sábado, 7 de janeiro de 2017

Coluna "Mecânica Online": Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter (parte 1)




Tarcisio Dias*

Todos os anos surge a música que nos faz lembrar dos momentos que passamos, recordamos agora e vamos sonhar no futuro que se aproxima. É mais um ano que vai ficando na lembrança e deixando suas marcas na história. E não é diferente quando o assunto é automóvel, quais as marcas que ficamos e quais os sonhos que vamos ter em 2017?

Acompanhamos de perto os principais momentos de um ano difícil para o mercado como um todo, com fortes quedas nas vendas de caminhões e também de automóveis, mas a indústria sempre manteve seu otimismo para conquistar novos e mais consumidores, onde o Salão do Automóvel foi o grande momento de confirmar essa vontade.

A Mercedes-Benz do Brasil que no início do ano apresentou seus novos SUVs GLC e GLE Coupé, mostrou suas esperanças no Brasil ao completar 60 anos de presença em nosso mercado com a inauguração de uma fábrica em Iracemapólis, SP. A Sprinter também ganhou atualização, mas uma evolução completa ficou por conta do novíssimo Classe E.

O modelo marca a apresentação mundial de diversas inovações técnicas. Elas proporcionam uma condução confortável e segura, com uma nova dimensão na assistência ao condutor. Sistemas de informação, entretenimento e controle integram o conceito Intelligent Drive e oferecem uma experiência de condução semiautônoma, que já poderiam fazer parte dos sonhos que vamos ter, transformando o futuro em realidade.

Da mesma forma são exemplares a carroceria de baixo peso e os números recordes na aerodinâmica, que estabelecem os padrões de eficiência. A soma dessas inovações torna o Classe E o sedã mais inteligente do segmento.

A Honda apresentou no Brasil o Novo Civic Geração 10. A maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho.

Mais uma vez observamos que o futuro já se mistura com o presente. Ao desenvolver o novo Civic, os designers e engenheiros da Honda tinham como objetivo entregar um sedã mais esportivo e premium, que resgatasse as proporções mais agressivas e o porte mais atlético das gerações anteriores, com um claro avanço do design para o futuro. Eles conseguiram. O modelo é destaque por onde passa.

E nossas ruas realmente ficaram mais futuristas! Logo no início do ano a picape Fiat Toro chega esbanjando não apenas em design, mas em tecnologias, itens de série e acabamento. O sucesso toma as ruas brasileiras e “rouba” clientes de outros segmentos.

O Mobi também é uma das marcas de 2016. O subcompacto bem que tentou ser revelação, pegando carona na picape, mas não foi bem de crítica. Inicialmente com motorização quatro cilindros, apenas em novembro passa a ser oferecido com uma motorização renovada e muito mais eficiente, com três cilindros e inovações.

O Uno 2017 foi escolhido para estrear a nova família global de motores FIREFLY da FCA, com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros. Pequenos mas poderosos, eles oferecem o maior torque de seus respectivos segmentos aliado a baixo consumo de combustível, além de reduzido nível de emissões.

Continuando falando sobre a FCA, a pernambucana Jeep revela um novo modelo global que faz estreia em primeira mão no mercado brasileiro. Veículo nacional mais tecnológico, o Jeep Compass traz itens de segurança como controle de velocidade adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática.

Os motores 2.0 Tigershark (flex) e 2.0 Multijet II (único diesel no segmento) trazem força e eficiência, aliados a câmbio automático de 6 ou 9 marchas, que podem combinar com a capacidade off-road sem igual no segmento com o avançado sistema de tração 4x4 Jeep Active Drive Low. A boa relação entre custo e benefícios já resultam em filas de espera para o modelo.

A Volkswagen manteve sua trajetória de renovação e principalmente conectividade. Novo Gol e Novo Voyage passam a ser equipados com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro; o motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível, com melhora na eficiência energética de até 11%.

A nova Saveiro é a primeira de sua categoria com controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), freios ABS com função off-road e controle de partida em rampa (hill hold) que proporciona mais prazer ao dirigir; freio a disco nas quatro rodas é uma exclusividade no segmento e garante muito mais precisão e segurança na frenagem.

Mas a revolução realmente acontece com o lançamento do Golf Comfortline com motor TSI Total Flex de 125 cv (92 kW) e torque de 200 Nm (20,4 kgfm), combinando com o câmbio de 6 marchas. Modelo é equipado com Controle de Estabilidade (ESC) e traz recursos como o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão e 7 airbags. Mais da metade do portfólio da Volkswagen no Brasil conta com a tecnologia TSI.

O segmento de sedãs realmente foi animado em 2016. A Chevrolet lançou a segunda geração do Cruze. Maior, mais leve e completo, conta com a opção do inédito motor turbo Flex com injeção direta e Stop/Start, que une a potência específica de modelos esportivos e o baixo consumo de combustível de compactos populares.

Modelo traz sistemas semi-autônomos de auxílio à condução em manobras de estacionamento e em casos de saída involuntária de faixa; lista de itens de segurança agora inclui alerta de colisão e de ponto cego.

Atual líder na venda de automóveis no Brasil, a Chevrolet manteve seu ritmo constante de atualização de produtos - considerando design e tecnologia. Em aproximadamente seis meses, foram meia dúzia de lançamentos: Novo Cabalt, Nova S10, Novo Trailblazer, Novo Cruze, Novo Onix e Novo Prisma. Não é fácil “mexer” em time que está ganhando, mas a marca foi feliz em suas alterações.

Design do Onix foi atualizado seguindo a atual linguagem global da marca, com mudanças significativas na dianteira, traseira e no interior do carro. Entre as novidades o modelo ganhou direção elétrica, OnStar, MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento, faróis com LED, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

A nova geração de motores, transmissão de seis marchas, pneus verdes e novos conjuntos de suspensão e de freios compõem o sistema ECO e resultaram na economia no consumo de combustível próximo de 18%, segundo dados da própria Chevrolet.

A Ford lançou no Brasil a Nova Ranger, introduzindo a linha também vendida na Europa, Ásia e outros mercados. O modelo é a primeira do segmento a vir com cinco anos de garantia. Além de design imponente, com nova grade e faróis, a Ranger ganhou um interior mais requintado e tecnologias inéditas de assistência ao motorista, como piloto automático adaptativo e alerta de colisão.

Mecânica passou por avanços nos motores 2.2 e 3.2 Diesel e 2.5 Flex, direção elétrica e controle eletrônico de estabilidade de série.

Mas talvez uma das grandes e boas novidades no mercado, principalmente para quem procura uma interessante relação entre investimento e tecnologias no mercado automotiva, combinando o futuro com o presente foi o lançamento do Fusion 2017, um carro com inteligência, performance e design marcados pela esportividade e acabamento interno de muita elegância. No Brasil o modelo é oferecido nas versões turbo EcoBoost de 248 cv e com motor flexível.

O novo Fusion é o primeiro da categoria a oferecer assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres, sistema operado por radar e sensores que ajuda a evitar atropelamentos e colisões. Tem ainda piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistência de frenagem autônoma e estacionamento automático de segunda geração. Outro avanço é novo sistema de conectividade SYNC 3 com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto.

As novidades incluem ainda a grade dianteira redesenhada com sistema de fechamento ativo, sistema similar ao usado nos carros de corrida para melhorar a refrigeração do motor e a aerodinâmica, faróis Full LED, lanternas traseiras amplas e rodas de 18 polegadas.

Também referência em carros automáticos, o Fusion traz o seletor E-shifter no lugar da tradicional alavanca de câmbio.

O ano já vai terminando, então vamos dividir o texto para manter a qualidade e começar 2017 falando do passado, mas sem nunca perder as perspectivas de futuro e presentes melhores. Um ótimo ano novo para todos nós e voltamos a nos encontrar no próximo dia 10! “Marcas do que se foi / Sonhos que vamos ter / Como todo dia nasce / Novo em cada amanhecer.

* Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!