sábado, 28 de janeiro de 2017

Alpha Serviços: Confira as condições do seu veículo antes de viajar




Detran.SP orienta sobre os itens de segurança dos veículos 

Seja para viagens curtas ou longas na estrada, o motorista deve sempre fazer a revisão mecânica no veículo, checar se os documentos de habilitação e do veículo estão em dia, além de dirigir com prudência, respeitando as leis de trânsito. Essas são as principais recomendações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) para que a viagem de férias seja tranquila e segura.

Também é muito importante se atentar às condições dos equipamentos obrigatórios, muitos essenciais para preservar a vidas dos ocupantes do veículo. Abaixo estão relacionados alguns dos principais equipamentos:

Cinto de segurança

Deve ser utilizado por todos, motorista e passageiros. Automóveis fabricados a partir de 1999 também precisam ter o acessório com três pontas para os passageiros do banco traseiro. Nos veículos mais antigos, é permitido o uso do cinto abdominal.

Importante lembrar que, depois de uma colisão, o cinto de segurança fica com seu funcionamento comprometido. Quando isso acontecer, não esqueça de fazer a troca do equipamento.

Pneus e estepe

Devem estar em boas condições de uso (nem lisos ou “carecas”) e com a calibragem adequada de acordo com as especificações do fabricante. Atenção também ao pneu de reserva, que deve ser calibrado pelo menos a cada 30 dias, quando não utilizado.

Triângulo de sinalização, macaco e chave de roda

É preciso dispor desses três itens compatíveis com o peso e a carga do veículo. Em casos de pneu furado, a distância mínima para sinalizar a via com o triângulo é de 30 metros a partir do veículo.

Espelhos retrovisores

Tão importante quanto ser visto é ver. Por este motivo, ajuste sempre os seus retrovisores, inclusive o de dentro, antes de pegar a estrada e fique atento às áreas de não visibilidade do motorista – o famoso ponto-cego. Uma dica é sempre olhar mais de uma vez em cada espelho antes de fazer uma manobra ou ultrapassagem. O melhor ajuste é aquele que cobre a maior área ao redor do veículo na melhor posição para você. E nada de andar com o espelho do retrovisor danificado ou sujo. 

Limpador de para-brisa

Durante o verão é muito comum ser surpreendido por uma tempestade momentânea. Por isso é sempre bom verificar as condições do seu para-brisa antes de sair de casa. As palhetas são parte dos itens de segurança e fazem a diferença na hora da chuva. Palhetas ressecadas ou danificadas acabam não limpando corretamente o vidro, podendo até piorar a visibilidade. Então, fique de olho e troque o item sempre que necessário.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sem qualquer um dos equipamentos obrigatórios, com eles ineficientes, inoperantes ou fora das especificações estabelecidas pelo Contran, ou ainda com acessórios proibidos, é infração grave, com multa de R$ 195,23, retenção do veículo para regularização e cinco pontos na habilitação do proprietário do veículo.

A relação de todos os equipamentos obrigatórios pode ser consultada na resolução 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito, que pode ser acessada nesta página http://www.denatran.gov.br/index.php/resolucoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!