos, nos próximos dez anos, a maioria estará em um ponto em sua vida onde eles começarão ou terão começado uma família; 75% de todas as crianças terão um pai millennial e haverá 4 milhões de crianças a mais do que hoje.

Os quatro modos de transporte familiar foram definidos até agora como peruas, minivans, SUVs e crossovers. Os millennials vão buscar a sua própria versão de um veículo familiar. Com base na pesquisa interna, eles vão querer um veículo que é reflexo de sua personalidade, oferece valor e flexibilidade, integra tecnologia avançada e é socialmente responsável.

Os millennials estão procurando produtos práticos e funcionais que fornecem a capacidade e um sentido do estilo pessoal. Eles também precisam de acessibilidade e procuram ter veículos por um longo prazo. Como resultado, eles querem um veículo que pode ser atualizado na medida em que suas vidas mudam, e eles esperam integração perfeita de tecnologia dentro e fora do veículo, incluindo para casa e outros dispositivos.

O Chrysler Portal explora a possibilidade do que um veículo de transporte da família poderia ser para a geração millennial enquanto seus estilos de vida mudam. A flexibilidade, adaptabilidade e os recursos de tecnologia também o tornam ideal para negócios e aplicações comerciais, tais como transporte de passageiros, compartilhamento de automóveis e serviços de entrega.


Projetado do interior, o Chrysler Portal cria o ‘terceiro espaço’

Projetado de dentro para fora, o interior do conceito Chrysler Portal oferece ao motorista e passageiros um "terceiro espaço" - uma atmosfera aberta e serena que proporciona um ambiente alternativo entre trabalho e casa. De desenho afilado, os bancos são individuais para todos os ocupantes e se dobram e deslizam para a frente e para trás em um sistema de trilhos para máxima flexibilidade – por toda a extensão do veículo, permitindo até a sua remoção.

A tecnologia de propulsão por bateria elétrica contribui para a amplitude da cabine com um compartimento minimizado do motor e um piso baixo e plano sobre a bateria, ideal para transportar pessoas e equipamentos voltados a um estilo de vida ativo.

A tecnologia está por toda parte com um painel de instrumentos de montagem simples e funções de uso altamente intuitivo. As telas podem ser posicionadas em todo o interior para o envolvimento total dos passageiros. Até oito estações de ancoragem, localizadas no painel de instrumentos e assentos, podem ser usadas para carregar e abrigar telefones celulares e tablets.

Design exterior baseado nas portas

O conceito Chrysler Portal tem uma nova perspectiva com design limpo, mas amplificado por linhas refinadas e postura forte. Apresentando o formato monovolume que envolve e “encolhe” a motorização de veículo elétrico a bateria (VEB), as linhas externas do Portal estão ancoradas pelas aberturas laterais iluminadas em forma de portal, com portas articuladas dianteiras e traseiras para fácil acesso de pessoas e carga.

A iluminação no conceito Chrysler Portal é uma experiência interativa, bem como uma ferramenta de comunicação. O veículo é equipado com luzes coloridas de LEDs na frente, portas laterais e traseira. Não só a luz pode ter cores diferentes, como ela pode ter efeitos e até ser animada, indicando, por exemplo, se o veículo está estacionado, travado ou em modo autônomo. O teto de policarbonato transparente expande visualmente o espaço interior do veículo e admite luz natural para todos os ocupantes.


Preparado para futuros desenvolvimentos

De propulsão inteiramente elétrica, o conceito Chrysler Portal é movido por um único motor elétrico que traciona as rodas dianteiras. Uma bateria de íon de lítio, com capacidade em torno de 100 kWh, é integrada ao assoalho do veículo, aumentando a rigidez estrutural e proporcionando baixo centro de gravidade, o que melhora a estabilidade e o conforto. Com carga total, a autonomia estimada do Chrysler Portal é superior a 400 km.

Em menos de 20 minutos, um sistema de recarga rápida por corrente contínua de 350 kW permite que a bateria fique com energia suficiente para percorrer 240 km. O símbolo alado da Chrysler na dianteira serve também como luz indicadora de carga.

O Chrysler Portal é capaz de rodar em modo semi-autônomo no nível 3 da SAE, no qual o motorista tem a opção de passar o controle para o veículo em determinadas situações de estrada. O veículo é equipado com uma variedade de tecnologias de sensores (LIDAR/radar/sonar/visão) que monitoram constantemente as condições fora e dentro do veículo. O Portal é concebido para ser atualizado até níveis mais altos de autonomia à medida que a tecnologia progredir.

A experiência de uso adaptável antecipa necessidades

Há mais de 20 tecnologias disponíveis projetadas para acoplar, informar e conectar o motorista e os passageiros. O conceito Chrysler Portal oferece uma experiência de uso adaptável e atualizável que antecipa as necessidades das pessoas e pode evoluir com mudanças de estilo de vida e avanços tecnológicos. Os sistemas de informação e entretenimento, sensores e software foram projetados para fornecer uma experiência de usuário perfeita, incluindo esses recursos-chave:

* Reconhecimento facial ou por biometria de voz, capazes de personalizar configurações individuais ou familiares, de modo a proporcionar uma experiência única com base em recursos preferenciais, como iluminação externa e interna, música favorita, configurações de áudio aprimoradas e destinos preferidos.

* Comunicação veículo-para-X (V2X), permitindo que o veículo e a infraestrutura "conversem" uns com os outros, como aviso de colisão em cruzamento, reconhecimento de sinal de trânsito e aproximação de veículo de emergência.

* Zonas pessoais de áudio, que mantêm o motorista consciente dos arredores, fornecendo alertas no caso da aproximação de veículos de emergência.
Integração total ao veículo de dispositivos pessoais, como smartphones, tablets, câmeras e smartwatches.

* Compartilhamento da comunidade do veículo permite que os ocupantes compartilhem música, imagens, vídeos e muito mais.

Contribuições de parceiros fornecedores

A FCA US convidou parceiros fornecedores a compartilharem suas inovações e experiência para ajudar a lançar tecnologias que aprimoraram a experiência do usuário e os recursos de personalização do Chrysler Portal. Trabalhando em estreita colaboração com a FCA US desde o início, Adient, Magneti Marelli, Panasonic Automotive e Samsung Electronics trouxeram novas ideias que fortaleceram o apelo do Portal para os millennials.

Suas contribuições incluem:

Adient – Bancos e seus sistema de montagem

Magneti Marelli – Iluminação direta e sistemas de iluminação surround por LEDs

Panasonic Automotive – Plataforma de informação/entretenimento Cognitiva Panasonic, conectividade sem fio e sistemas de áudio

Samsung Electronics – câmeras Gear 360 e telas de matriz de diodo orgânico emissor de luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!