Doe Teleton

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Alpha Serviços: O que fazer para economizar combustível?




A maneira de dirigir influência diretamente no consumo 

Não existe milagre. Através da conciliação de algumas práticas é possível economizar combustível. Dirigir de maneira correta é a primeira atitude que deve ser tomada. Estar com a manutenção em dia e escolher com cautela o combustível na hora de abastecer são ações que, se conciliadas com a forma de dirigir, fazem o motorista poupar dinheiro nas próximas paradas em um posto. 

Se o veículo tiver câmbio manual é essencial que o motorista saiba identificar o momento certo da troca de marcha. O ideal é evitar a marcha de velocidade em subidas e aumentá-la antes do motor gritar de esforço. “O motor se manifesta de uma forma única, facilitando a identificação da troca de marcha. Se a pessoa transita com a marcha incorreta, com certeza o aumento do consumo de combustível não será o único problema, pois o motor será forçado e poderá ser danificado ao longo do tempo”, afirma o presidente da ANFRAVIST (Associação Nacional dos Franqueadores de Vistorias) e especialista em vistoria veicular Beto Reis, da Rede Super Visão Vistorias Automotivas.

Motorista que troca a marcha em alta rotação num veículo manual tende a gastar mais dinheiro. As próprias montadoras indicam a troca em baixa rotação. O mesmo acontece em veículos automatizados ou semi-automáticos, ainda que a embreagem seja controlada por um sistema eletrônico, o consumo se equipara à um câmbio manual. No automático a rotação é maior, por isso tende a consumir mais.

É preciso que os pneus estejam sempre calibrados. O consumo pode subir em até 20% se estiverem baixos. Além disso, é imprescindível que a capacidade do tanque seja respeitada. O sistema do veículo pode ficar comprometido se em caso de excesso de combustível. A gasolina aditivada ajuda a limpar as bombas. Alternar os tipos de gasolina ajuda no bom funcionamento do carro, ou seja, a cada dois tanques com gasolina comum, abasteça com a aditivada. 

Além dos combustíveis comuns – gasolina e álcool - , outra opção que pode trazer bons rendimentos ao bolso do consumidor e também ajuda no combate à poluição é o Etanol. Ele rende em média 70% do que a rende a gasolina, ou seja, se um veículo flex percorre 10 quilômetros por litro, com etanol vai andar 7. O interessante é utilizar o etanol quando o preço dele for 30% mais barato que a gasolina. Se o rendimento for igual, a vantagem do biocombustível é a melhor potência e octanagem (mais resistente à auto-detonação).

O Gás Natural também ajuda a combater a poluição e é mais barato que outros combustíveis. Dependendo da região a utilização do GNV pode chegar em até 65% por quilômetros rodado em relação à gasolina.

Em grande parte dos postos tem o Biodiesel (biocombustível), que é alguns centavos mais caros que o diesel comum, entretanto, a tendência é a queda do preço com aplicações mais tecnologicamente avançadas.

A utilização de biocombustíveis ajuda na redução de poluentes no ar. É importante que todos os motoristas tenham consciência dos benefícios que proporciona não só na economia, mas para a sociedade em geral” explica Reis.

Outra dica é fugir do trânsito. Beto diz que a ação de arrancar e parar o carro muitas vezes influencia no aumento de consumo de combustível. A tecnologia ajuda os motoristas nesse quesito, uma vez que há diversos aplicativos de celular que auxiliam nos caminhos menos engarrafados.

Um fator importante é o peso. Manter o veículo limpo do barro e livre de bagagem desnecessária ajuda na redução do gasto de combustível. Outros fatores como velas gastas, filtro de ar entupido e andar em ponto morto também influenciam na economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana