Doe Teleton

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Coluna "Mecânica Online": Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter (parte 2)




Tarcisio Dias

Iniciando o ano novo com a mesma temática do final de 2016, revendo as marcas e planejando os sonhos para o novo momento que se inicia. E sonhos e marcas combinam perfeitamente com os jogos olímpicos. A Nissan foi além do dever de casa e lançou a força da sua marca para se tornar sonho dos brasileiros.

Carro oficial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Nissan Kicks chegou nas concessionárias no mês de agosto com avançadas soluções de construção, como aço de alta resistência e maior rigidez da carroceria, para equilibrar com inteligência a performance e o consumo de combustível sem deixar de lado o conforto. O Brasil foi o primeiro país a comercializar o novo modelo, que, em sequência, será introduzido em vários países da América Latina e, futuramente, em mais de 80 países pelo mundo.

Uma outra novidade da marca ficou por conta do da transmissão XTRONIC CVT® para o Nissan March e o Nissan Versa, modelos que são produzidos em seu Complexo Industrial de Resende (RJ). Trata-se de uma transmissão reconhecida mundialmente e difundida em modelos da marca de segmentos superiores como Sentra e Altima e em crossovers vendidos em diversos mercados pelo mundo como Qashqai, Juke e Murano. 

Completando a renovação, o Nissan Sentra 2017 foi o primeiro e entre os sedãs a ganhar design renovado, mais equipamentos de série e tecnologias de segurança inovadoras para o segmento.

Itupeva, em São Paulo, foi a cidade escolhida pela Toyota para apresentar as novidades da Nova SW4. Com identidade própria, produzida na planta de Zárate, Argentina, ganhou design externo e interno reestilizados, mais conforto, equipamentos, motor e transmissão inéditos, além de completo sistema de segurança. A capacidade off-road, uma de suas marcas registradas, também foi aprimorada.

Depois de sua primeira aparição no Brasil, durante o Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, no final de 2014 e ter rodado cerca de 1 milhão de km em território brasileiro para os devidos testes de durabilidade, o JAC T5 está pronto para começar a ser vendido no mercado brasileiro. Comercializado em versão única de motorização (1.5 16V VVT JetFlex), ele estreia com câmbio manual de 6 marchas – a JAC apresentará a versão automática (caixa CVT) em agosto.

A Peugeot aproveitou o ano passado para o lançamento do Novo 208, um modelo muito justo em sua arquitetura interna e na oferta de equipamentos de série mais completa do segmento. Na linha 2017, o modelo fez a estreia do novíssimo Puretech 1.2 litro de três cilindros, que substituiu o atual 1.5 litro com inúmeras vantagens:

Arquitetura de 3 cilindros permite dimensões compactas e peso reduzido;

Redução de perdas mecânicas por atrito:

· Uso de materiais de baixa fricção nos pistões (DLC) e de tecnologias adaptadas, como bomba de óleo controlada ou correia de distribuição banhada em óleo;

· Dimensionamento otimizado de cada componente.

Tecnologia de combustão adaptada (otimização das propriedades aerodinâmicas da câmara, ajuste variável da admissão e escape, cabeça do cilindro com 4 válvulas por cilindro);

Injeção de combustível com aquecimento no bico injetor, dispensando a utilização do tanque auxiliar de partida a frio;

Sistema GSI, que indica ao condutor o melhor momento da mudança de marchas, visando a condição mais econômica de quanto ao consumo de combustível. Uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos mostrará o melhor momento de o condutor mudar para a marcha superior ou inferior.

O novo motor produz 90 cavalos de potência máxima a 5.750 rpm, utilizando etanol (127 N.m de torque a 2.750 rpm). Na gasolina são 84 cavalos de potência máxima e 120 N.m de torque, nas mesmas rotações. Sempre associado a um câmbio manual de cinco velocidades, o propulsor equipa as versões iniciais do veículo.

A Citroën também lançou a mesma motorização no C3 1.2 PureTech. A mesma eficiência e desempenho.

E quando o assunto é motorização 1.0 litro e três cilindros, 2016 marcou a estreia da Renault no Brasil lançar os novos motores 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) para a linha Sandero e Logan que traz inovações como duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, completamente em alumínio, sendo 20 kg mais leve que o seu antecessor, permitindo que Sandero e Logan rodem até 19% mais econômicos

Entre algumas marcas que 2016 deixa, tivemos a estreia da nova geração do Audi A4 ao Brasil, que traz o novo motor 2.0 TFSI ultra com sistema de combustão aliado à dupla injeção de combustível, estrutura e carroceria totalmente renovadas que oferecem maior resistência e rigidez com menor peso e transmissão S tronic de sete velocidades.

Mais animação para o Hyundai HB20 que recebeu a motorização 1.0 turbo, produzindo 105 cv de potência e torque de 15,0 kgf.m a 1.550 rpm, disponível tanto para hatch como sedã, propulsor faz do HB20S o primeiro sedã compacto turboalimentado do Brasil. Para garantir melhor desempenho e economia de combustível, câmbio manual passa de cinco para seis velocidades nas versões com turbo.

Fechando nossa retrospectiva com ares de futuro, não poderíamos deixar de falar da renovação na família do Toyota Etios, que em sua linha 2017 chegam para agradar em cheio o consumidor mais exigente e foi além, pois o pacote de novidades agrega a família de motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, transmissão manual de seis velocidades, painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen –, único no segmento de carros compactos, mais equipamentos de série em todas as versões, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e padronagem inédita no acabamento interno.

Agora é esperarmos as boas novidades em 2017. Parece até início de transmissão de jogo ou mesmo corrida de Fórmula 1, quando apesar da realidade difícil, ou seja, times com dificuldades em campo, sempre existe a esperança de sonhos melhores. Um ótimo e proveitoso ano novo para todos nós. Que sejamos felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana